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Title: Modelagem e predição de resultados de futebol antes e durante as partidas usando aprendizagem de máquina.
Other Titles: Modeling and prediction of soccer results before and during matches using machine learning.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Ígor Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PIRES, Carlos Eduardo Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARINHO, Leandro Balby.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MONTEIRO, João Arthur Brunet.
???metadata.dc.contributor.referee3???: CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.
???metadata.dc.contributor.referee4???: SILVA, Diego Furtado,
???metadata.dc.contributor.referee5???: MATTOS NETO, Paulo Salgado Gomes de.
Keywords: Futebol;Modelagem preditiva;Apostas esportivas;Predição em tempo real;Lucratividade;Eficiência de mercado;Aprendizagem de máquina;Sistemas de Computação – futebol – análise de dados;Soccer;Predictive modelling;Sports betting;Real-Time prediction;Profitability;Market efficiency;Machine learning;Computer systems – football – data analysis;Fútbol;Modelado predictivo;Apuestas deportivas;Predicción en tiempo real;Rentabilidad;La eficiencia del mercado;Aprendizaje automático;Sistemas informáticos - fútbol - análisis de datos;Football;Modélisation prédictive;Les paris sportifs;Prédiction en temps réel;Rentabilité;Efficacité du marché;Apprentissage automatique;Systèmes informatiques – football – analyse de données
Issue Date: 9-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, I. B. da. Modelagem e predição de resultados de futebol antes e durante as partidas usando aprendizagem de máquina. 2021. 115 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20618
???metadata.dc.description.resumo???: No futebol, a predição de resultados é historicamente uma tarefa desafiadora devido à na tureza estocástica do esporte e à complexidade dos inúmeros fatores que influenciam o de senrolar de uma partida. Na última década, com a evolução nas técnicas de aquisição, ar mazenamento e processamento de grandes volumes de dados, surgiram diversas fontes de dados online (textuais, tabulares, etc.) com informações a respeito de partidas disputadas (escalações, placares, estatísticas, etc.), além de dados referentes às cotações dos mercados de aposta para as partidas. Nesse cenário, técnicas de aprendizagem de máquina podem ser uma alternativa viável para a descoberta de padrões nos dados históricos e consequente mente para a predição de resultados. Este trabalho explora diferentes abordagens e técnicas de aprendizagem, que vão desde classificadores simples a redes neurais complexas, para realização de predições de resultados tanto antes do início das partidas, como também du rante (em tempo real). Para a predição pré-jogo, este trabalho ataca um alvo de predição ainda pouco explorado pela literatura: "ambas as equipes vão marcar gols?". Esse tipo de predição, além de ter sido pouco explorada pela literatura, tem despertando um interesse crescente nos últimos anos, devido ao crescimento do mercado de apostas esportivas. Para a predição durante a partida, este trabalho visa estimar o resultado final da disputa, atualizando a predição minuto-a-minuto. Um conjunto de experimentos foi realizado para avaliar o desempenho dos diferentes modelos em termos de acurácia e lucratividade no mercado de apostas. Os resultados obtidos são importantes em vários aspectos, que vão desde a avaliação dos fatores que influenciam o resultado de uma partida até a análise da eficiência de técnicas de aprendizagem de máquina no mercado de apostas esportivas.
Abstract: In soccer, predicting soccer results is a challenging task due to the sport’s stochastic nature and the complexity of the innumerable factors that influence the match’s result. In the last decade, with the evolution in the techniques of acquisition, storage, and processing of large volumes of data, several online data sources (e.g., textual and tabular) appeared. These sources contain information on played matches (e.g., lineups, scores, and scouts) and information on betting market movements. In such a scenario, data mining and machine learning techniques can be a viable alternative for discovering patterns in historical data and, consequently, for the prediction of results. This work explores different machine learning techniques, ranging from simple classifiers to complex neural networks, to make predictions both before the start of matches and during the match (in real-time), adjusting the probabilities of results as soon as new events occur (e.g., goals and red cards). In the case of pre-game prediction, this work addresses a problem that is still little explored in the literature: "will both teams score goals?". This type of prediction has aroused growing interest in recent years, due to the growth of the sports betting market. In the case of prediction during the match, the objective is to predict the final result of the game. A set of experiments was carried out to evaluate different techniques in terms of accuracy and profitability in the betting market. The results obtained are important in several aspects, ranging from evaluating the factors that influence the outcome of a match to the analysis of the efficiency of machine learning techniques in the sports betting market.
Keywords: Futebol
Modelagem preditiva
Apostas esportivas
Predição em tempo real
Lucratividade
Eficiência de mercado
Aprendizagem de máquina
Sistemas de Computação – futebol – análise de dados
Soccer
Predictive modelling
Sports betting
Real-Time prediction
Profitability
Market efficiency
Machine learning
Computer systems – football – data analysis
Fútbol
Modelado predictivo
Apuestas deportivas
Predicción en tiempo real
Rentabilidad
La eficiencia del mercado
Aprendizaje automático
Sistemas informáticos - fútbol - análisis de datos
Football
Modélisation prédictive
Les paris sportifs
Prédiction en temps réel
Rentabilité
Efficacité du marché
Apprentissage automatique
Systèmes informatiques – football – analyse de données
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20618
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