Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20541
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, J. M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8144273220724899pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Ramilton Marinho.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, R. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962940713009254pt_BR
dc.contributor.referee1JUSTINO FILHO, José.-
dc.contributor.referee1IDJUSTINO FILHO, J.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425252130057715pt_BR
dc.contributor.referee2CONCEIÇÃO, Marta Maria da.-
dc.contributor.referee2IDCONCEIÇÃO, M. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3141068978315035pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho busca o diálogo entre Educação, Trabalho e Economia Solidária, analisando as possibilidades para oferta da Educação de Jovens e Adultos, de modo a atender às características, condições e interesses das camadas populares. Para tanto, percorremos e analisamos as demandas de aprendizagem do educandos do Projeto Aprender Pra Valer educação de Jovens e Adultos. Buscamos compreender os sentidos da escolaridade para jovens, adultos e idosos desses atendidos neste programa e compará-los às suas percepções e condições de trabalho. Verificamos que, a partir da vivência dos atores envolvidos, da reflexão sobre as formas como enxergam sua realidade e das possibilidades de intervenção em seus contextos, é possível a realização de uma educação pautada no projeto de emancipação dos jovens e adultos e de reconfiguração das relações sociais existentes, aliando a Educação Popular aos ideais da ECOSOL. Analisa a metodologia e aplicação dos princípios da economia solidária e como estas são recebidas e vivenciadas pelos alunos do Projeto Aprender Pra Valer, realizado pelo CES - UFCG e a Prefeitura Municipal de Picuí tendo como público-alvo os beneficiários do Programa Social Bolsa Família.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleA experiência da Alfabetização de Jovens e Adultos no Projeto Aprender pra Valer no município de Picuí: um diálogo entre os princípios da ECOSOL e a prática da educação popular.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThis work seeks the dialogue between Education, Work and Economy Solidarity, analyzing the possibilities for offering Youth Education and Adults, in order to meet the characteristics, conditions and interests of the layers popular. To do so, we went through and analyzed the learning demands of the Learners of the “Aprender Pra Valer” Project for Youth and Adult Education. we search understand the meanings of schooling for young people, adults and the elderly of these attended in this program and compare them to their perceptions and conditions of work. We found that, based on the experience of the actors involved, the reflection about the ways they see their reality and the possibilities of intervention in their contexts, it is possible to carry out an education based on the project of emancipation of young people and adults and reconfiguration of social relations existing, combining Popular Education with the ideals of ECOSOL. Analyze the methodology and application of the principles of solidarity economy and how they are received and experienced by the students of the Aprender Pra Valer Project, carried out by the CES-UFCG and the Municipality of Picuí having as target audience the beneficiaries of the Bolsa Família Social Program.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20541-
dc.date.accessioned2021-08-12T15:33:58Z-
dc.date.available2021-08-12-
dc.date.available2021-08-12T15:33:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectEconomia solidariapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectSolidarity economypt_BR
dc.subjectJobpt_BR
dc.subjectEducación popularpt_BR
dc.subjectEducación de jóvenes y adultospt_BR
dc.subjectTrabajopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Josefa Márcia da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe experience of Literacy for Youth and Adults in the Aprender pra Valer Project in the municipality of Picuí: a dialogue between the principles of ECOSOL and the practice of popular education.pt_BR
dc.title.alternativeLa experiencia de alfabetización de jóvenes y adultos en el proyecto Learn Pra Valer en el municipio de Picuí: un diálogo entre los principios de ECOSOL y la práctica de la educación popular.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Josefa Márcia da Silva. A experiência da Alfabetização de Jovens e Adultos no Projeto Aprender pra Valer no município de Picuí: um diálogo entre os princípios da ECOSOL e a prática da educação popular. 2013. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo busca el diálogo entre Educación, Trabajo y Economía Solidaridad, analizando las posibilidades de ofrecer Educación Juvenil y Adultos, con el fin de cumplir con las características, condiciones e intereses de las ponedoras popular. Para ello, revisamos y analizamos las demandas de aprendizaje de los Alumnos del Proyecto “Aprender Pra Valer” para la Educación de Jóvenes y Adultos. nosotros buscamos comprender los significados de la escolarización para los jóvenes, adultos y ancianos de estos asistieron en este programa y compararlos con sus percepciones y condiciones de trabajo. Descubrimos que, a partir de la experiencia de los actores involucrados, la reflexión sobre las formas en que ven su realidad y las posibilidades de intervención en sus contextos, es posible realizar una educación basada en el proyecto de emancipación de jóvenes y adultos y reconfiguración de las relaciones sociales existente, conjugando la Educación Popular con los ideales de ECOSOL. Analizar el metodología y aplicación de los principios de la economía solidaria y cómo se recibido y experimentado por los alumnos del Proyecto Aprender Pra Valer, realizado por el CES-UFCG y el Municipio de Picuí teniendo como público objetivo el beneficiarios del Programa Social Bolsa Família.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA MÁRCIA DA SILVA LIMA - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2013.pdfJosefa Márcia da Silva Lima - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 20137.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.