Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARRETO, R. C. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8476108722826092pt_BR
dc.contributor.advisor1CONCEIÇÃO, Marta Maria da.-
dc.contributor.advisor1IDCONCEIÇÃO, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3141068978315035pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Denise Domingos da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, D. D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7952952676209702pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi difundir reflexões de como as cooperativas de mineração dos municípios do Estado da Paraíba podem contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Economia solidária. As cooperativas de mineração dos municípios do estado da Paraíba citadas nesse trabalho são: Cooperativa (Várzea - PB), Cooper junco (Junco do Seridó - PB), Coogarirmpo (Nova Palmeira - PB), Coomipel (Pedra Lavrada- PB) e Cooper mineral (Frei Martinho- PB), e Coopicuí ( Picui- PB). Existe também a cooperativa dos mineradores do município (pio de Assunção - PB, porém esta entidade não entrou no estudo devido a sua recente fundação. Primeiramente foi feita urna análise das mudanças do ponto de vista social e econômico que as cooperativas de mineração possibilitaram aos seus cooperados. Em seguida analisou-se o tipo de apoio ofertado pelos Estados a essas entidades, o poder/capacidade de mobilização das seis cooperativas de mineração e os entraves dessas entidades. Analisou-se também os procedimentos que podem ser adotados para implementação da EJA. As seis cooperativas de mineração dos municípios do Estado da Paraíba constituem-se como um campo fértil para a implementação da EJA por, dentre outros motivos, aglomerarem uma quantidade significativa de trabalhadores que em média possuem baixo ou nenhum nível de escolaridade, por obterem sucesso na articulação e na participação de grande número de trabalhadores e trabalhadoras em cursos de cunho técnico, por buscarem resolver problemas e conscientizar parcelas cada vez mais significativas que estavam a margem do mundo do trabalho formal, por possuírem sedes administrativas que acomodariam a realização de aulas, por possuírem como principio fundamental a valorização da Educação e da Informação, e principalmente pela necessidade que estas entidades possuem em resolver os entraves administrativos que a falta de leitura ocasionam em seus quadros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMineralogiapt_BR
dc.titleCooperativas de mineração dos municípios do Estado da Paraíba: um campo fértil para educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.date.issued2013-09-26-
dc.description.abstractThe objective of this work was to spread reflections on how mining cooperatives from municipalities in the State of Paraíba can contribute to the formulation of public policies aimed at the Education of Youth and Adults (EJA) and the Solidarity Economy. Cooperatives of mining in the municipalities of the state of Paraíba mentioned in this work are: Coopevárzea (Várzea -​​ PB), Cooperjunco (Junco do Seridó - PB), Coogarirnpo (Nova Palmeira - PB), Coomipel (Pedra Lavrada - PB) and Coopermineral (Frei Martinho - PB), and Coopicuí ( PicufPB). There is also the cooperative of miners in the municipality (Asunción - PB, however this entity did not enter the study due to its recent foundation. first it was done an analysis of the changes from the social and economic point of view that the cooperatives of mining made possible to its members. Then, the type of support was analyzed. offered by the States to these entities, the power/capacity to mobilize the six mining cooperatives and the barriers of these entities. We also analyzed the procedures that can be adopted to implement EJA. The six cooperatives of mining in the municipalities of the State of Paraíba constitute a fertile field for implementation of EJA for, among other reasons, agglomerate a significant amount of workers who, on average, have low or no level of education, because they obtain successful articulation and participation of a large number of male and female workers in technical courses, for seeking to solve problems and raise awareness of each installment. increasingly significant that were on the margins of the world of formal work, for having administrative headquarters that would accommodate the holding of classes, as they have as a principle fundamental to the valorization of Education and Information, and mainly due to the need hat these entities have in solving the administrative obstacles that the lack of reading they cause in their pictures.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20559-
dc.date.accessioned2021-08-13T15:22:36Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-08-13T15:22:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCooperativaspt_BR
dc.subjectMineraçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectParaíba - mineração - cooperativapt_BR
dc.subjectParaíba - garimpeirospt_BR
dc.subjectCooperativespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectParaíba - mining - cooperativept_BR
dc.subjectMiningpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectParaíba - minerspt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectParaíba - minería - cooperativapt_BR
dc.subjectMineríapt_BR
dc.subjectParaíba - minerospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARRETO, Renato Cristiano Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMining cooperatives in the municipalities of the State of Paraíba: a fertile field for youth and adult education.pt_BR
dc.title.alternativeCooperativas mineras en los municipios del Estado de Paraíba: un campo fértil para la educación de jóvenes y adultos.pt_BR
dc.identifier.citationBARRETO, Renato Cristiano Lima. Cooperativas de mineração dos municípios do estado da Paraíba: um campo fértil para educação de jovens e adultos. 2013. 86 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenEl objetivo de este trabajo fue difundir reflexiones sobre cómo las cooperativas mineras de los municipios del Estado de Paraíba pueden contribuir a la formulación de políticas públicas dirigido a la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) y la Economía Solidaria. Cooperativas de la minería en los municipios del estado de Paraíba mencionados en este trabajo son: Coopevárzea (Várzea - ​​PB), Cooperjunco (Junco do Seridó - PB), Coogarirnpo (Nova Palmeira - PB), Coomipel (Pedra Lavrada - PB) y Coopermineral (Frei Martinho - PB), y Coopicuí (Picuf- PB). También está la cooperativa de mineros del municipio (Asunción - PB, sin embargo esta entidad no ingresó al estudio debido a su reciente fundación. primero se hizo un análisis de los cambios desde el punto de vista social y económico que las cooperativas de la minería hizo posible a sus miembros. Luego, se analizó el tipo de apoyo. ofrecido por los Estados a estas entidades, el poder / capacidad de movilizar los seis cooperativas mineras y las barreras de estas entidades. También analizamos el procedimientos que se pueden adoptar para implementar EJA. Las seis cooperativas de La minería en los municipios del Estado de Paraíba constituyen un campo fértil para implementación de EJA por, entre otras razones, aglomerar una cantidad significativa de los trabajadores que, en promedio, tienen un nivel educativo bajo o nulo, porque obtienen articulación y participación exitosa de un gran número de trabajadores y trabajadoras en cursos técnicos, para buscar solucionar problemas y dar a conocer cada entrega. cada vez más significativos que se encontraban en los márgenes del mundo del trabajo formal, por tener sede administrativa que acogería la realización de clases, ya que tienen como principio fundamental para la valorización de la Educación y la Información, y principalmente por la necesidad que tienen estas entidades para resolver los obstáculos administrativos que la falta de lectura causan en sus fotos.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATO CRISTIANO LIMA BARRETO - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2013.pdfRenato Cristiano Lima Barreto - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 201316.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.