Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/205
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, Z. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135928967421186pt_BR
dc.contributor.advisor1OLEGÁRIO, Maria da Luz.-
dc.contributor.advisor1IDOLEGÁRIO, Maria da Luz.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0643525641386157pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Jorgevaldo de Souza.-
dc.contributor.referee2LUCENA, Josete Marinho de-
dc.description.resumoMuitos são os trabalhos e publicações que têm buscado discutir as questões relacionadas ao ensino de língua portuguesa dentro dos moldes da atual sociedade, bem como as suas falhas, a exemplo de Antunes (2002), (2003) e (2009), Ferrarezi Jr. (2014), Gomes (2011), Lemos (2010), Marcuschi (2010), Moran (2014), Xavier (2011) e (2013), dentre outros. Grandes são as transformações palas quais a sociedade do século XXI vem passando, e dentre essas, vêm merecendo destaque as que são impulsionadas pelas TICs – Tecnologias da informação e da comunicação, cujos efeitos se fazem sentir também no dia-a-dia dos sujeitos e nos usos que estes fazem da linguagem. Autores como Lèvy (1993), (1999) e (2011), Primo (2011), Recuero (2014), apresentaram discussões sobre as novas formas de se comunicar e interagir por meio das redes sociais, como o Facebook, plataformas que vão além do entretenimento, mas também interferem nas formas como os jovens se relacionam e se expressam dentro dessa sociedade digital. Frente a todo esse efervescer de mudanças percebemos o ensino e a escola um tanto aquém desse movimento renovador e inovador. Tais constatações nos motivaram a empreender, nessa dissertação, um estudo voltado para o ensino-aprendizagem da escrita tendo os gêneros digitais, em especial o Facebook, como pano de fundo. Assim, nosso objetivo geral foi trabalhar as habilidades da escrita dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a partir dos gêneros digitais, especialmente o Facebook. Para alcançar o nosso intento, realizamos, de início, uma pesquisa bibliográfica em livros, periódicos e artigos que versavam sobre o ensino da língua portuguesa, bem como publicações recentes que abordam o cenário educacional dentro dessa nova configuração de sociedade na qual estamos inseridos. Para verificar a aceitação dos alunos em relação ao trabalho com a red social Facebook, escolhemos como corpus da pesquisa uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental e aplicamos um questionário focando no uso das redes sociais e da escrita nessas plataformas de entretenimento, cujos resultados encontram-se mais adiante explicitados. Nesse aspecto, nossa pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa com procedimentos próprios da etnografia, mais precisamente da etnografia digital, conforme Severino (2007) e Klem (2013). Os resultados do nosso estudo confirmaram a existência do que Antunes (2003) chama de fosso, ou seja, distância entre o que se vem estudando e o que de fato vem acontecendo dentro das salas de aula no que tange ao ensino da língua materna. Apontou para a necessidade de se reestruturar as formas de trabalho com o ensino da escrita, considerando os seus novos formatos, suportes, objetivos e funções sociais. A partir dos resultados das discussões aqui apresentadas e como fruto do nosso empreendimento investigativo, finalizamos apresentando uma cartilha pedagógica para usos do Facebook como ferramenta pedagógica contendo, além de um passo-a-passo, uma sequência didática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleOs gêneros textuais digitais e o ensino da língua portuguesa: o facebook como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da escrita.pt_BR
dc.date.issued2015-06-18-
dc.description.abstractSon muchos los trabajos y publicaciones que han buscado discutir las questiones relacionadas a la enseñanza de lengua portuguesa dentro de los moldes da actual sociedad, bien como sus fallas, como senãlan, por ejemplo, Antunes (2002), (2003) e (2009), Ferrarezi Jr. (2014), Gomes (2011), Lemos (2010), Marcuschi (2010), Moran (2014), Xavier (2011) e (2013), entre otros. Grandes son las transformaciones que la sociedad ven sufriendo en el siglo XXI. Por ejemplo, aquellas impulsionadas por las TICs – Tecnologías de información y comunicación, cuyos efectos se dejan sentir también en el cotidiano de las personas y en los usos que están se haciendo de la lengua. Autores como Lévy (1993), (1999) e (2011), Primo (2011), Recuero (2014), presentan discusiones sobre las nuevas formas de comunicarse e interagir por médio de las redes sociales como el Facebook, plataformas que van más allá del entretenimiento, pero también interferen en las maneras como los juévenes se relacionan y se expresan dentro de la sociedad digital. Toda esa ebulición de câmbios deja claro que la enseñanza y la escuela no han estado a la altura de todo eso movimiento renovador e innovador. Esas constataciones nos han estimulado a emprender, en este trabajo, un estudio voltado para la enseñanza-aprendizaje de la escritura tiendo los géneros digitales, en especial el Facebook, como un telón de fundo. Asi, nuestro objetivo general fue trabajar las habilidades de la escritura de los alumnos del 9º año de la Enseñanza Básica desde los géneros digitales, especialmente el Facebook. Para lograr alcanzar nuestro intento, realizamos, inicialmente, una investigación bibliográfica en libros, periódicos e artículos que versaban sobre la enseñanza del português, bien como publicaciones recentes que discuten el escenario educativo dentro de la nueva configuración de sociedad en la cual vivimos. Para verificar la aceitación de los alunos respecto al trabajo con la red social Facebook, se elligió como corpus de la investigación la turma del 9º año de la Enseñanza Básica y se aplicó un cuestionario focando el uso de las redes sociales y de la escritura en esas plataformas de entretenimiento,cuyos resultados son explicitados más adelante. En ese aspecto, nuestra investigación se caracteriza como siendo qualitativa con procedimientos propios de la etnografía, más precisamente de la etnografía digital, de acuerdo con Severino 2007) y Klem (2013). Los resultados de nuestro estudio confirnan la existência de lo que Antunes (2003) llamó de fosso, es decir, distancia entre o que se está estudiando y lo que de facto sucede dentro de las clases de aula en lo que concierne a la enseñanza de lengua materna. Él destacó la necesidad de reestructurar las formas de trabajo con la enseñanza de la escritura sin perder de vista sus nuevos formatos, suportes, objetivos y funciones sociales. Desde los resultados de las discusiones presentadas, y como fruto de nuestro empreendimento investigativo, finalizamos presentando una herramienta pedagógica contienendo, además de un manual paso a paso, una sequencia didáctica.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/205-
dc.date.accessioned2018-01-02T14:26:40Z-
dc.date.available2018-01-02-
dc.date.available2018-01-02T14:26:40Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Zenilda Ribeiro da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDigital textual genres and Portuguese language teaching: Facebook as a pedagogical tool for the development of writing.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Zenilda Ribeiro da. Os gêneros textuais digitais e o ensino da língua portuguesa: o facebook como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da escrita. 2015. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZENILDA RIBEIRO DA SILVA - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2015.pdfZenilda Ribeiro da Silva - Dissertação PROFLETRAS.2015.2.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.