Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20620
Title: Guia de ensino para análise combinatória a partir dos livros didáticos, ENEM e BNCC.
Other Titles: Teaching guide for combinatorial analysis from textbooks, ENEM and BNCC.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Jaldir de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Romildo Nascimento de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FRANCO, Célia Maria Rufino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, André Gustavo.
Keywords: Análise combinatória;Experimentação;Problematização;Matemática – análise combinatória – estudo e ensino;Livro didático – ensino médio;Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);Base Nacional Comum Curricular (BNCC);Combinatorial analysis;Experimentation;Problematization;Mathematics - combinatorics - study and teaching;Textbook - high school;National High School Exam (ENEM);Common National Curriculum Base (BNCC);Análisis combinatorio;Experimentación;Problematización;Matemáticas - combinatoria - estudio y enseñanza;Libro de texto - escuela secundaria;Examen Nacional de Secundaria (ENEM);Base de Currículo Nacional Común (BNCC);Analyse combinatoire;Expérimentation;Problématisation;Mathématiques - combinatoire - étude et enseignement;Manuel - Lycée;Examen National du Lycée (ENEM);Base Nationale Commune de Programmes d'Études (BNCC)
Issue Date: 9-Jul-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, J. de O. Guia de ensino para análise combinatória a partir dos livros didáticos, ENEM e BNCC. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20620
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, apresentamos uma discussão sobre o conteúdo Análise Combinatória, em torno da abordagem de Livros Didáticos e das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Utilizou-se, como referencial teórico, fatos históricos e a Legislação Educacional Brasileira. Foi possível elaborar um Guia para o Ensino de Análise Combinatória, distribuído nas três séries do Ensino Médio, em consonância com as competências e habilidades exigidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para construção do Guia, sugerimos a implementação de atividades pautadas na experimentação e problematização, com a finalidade de complementar o ensino deste conteúdo para, consequentemente, atingir um melhor desempenho na avaliação nacional e também em situações que os alunos possam enfrentar em suas vidas.
Abstract: In this paper we present a discussion on the content of Combinatorial Analysis, around the approach of Textbooks and the questions of the National Secondary Education Examination (ENEM). Historical facts and the Brazilian Educational Legislation were used as a theoretical reference. It was possible to prepare a Guide for Teaching Combinatorial Analysis, distributed in the three grades of high school, according to the skills and abilities required in the Common National Curriculum Base (BNCC). For the preparation of the Guide, we suggest the implementation of activities based on Experimentation and Problematization, in order to complement the teaching of this content and consequently achieve better performance in the national assessment and also in situations that students may face in their lives.
Keywords: Análise combinatória
Experimentação
Problematização
Matemática – análise combinatória – estudo e ensino
Livro didático – ensino médio
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Combinatorial analysis
Experimentation
Problematization
Mathematics - combinatorics - study and teaching
Textbook - high school
National High School Exam (ENEM)
Common National Curriculum Base (BNCC)
Análisis combinatorio
Experimentación
Problematización
Matemáticas - combinatoria - estudio y enseñanza
Libro de texto - escuela secundaria
Examen Nacional de Secundaria (ENEM)
Base de Currículo Nacional Común (BNCC)
Analyse combinatoire
Expérimentation
Problématisation
Mathématiques - combinatoire - étude et enseignement
Manuel - Lycée
Examen National du Lycée (ENEM)
Base Nationale Commune de Programmes d'Études (BNCC)
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20620
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JALDIR DE OLIVEIRA COSTA - DISSERTAÇÃO (PROFMAT)- 2021.pdfJaldir de Oliveira Costa- DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2022.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.