Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2053
Title: Rótulos de produtos alimentícios como elementos informativos: um estudo da percepção dos consumidores.
Other Titles: Food labels as informative elements: A study of consumer perceptions.
???metadata.dc.creator???: ANJOS, Maycon Gustavo Costa dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FURTADO, Maria Elizabeth Sucupira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: WANDERLEY, Ingrid Moura.
Keywords: Rótulo Alimentício;Percepção do Consumidor;Abordagem Multimétodos;Food Label;Consumer Perception;Multi-Method Approach
Issue Date: 27-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANJOS, M. G. C. dos. Rótulos de produtos alimentícios como elementos informativos: um estudo da percepção dos consumidores. 2018. 186 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A principal função dos rótulos de embalagens é informar as características dos produtos por meio de suas linguagens verbal e não verbal. O propósito é atrair e auxiliar os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis, fornecendo-lhes informações sobre o conteúdo de nutrientes, que devem ser incluídos de acordo com os requisitos legislativos e regulamentares vigentes. O objetivo desta investigação foi avaliar, de forma sintática e semântica, a compreensão e a percepção dos elementos informativos, contidos em rótulos de produtos alimentícios, por consumidores da Cidade de Campina Grande – PB. A metodologia adotada fundamentou-se na abordagem multimétodos proposta originalmente por Queiroz (2001) para aplicações desktop, tendo sido também considerada a adaptação recentemente feita por Costa (2017) para jogos digitais, a qual integra quatro enfoques de avaliação, a saber: (i) inspeção de conformidade; (ii) mensuração do desempenho; (iii) satisfação do usuário; e (iv) análise semântica. A validação da adaptação feita para o contexto de rótulos de produtos ocorreu a partir de um estudo de caso envolvendo três (03) marcas de bebidas lácteas fermentadas. O universo amostral totalizou 99 consumidores representativos das marcas consideradas. Foram administrados questionários e entrevistas, contendo questões de caráter objetivo e subjetivo, antes e após a condução de testes de usabilidade focalizados vos rótulos e realizados em ambiente controlado, visando-se, reunir as contribuições das hipóteses de interesse consideradas nesta pesquisa. Os resultados confirmaram a complementaridade e a robustez dos enfoques de avaliação adotados no presente estudo, no tocante à percepção dos elementos informativos contidos nos rótulos dos produtos considerados no estudo de caso. Ressalta-se, adicionalmente, a importância de um olhar mais atento e investigativo da indústria, do pesquisador e do designer quanto ao desenvolvimento e à concepção de rótulos, enquanto instrumentos de comunicação e informação direta entre consumidor e produto.
Keywords: Rótulo Alimentício
Percepção do Consumidor
Abordagem Multimétodos
Food Label
Consumer Perception
Multi-Method Approach
???metadata.dc.subject.cnpq???: Comunicação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2053
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYCON GUSTAVO COSTA DOS ANJOS - DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2018.pdf7.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.