Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, G. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4035332969658249pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Anderson Alves de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA, A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0131233828901276pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Heydson Henrique Brito da.
dc.contributor.advisor-co1IDH.H.B. Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4585277872014594pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Jaene Guimarães.
dc.description.resumoHá muito tempo os céus e seus mistérios vêm despertando fascínio na humanidade. Temas como, buracos negros, big bang, ondas gravitacionais, viagem espaciais, chuva de meteoros, entre outros, enaltecem a curiosidade de grande parte dos/as estudantes da Educação Básica que frequentemente esbaram com esses assuntos em jornais, revistas ou até mesmo em filmes de ficção científica e consequentemente, acabam levando essas discussões, que são parte do corpo de conhecimentos da Cosmologia, Astronomia e Astrofísica para aulas de Física. No entanto, apesar do interesse demostrado pelos/as alunos/as, pesquisas tanto em nível local quanto em nível nacional nos levam a acreditar que questões dessa natureza são pouco discutidas pelos/as professores/as de física em sala de aula. Diante disso, em nosso trabalho apresentaremos as concepções de quatro professores de Física do Ensino Médio, que atuam em escolas estaduais pertencentes a 9ª Gerência localizada no Município de Cajazeiras – PB, sobre a viabilidade da abordagem de temas próprios da Cosmologia, Astronomia e Astrofísica em turmas do nível médio. Através de entrevistas semi estruturadas foi possível identificar que a falta de materiais didáticos, a dificuldade da construção de uma transposição didática, a falta de um ambiente adequado e de uma formação adequada e a grande quantidade de conteúdos no currículo de física são algumas das principais dificuldades que impedem a discussão destes conteúdos em sala de aula. Diante disto, acreditamos que conhecer as concepções dos professores, sobre essa questão, nos ajudará a entender alguns dos desafios que eles enfrentam cotidianamente em sua profissão, ao passo que contribuirá para construção de medidas que venham, de certa forma, ajudar na superação desses desafios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica.
dc.titleCosmologia, astronomia e astrofísica no ensino médio: uma investigação sobre a prática educativa dos professores de Física da região de Cajazeiras - PB.pt_BR
dc.date.issued2021-05-21
dc.description.abstractThe skies and their mysteries have long fascinated humanity. Themes such as black holes, big bangs, gravitational waves, space travel, meteor showers, among others, highlight the curiosity of a large part of Basic Education students who frequently come across these subjects in newspapers, magazines or even in films of science fiction and consequently, they end up taking these discussions, which are part of the body of knowledge from Cosmology, Astronomy and Astrophysics to Physics classes. However, despite the interest shown by students, research both at local and national level leads us to believe that issues of this nature are rarely discussed by physics teachers in the classroom. Therefore, in this work we will present the conceptions of four high school physics teachers, who work in state schools belonging to the 9th Management located in the Municipality of Cajazeiras - PB, about the feasibility of approaching themes specific to Cosmology, Astronomy and Astrophysics in middle level classes. Through semistructured interviews, it was possible to identify that the lack of didactic materials, the difficulty of building an didactic transposition, the lack of an adequate environment, the lack of adequate training and the large amount of content in the physics curriculum are some of the main difficulties that prevent the discussion of these contents in the classroom. In view of this, we believe that knowing the teachers' conceptions on this issue will help us to understand some of the challenges that they face daily in their profession, while contributing to the construction of measures that will, in a way, help to overcome these challenges.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20585
dc.date.accessioned2021-08-16T14:32:26Z
dc.date.available2021-08-16
dc.date.available2021-08-16T14:32:26Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectCosmologiapt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectAstrofísicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectPhysics - teachingpt_BR
dc.subjectCosmologypt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectAstrophysicspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, George Dias.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCosmology, astronomy and astrophysics in high school: an investigation into the educational practice of physics teachers in the region of Cajazeiras - PB.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, George Dias. Cosmologia, astronomia e astrofísica no Ensino Médio: uma investigação sobre a prática educativa dos professores de Física da região de Cajazeiras - PB. 2021. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File SizeFormat 
GEORGE DIAS ALVES. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA. 2021.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.