Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20602
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTRINDADE, T. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450656448497913pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Elaine Cristina de.
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8032715047993974pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, José Antão Beltrão.
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.
dc.description.resumoO primeiro ano de um estudante na graduação é crucial para definir se ele continuará ou não no curso. Discentes que se sentem desmotivados neste período têm mais chances de desistência. Por isso, é importante que os professores entendam a motivação dos alunos para que possam adequar seu método de ensino. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo sobre a motivação dos discentes de Ciência da Computação da UFCG no primeiro ano de graduação com base em dados coletados a partir de um questionário. É apresentada uma análise quantitativa que identifica aspectos da atitude e sentimento dos alunos. Inicialmente, comparamos as categorias do questionário para verificar quais possuem respostas mais positivas por parte dos discentes. Após esta comparação, foi feita uma análise da relação entre o tipo de motivação do aluno e as demais atitudes dele com relação ao curso. Finalmente, analisamos a atitude das mulheres, especificamente, buscando identificar diferenças ao comparar com a atitude dos homens. Foram obtidas evidências de que o tipo de motivação do aluno é diretamente proporcional ao quanto ele se sente motivado no curso. Ou seja, um aluno com maior motivação extrínseca sente-se menos motivado do que um aluno que é mais motivado intrinsecamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAnálise da motivação dos alunos de Ciência da Computação no primeiro ano de graduação.pt_BR
dc.date.issued2019-11-25
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20602
dc.date.accessioned2021-08-16T18:07:58Z
dc.date.available2021-08-16
dc.date.available2021-08-16T18:07:58Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMotivação de alunospt_BR
dc.subjectCurso de Ciência da Computação – motivação de alunospt_BR
dc.subjectSistema de Avaliação de Disciplinas - UFCGpt_BR
dc.subjectMotivation of students.pt_BR
dc.subjectScience Course of Computing – student motivationpt_BR
dc.subjectEvaluation System of Disciplines - UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTRINDADE, Thalyta Fabrine da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the motivation of Computer Science students in the first year of graduation.pt_BR
dc.identifier.citationTRINDADE, Thalyta Fabrine da. Análise da motivação dos alunos de Ciência da Computação no primeiro ano de graduação. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20602pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THALYTA FABRINE DA TRINDADE - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - 2019.pdfThalyta Fabrine da Trindade - TCC Ciência da Computação 2019.572.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.