Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20556
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSARAIVA, N. M. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1CONCEIÇÃO, Marta Maria da.-
dc.contributor.advisor1IDCONCEIÇÃO, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3141068978315035pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Denise Domingos da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, D. D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7952952676209702pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, CLÁUDIA P.F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1061754959515693pt_BR
dc.description.resumoAs práticas pedagógicas impróprias à realidade dos alunos da EJA e metodologias inadequadas para este público contribuem para o aumento da evasão e do fracasso escolar. Assim objetiva-se neste trabalho analisar as concepções de professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Julieta Lima e Costa do município de Cuité-PB sobre Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária. A investigação se desenvolveu através de entrevistas e questionários respondidos pelos alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos da referida Escola, que fica localizada no Bairro das Graças, no município de Cuité- PB. Verificou-se a ausência de praticas pedagógicas na EJA relacionadas à geração de renda, além da falta de informação dos professores e reflexão teórica sobre a utilização de práticas que preparem os alunos para geração de renda na perspectiva de Economia solidária. Nesse sentido, isto conduz a repensar o fazer pedagógico. O discurso docente, ou melhor, aquilo que o professor vem fazendo nas salas de aulas de EJA, tem problemas crônicos, um deles é a formação acadêmica com deficiência teórica e metodológica. O professor deveria levar o aluno a uma nova perspectiva educacional, visto que o aluno já tem histórico de fracasso escolar e desistência de estudar por várias razões. A questão metodológica e teórica que se encaixe no ensino para adultos, deve ser construída a partir das leituras teóricas ou mesmo da construção das mesmas, por parte da comunidade escolar que vive esta realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento e Avaliação Educacionalpt_BR
dc.titleConcepções de professores e alunos da Escola Julieta Lima e Costa do Município de Cuité-PB sobre a educação de jovens e adultos e economia solidária.pt_BR
dc.date.issued2013-09-26-
dc.description.abstractPedagogical practices inappropriate to the reality of EJA students and methodologies inadequate for this audience contribute to the increase in dropout and school failure. Thus, the objective of this work is to analyze the conceptions of teachers and students at the School Municipal Elementary School Julieta Lima e Costa of the municipality of Cuité-PB about Youth and Adult Education and Solidarity Economy. The investigation was developed through interviews and questionnaires answered by students and teachers of Youth Education and Adults from the aforementioned School, which is located in Bairro das Graças, in the municipality of CuitéPB. There was an absence of pedagogical practices in EJA related to income generation, in addition to the lack of information from teachers and theoretical reflection on the use of practices that prepare students to generate income from the perspective of Solidarity Economy. In that meaning, this leads to rethinking the pedagogical practice. The teaching discourse, or rather, what the teacher has been doing it in the EJA classrooms, he has chronic problems, one of them is the academic background with theoretical and methodological deficiencies. The teacher should take the student to a new educational perspective, as the student already has a history of failure school and giving up studying for various reasons. The methodological and theoretical issue that fit into adult education, it should be built from theoretical readings or even from construction of the same, by the school community that lives this reality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20556-
dc.date.accessioned2021-08-13T11:41:04Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-08-13T11:41:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação trabalhopt_BR
dc.subjectEducation workpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectTrabajo educativopt_BR
dc.subjectPrácticas pedagógicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSARAIVA, Nikanora Marinho Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConceptions of teachers and students at Escola Julieta Lima e Costa in the municipality of Cuité-PB on youth and adult education and solidarity economy.pt_BR
dc.title.alternativeConcepciones de profesores y alumnos de la Escola Julieta Lima e Costa del municipio de Cuité-PB sobre educación de jóvenes y adultos y economía solidaria.pt_BR
dc.identifier.citationSARAIVA, Nikanora Marinho Nascimento. Concepções de professores e alunos da Escola Julieta Lima e Costa do Município de Cuité-PB sobre a educação de jovens e adultos e economia solidária. 2013. 32 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenPrácticas pedagógicas inadecuadas a la realidad de los alumnos y metodologías de EJA inadecuados para esta audiencia contribuyen al aumento de la deserción y el fracaso escolar. Así, el objetivo de este trabajo es analizar las concepciones de docentes y alumnos de la Escuela. Escuela Primaria Municipal Julieta Lima e Costa del municipio de Cuité-PB acerca de Educación de Jóvenes y Adultos y Economía Solidaria. La investigación se desarrolló a través de entrevistas y cuestionarios respondidos por estudiantes y profesores de Educación Juvenil y Adultos de la mencionada Escuela, que se encuentra en Bairro das Graças, en el municipio de Cuité- PB. Hubo una ausencia de prácticas pedagógicas en EJA relacionadas con la generación de ingresos, además de la falta de información de los profesores y la reflexión teórica sobre el uso de las prácticas que preparan a los estudiantes para generar ingresos desde la perspectiva de la Economía Solidaria. En eso es decir, esto lleva a repensar la práctica pedagógica. El discurso docente, o mejor dicho, lo el docente lo ha estado haciendo en las aulas de EJA, tiene problemas crónicos, uno de ellos es el formación académica con deficiencias teóricas y metodológicas. El maestro debe tomar el estudiante a una nueva perspectiva educativa, ya que el estudiante ya tiene un historial de fracaso escuela y dejar de estudiar por diversas razones. La cuestión metodológica y teórica que encajar en la educación de adultos, debe construirse a partir de lecturas teóricas o incluso de construcción del mismo, por parte de la comunidad escolar que vive esta realidad.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NIKANORA MARINHO NASCIMENTO SARAIVA - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2013.pdfNikanora Marinho Nascimento Saraiva - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 20138.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.