Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLEITE, J. D. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7112569049955328pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.-
dc.contributor.referee2ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.leite-
dc.description.resumoEssa pesquisa apresenta os resultados de uma ação realizada nas aulas de Geografia, por meio da qual foram produzidos desenhos como recurso didático potencializador para a construção de conhecimentos, tornando as aulas lúdicas, prazerosas, contextualizadas e dinâmicas. Sendo assim, compreende-se que a utilização de estratégias de mediação como os recursos didáticos é importante para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos apresentam durante sua trajetória escolar, como também trabalhar de forma contextualizada, associando a experiência lúdica do fazer artístico com experiências do contexto sociocultural dos estudantes. Desta forma, a pesquisa teve por objetivo geral produzir e experimentar no contexto escolar desenhos como recurso didático que facilitem a compreensão do conceito Lugar no ensino de Geografia contextualizado para os alunos do Ensino Fundamental, através da mediação. Esta pesquisa se constitui como qualitativa, com enfoque em pesquisa participante. Portanto, os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala, pelo que também se apresentam fotos para ilustrar as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos. Verifica-se que a intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos participantes, pois os mesmos confeccionaram desenhos referentes ao conteúdo trabalhado em sala de aula e, posteriormente, apresentaram para os colegas de turma, apresentando total domínio referente ao conteúdo trabalhado e compreensão do conceito geográfico de Lugar. A partir dos resultados desta experiência, conclui-se que o desenho artístico na mediação foi um potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleDesenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido.pt_BR
dc.date.issued2021-07-27-
dc.description.abstractThis research presents the results of an action carried out in Geography classes, through which drawings were produced as a didactic resource that enhances the construction of knowledge, making the classes playful, pleasurable, contextualized and dynamic. Therefore, it is understood that the use of mediation strategies such as teaching resources is important to facilitate learning and overcome the difficulties that students have during their school career, as well as working in a contextualized way, associating the playful experience of artistic making with experiences from the sociocultural context of the students. Thus, the research aimed to produce and experiment in the school context with drawings as a didactic resource that facilitate the understanding of the concept of Place in contextualized Geography teaching for elementary school students, through mediation. This research is qualitative, focusing on participatory research. Therefore, the collected data were analyzed descriptively and interpretively, as this is characterized by the observation and correlation of facts, seeking to describe the characteristics or relationships existing in the actions carried out in the room. pedagogical intervention at various times. It is verified that the pedagogical intervention was relevant for the learning of the participants, as they made drawings referring to the content worked in the classroom and, later, presented it to classmates, showing full mastery of the content worked on and understanding of the geographical concept of Place. Based on the results of this experience, it is concluded that artistic drawing in mediation was a potentiator in the teachinglearning process in Geography classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601-
dc.date.accessioned2021-08-16T17:55:50Z-
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2021-08-16T17:55:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografia contextualizadopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectDesenhos e Geografiapt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectTeaching of Contextualized geographypt_BR
dc.subjectCountry schoolpt_BR
dc.subjectDidactic resourcespt_BR
dc.subjectDrawings and Geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTo draw, paint and learn my place in contextualized Geography teaching for schools in the semiarid region.pt_BR
dc.identifier.citationLEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. Desenhar, pintar e aprender o meu lugar no ensino de Geografia contextualizado para as escolas do semiárido. 2021. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20601pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEFFERSON DANIEL CORDEIRO LEITE - TCC EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdf988.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.