Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20638
Title: A cor da pele dita o “tom”: análise sobre as mulheres negras no espaço escolar.
Other Titles: Skin color dictates the “tone”: analysis of black women in school.
???metadata.dc.creator???: GUIMARÃES, Érika Rafaelle de Pontes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Tânia Régia Filgueiras de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PAULO, Maria de Assunção Lima de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
Keywords: Racismo;Sexismo;Sociologia;Educação;Gênero – mulheres negras – espaço escolar;Racism;Sexism;Sociology;Education;Gender – black women – school space;Sociología;Educación;Género - mujeres negras - espacio escolar;Racisme;Sexisme;Sociologie;Éducation;Genre – femmes noires – espace scolaire
Issue Date: 9-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GUIMARÃES, E. R. de P. A cor da pele dita o “tom”: análise sobre as mulheres negras no espaço escolar. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: As mulheres negras carregam consigo estigmas que as tornam dubiamente alvos de violência. O racismo e o sexismo as acompanham, sendo mascaradas pelo mito da democracia racial, que ao somar-se ao racismo estrutural resultam não somente na agressão física ou psíquica deste feminino, mas, sobretudo, de sua identidade. Neste cenário, o presente trabalho acadêmico questiona o papel da escola, bem como a aulas da Sociologia na educação básica, como espaço de discussões e rupturas de paradigmas seculares que gestam em torno da temática de gênero. Na investigação, partimos do uso de fontes bibliográficas (teses, dissertações artigos e livros), para análise da identidade socialmente construída do feminino negro, bem como, das legislações educacionais e étnico-raciais promulgadas nas últimas décadas. Teóricas como Sueli Carneiro, Djamila Ribeiro, Angelas Davis, bell hooks, Patrícia Collis, nos deram o arcabouço teórico que precisávamos. O campo empírico desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativa e quantitativa exploratória. Empregamos, como método de coleta de dados, questionários estruturados virtuais, com perguntas objetivas e subjetivas, na plataforma Google formulário, aplicados com estudantes do sexo feminino e professores de Sociologia da rede estadual e privada de nosso estado, os quais, continha indagações discursivas que versavam sobre identidade negra, racismo e sexismo no espaço escolar, curriculum, e marcadores sociais. A pesquisa nos revelou que apesar dos avanços normativos existentes, seja quanto à igualdade racial defendida, seja na obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira nas instituições educacionais do ensino básico, questões de gênero e raça, especificamente falando, não são vistos como prioridades discursivas, contribuindo com a permanência do status quo no tocante as mulheres negras. A abordagem apenas histórica e cultural Afro-brasileira favorece que outras perspectivas sociais, neste caso, racismo e sexismo contra o feminino negro, não sejam abordadas no espaço escolar, dificultando-se assim, o protagonismo juvenil destas mulheres.
Abstract: Black women carry stigmas that doubtfully make them targets of violence. Racism and sexism accompany them, being masked by the myth of racial democracy, which, in addition to structural racism, results not only in the physical or psychological aggression of this female, but, above all, in her identity. In this scenario, the present academic work questions the role of the school, as well as Sociology classes in basic education, as a space for discussions and ruptures of secular paradigms that manage around the theme of gender. In the investigation, we start from the use of bibliographic sources (theses, dissertations, articles and books), for the analysis of the socially constructed identity of the black female, as well as, of the educational and ethnic-racial legislation enacted in the last decades. Theorists like Sueli Carneiro, Djamila Ribeiro, Angelas Davis, bell hooks, Patrícia Collis, gave us the theoretical framework we needed. The empirical field has developed from the exploratory qualitative and quantitative approach. We used, as a method of data collection, virtual structured questionnaires, with objective and subjective questions, on the Google form platform applied with female students and Sociology professors from the state and private network of our state, which contained discursive questions that addressed about black identity, racism and sexism in the school space, curriculum, and social markers. The research revealed that despite the existing normative advances, whether regarding the racial equality defended, as well as the mandatory teaching of Afro-Brazilian culture in educational institutions of basic education, gender and race issues, specifically speaking, are not seen as priorities discursive, thereby favoring the permanence of the status quo as regards black women. The only historical and cultural Afro-Brazilian approach favors that other social perspectives, in this case, racism and sexism against the black female, are not addressed in the school space, thus hindering their youth protagonism.
Keywords: Racismo
Sexismo
Sociologia
Educação
Gênero – mulheres negras – espaço escolar
Racism
Sexism
Sociology
Education
Gender – black women – school space
Sociología
Educación
Género - mujeres negras - espacio escolar
Racisme
Sexisme
Sociologie
Éducation
Genre – femmes noires – espace scolaire
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20638
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉRIKA RAFAELLE DE PONTES GUIMARÃES - DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2021.pdfÉrika Rafaelle de Pontes Guimarães - Dissertação (PROFSOCIO) CH 2021961.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.