Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20562
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONDIM, E. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7176826562664310pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Issac Alexandre da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, I. A.pt_BR
dc.contributor.referee1VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2021.dissertacao.gondim-
dc.description.resumoA conjuntura brasileira, no período de pandemia da COVID 19, tem apresentado novos desafios para o conjunto da população, acirrando ainda mais as desigualdades sociais, econômicas, culturais, educacionais etc notadamente expressas nos elevados índices aferidos pelos órgãos competentes. No campo da educação, a tendência tem sido o aprofundamento da adequação da educação ao desenvolvimento socioeconômico, no formato enxuto, barato e flexível. Nesse sentido, o ensino remoto emerge como um dos principais elementos utilizados para o enfrentamento dos problemas oriundos desse contexto. Atentos a essa realidade, a presente dissertação buscou analisar os impactos provocados pelo ensino remoto nos processos de ensino e aprendizagem vivenciados na disciplina de Sociologia, ministrada nas escolas estaduais sediadas no município de Sertânia PE. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa por uma perspectiva históricocrítica, tendo por instrumento um roteiro de questões direcionado aos professores da disciplina dessas escolas, sendo possível, portanto apreender as convergências, divergências, contradições, limites e possibilidades, a partir de uma perspectiva de análise que considerou o objeto como parte constitutiva de uma totalidade histórica. Nesse sentido, é importante destacar que o objeto foi situado no contexto da luta de classes, onde projetos diferenciados de educação se conflitam, uma vez que os interesses são antagônicos, sendo, portanto, necessário compreender as mediações que permitisse entender a s questões relacionadas tanto ao campo da particularidade – a exemplo do que acontece na escola, na prática pedagógica cotidiana , quanto ao campo da universalidade – a exemplo do modo de produção capitalista, das reformas educacionais que vão se processa ndo em diversos países. Quanto aos fundamentos teóricometodológicos, recorreuse principalmente às obras de Saviani, Freire. Ficou evidenciado que a pandemia precarizou ainda mais os processos de ensino e aprendizagem nas escolas onde a pesquisa foi realizada, dadas as condições objetivas desfavoráveis, visivelmente expressas no decorrer do ensino remoto que foi empregado para que as escolas continuassem a cumprir com o seu papel social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEducação em tempo de pandemia: ensino remoto e os processos de ensino aprendizagem na disciplina de Sociologia ministrada nas escolas estaduais situadas no município de Sertânia - PE.pt_BR
dc.date.issued2021-06-26-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20562-
dc.date.accessioned2021-08-13T17:48:47Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-08-13T17:48:47Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologia – Ensino Médiopt_BR
dc.subjectEnsino remoto - pandemiapt_BR
dc.subjectProcessos de ensino e aprendizagem - pandemiapt_BR
dc.subjectEducação e emancipaçãopt_BR
dc.subjectTeaching of Sociology – High Schoolpt_BR
dc.subjectRemote learning - pandemicpt_BR
dc.subjectEducation in times of pandemicpt_BR
dc.subjectTeaching processes and learning - pandemicpt_BR
dc.subjectEducation and emancipationpt_BR
dc.subjectEducação em tempos de pandemiapt_BR
dc.subjectEducation in times of pandemiceng
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONDIM, Esequias Cardoso.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducation in a time of pandemic: remote teaching and teaching learning processes in the discipline of Sociology taught in state schools located in Sertânia - PE.pt_BR
dc.identifier.citationGONDIM, Esequias Cardoso. Educação em tempo de pandemia: ensino remoto e os processos de ensino aprendizagem na disciplina de Sociologia ministrada nas escolas estaduais situadas no município de Sertânia - PE. 2021. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20562pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESEQUIAS CARDOSO GONDIM - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2021.pdfEsequias Cardoso Gondim - Dissertação PROFISOCIO CDSA 2021.1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.