Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20587
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAUJO, S. V. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Ramilton Marinho.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, R. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962940713009254pt_BR
dc.contributor.referee1JUSTINO FILHO, José.-
dc.contributor.referee1IDJUSTINO FILHO, J.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425252130057715pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.description.resumoO projeto "Geração Mandalla" vem sendo implantado em seis escolas do município de Nova Floresta - PB, com os objetivos de criar na escola um sistema de produção mandalla através do qual se busca, por meio de oficinas e práticas, uma metodologia que atrele as atividades educativas com práticas ambientais e de sustentabilidade que vão do plantio ao consumo de frutas e hortaliças na merenda escolar. Com o intuito de investigar as ações do projeto e, principalmente, da mudança na concepção em relação ao meio ambiente e praticas de sustentabilidade realizou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa com todos os atores envolvidos (alunos, professores e diretores). Durante o trabalho foi possível constatar que houve alteração na visão de preservação do meio ambiente e a descoberta de novas praticas sustentáveis, destacando-se as mudanças dos hábitos alimentares dos alunos envolvidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA mandalla escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Geração Mandalla nas escolas do município de Nova Floresta-PB.pt_BR
dc.date.issued2013-09-30-
dc.description.abstractThe "Mandalla Generation" project has been implemented in six schools in the city of Nova Floresta - PB, with the objectives of creating a production system in the school mandalla through which one seeks, through workshops and practices, a methodology that links educational activities with environmental and sustainability ranging from planting to the consumption of fruits and vegetables in the lunch school. In order to investigate the actions of the project and, mainly, of the change in conception in relation to the environment and sustainability practices a quantitative and qualitative research was carried out with all the actors involved. (students, teachers and principals). During the work, it was possible to verify that there was a change in the vision of preserving the environment and the discovery of new sustainable practices, highlighting the changes in the eating habits of the students involved.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20587-
dc.date.accessioned2021-08-16T15:13:23Z-
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2021-08-16T15:13:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMandallapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação alimentarpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectNutrition educationpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSustentabilidadpt_BR
dc.subjectEducación nutricionalpt_BR
dc.subjectMedio ambientept_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAUJO, Suellen Viviane Silva de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe school mandalla in environmental and food education: experience of the Mandalla Generation Project in schools in Nova Floresta-PB.pt_BR
dc.title.alternativeLa escuela mandalla en educación ambiental y alimentaria: experiencia del Proyecto Generación Mandalla en escuelas del municipio de Nova Floresta-PB.pt_BR
dc.identifier.citationARAUJO, Suellen Viviane Silva de. A mandalla escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Geração Mandalla nas escolas do município de Nova Floresta - PB. 2013. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenEl proyecto "Generación Mandalla" se ha implementado en seis escuelas de la ciudad. de Nova Floresta - PB, con los objetivos de crear un sistema de producción en la escuela mandalla a través del cual se busca, a través de talleres y prácticas, una metodología que vincula las actividades educativas con las ambientales y sostenibilidad que va desde la siembra hasta el consumo de frutas y verduras en el almuerzo escuela. Con el fin de investigar las acciones del proyecto y, principalmente, del cambio de concepción en relación con el medio ambiente y las prácticas de sostenibilidad Se realizó una investigación cuantitativa y cualitativa con todos los actores involucrados. (estudiantes, profesores y directores). Durante el trabajo se pudo constatar que hubo un cambio en la visión de la preservación del medio ambiente y el descubrimiento de nuevos prácticas sostenibles, destacando los cambios en los hábitos alimentarios de estudiantes involucrados.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUELLEN VIVIANE SILVA DE ARAUJO - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2013.pdfSuellen Viviane Silva de Araujo - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 20137.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.