Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, J. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9579175491890787pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Romildo Nascimento de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, R. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4685786671603339pt_BR
dc.contributor.referee1FRANCO, Célia Maria Rufino.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, André Gustavo.-
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos uma discussão sobre o conteúdo Análise Combinatória, em torno da abordagem de Livros Didáticos e das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Utilizou-se, como referencial teórico, fatos históricos e a Legislação Educacional Brasileira. Foi possível elaborar um Guia para o Ensino de Análise Combinatória, distribuído nas três séries do Ensino Médio, em consonância com as competências e habilidades exigidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para construção do Guia, sugerimos a implementação de atividades pautadas na experimentação e problematização, com a finalidade de complementar o ensino deste conteúdo para, consequentemente, atingir um melhor desempenho na avaliação nacional e também em situações que os alunos possam enfrentar em suas vidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleGuia de ensino para análise combinatória a partir dos livros didáticos, ENEM e BNCC.pt_BR
dc.date.issued2021-07-09-
dc.description.abstractIn this paper we present a discussion on the content of Combinatorial Analysis, around the approach of Textbooks and the questions of the National Secondary Education Examination (ENEM). Historical facts and the Brazilian Educational Legislation were used as a theoretical reference. It was possible to prepare a Guide for Teaching Combinatorial Analysis, distributed in the three grades of high school, according to the skills and abilities required in the Common National Curriculum Base (BNCC). For the preparation of the Guide, we suggest the implementation of activities based on Experimentation and Problematization, in order to complement the teaching of this content and consequently achieve better performance in the national assessment and also in situations that students may face in their lives.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20620-
dc.date.accessioned2021-08-17T13:07:51Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-08-17T13:07:51Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectProblematizaçãopt_BR
dc.subjectMatemática – análise combinatória – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivro didático – ensino médiopt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectCombinatorial analysispt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectProblematizationpt_BR
dc.subjectMathematics - combinatorics - study and teachingpt_BR
dc.subjectTextbook - high schoolpt_BR
dc.subjectNational High School Exam (ENEM)pt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Base (BNCC)pt_BR
dc.subjectAnálisis combinatoriopt_BR
dc.subjectExperimentaciónpt_BR
dc.subjectProblematizaciónpt_BR
dc.subjectMatemáticas - combinatoria - estudio y enseñanzapt_BR
dc.subjectLibro de texto - escuela secundariapt_BR
dc.subjectExamen Nacional de Secundaria (ENEM)pt_BR
dc.subjectBase de Currículo Nacional Común (BNCC)pt_BR
dc.subjectAnalyse combinatoirept_BR
dc.subjectExpérimentationpt_BR
dc.subjectProblématisationpt_BR
dc.subjectMathématiques - combinatoire - étude et enseignementpt_BR
dc.subjectManuel - Lycéept_BR
dc.subjectExamen National du Lycée (ENEM)pt_BR
dc.subjectBase Nationale Commune de Programmes d'Études (BNCC)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Jaldir de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching guide for combinatorial analysis from textbooks, ENEM and BNCC.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, J. de O. Guia de ensino para análise combinatória a partir dos livros didáticos, ENEM e BNCC. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20620pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JALDIR DE OLIVEIRA COSTA - DISSERTAÇÃO (PROFMAT)- 2021.pdfJaldir de Oliveira Costa- DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2022.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.