Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601
Title: Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido.
Other Titles: To draw, paint and learn my place in contextualized Geography teaching for schools in the semiarid region.
???metadata.dc.creator???: LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
Keywords: Educação contextualizada;Ensino de Geografia contextualizado;Escola do campo;Recursos didáticos;Desenhos e Geografia;Contextualized education;Teaching of Contextualized geography;Country school;Didactic resources;Drawings and Geography
Issue Date: 27-Jul-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido. 2021. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa apresenta os resultados de uma ação realizada nas aulas de Geografia, por meio da qual foram produzidos desenhos como recurso didático potencializador para a construção de conhecimentos, tornando as aulas lúdicas, prazerosas, contextualizadas e dinâmicas. Sendo assim, compreende-se que a utilização de estratégias de mediação como os recursos didáticos é importante para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos apresentam durante sua trajetória escolar, como também trabalhar de forma contextualizada, associando a experiência lúdica do fazer artístico com experiências do contexto sociocultural dos estudantes. Desta forma, a pesquisa teve por objetivo geral produzir e experimentar no contexto escolar desenhos como recurso didático que facilitem a compreensão do conceito Lugar no ensino de Geografia contextualizado para os alunos do Ensino Fundamental, através da mediação. Esta pesquisa se constitui como qualitativa, com enfoque em pesquisa participante. Portanto, os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala, pelo que também se apresentam fotos para ilustrar as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos. Verifica-se que a intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos participantes, pois os mesmos confeccionaram desenhos referentes ao conteúdo trabalhado em sala de aula e, posteriormente, apresentaram para os colegas de turma, apresentando total domínio referente ao conteúdo trabalhado e compreensão do conceito geográfico de Lugar. A partir dos resultados desta experiência, conclui-se que o desenho artístico na mediação foi um potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia.
Abstract: This research presents the results of an action carried out in Geography classes, through which drawings were produced as a didactic resource that enhances the construction of knowledge, making the classes playful, pleasurable, contextualized and dynamic. Therefore, it is understood that the use of mediation strategies such as teaching resources is important to facilitate learning and overcome the difficulties that students have during their school career, as well as working in a contextualized way, associating the playful experience of artistic making with experiences from the sociocultural context of the students. Thus, the research aimed to produce and experiment in the school context with drawings as a didactic resource that facilitate the understanding of the concept of Place in contextualized Geography teaching for elementary school students, through mediation. This research is qualitative, focusing on participatory research. Therefore, the collected data were analyzed descriptively and interpretively, as this is characterized by the observation and correlation of facts, seeking to describe the characteristics or relationships existing in the actions carried out in the room. pedagogical intervention at various times. It is verified that the pedagogical intervention was relevant for the learning of the participants, as they made drawings referring to the content worked in the classroom and, later, presented it to classmates, showing full mastery of the content worked on and understanding of the geographical concept of Place. Based on the results of this experience, it is concluded that artistic drawing in mediation was a potentiator in the teachinglearning process in Geography classes.
Keywords: Educação contextualizada
Ensino de Geografia contextualizado
Escola do campo
Recursos didáticos
Desenhos e Geografia
Contextualized education
Teaching of Contextualized geography
Country school
Didactic resources
Drawings and Geography
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEFFERSON DANIEL CORDEIRO LEITE - TCC EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdf988.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.