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dc.creator.IDNASCIMENTO, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8373771495075963pt_BR
dc.contributor.advisor1BRITO, Márcia Cristina Silva.-
dc.contributor.advisor1IDBRITO, M. C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDBRITO, MÁRCIA C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDMÁRCIA C. S. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0456019955476186pt_BR
dc.contributor.advisor-co1VASCONCELOS, Maria Gisélia.-
dc.contributor.advisor-co1IDVASCONCELOS, M. Gpt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDVASCONCELOS, M. GISÉLIApt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDM. GISÉLIA V.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3809163345976110pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Joseilson Raimundo de.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, J. R.pt_BR
dc.contributor.referee1IDde Lima, Joseilson R.pt_BR
dc.contributor.referee1IDde Lima, J. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2905593074062857pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é trabalhar alguns conceitos ligados a medidas de área. de figuras planas. Procuraremos explicitar um breve histórico do conceito de área, uma síntese de área enquanto conceito (objeto matemático) e alguns estudos sobre o conteúdo área. E apresentar o material didático manipulável denominado geoplano nos seus diferentes tipos (quadrado, isomérico, circular e oval) como uma possibilidade no ensino-aprendizagem da matemática do Ensino Básico, sobretudo com atividades geométricas. Dentre as atividades propostas serão enfatizados o estudo das figuras geométricas planas e área, com isso, procuramos reunir as diferentes ideias presentes na construção e evolução do conceito de área, apresentando a dedução das fórmulas usuais para as áreas dos polígonos mais simples, a partir da composição e decomposição de figuras, a demonstração do cálculo da área de figuras irregulares, através da Fórmula de Pick que relaciona a área de um polígono simples cujos os vértices têm coordenadas inteiras com um número de pontos no seu interior e no seu bordo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleÁrea e a Fórmula de Pick.pt_BR
dc.date.issued2013-04-23-
dc.description.abstractThe objective of this work is to work on some concepts related to area measurements. of figures flat. We will try to explain a brief history of the concept of area, a synthesis of area as a concept (mathematical object) and some studies on the area content. And present the Handleable teaching material called geoplane in its different types (square, isomeric, circular and oval) as a possibility in teaching-learning mathematics Basic Education, especially with geometric activities. Among the proposed activities the study of flat geometric figures and area will be emphasized, with this, we seek to bring together the different ideas present in the construction and evolution of the area concept, presenting the deduction of the usual formulas for the areas of the simplest polygons, from the composition and figure decomposition, the demonstration of the calculation of the area of ​​irregular figures, through of Pick's Formula that relates the area of ​​a simple polygon whose vertices have integer coordinates with a number of points inside and on its edge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20647-
dc.date.accessioned2021-08-18T11:17:08Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-08-18T11:17:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeoplanopt_BR
dc.subjectÁreapt_BR
dc.subjectFórmula de Pinkpt_BR
dc.subjectPoligono - áreapt_BR
dc.subjectPoligono - área - cálculopt_BR
dc.subjectGeoplanept_BR
dc.subjectPink formulapt_BR
dc.subjectPolygon - areapt_BR
dc.subjectPolygon - area - calculationpt_BR
dc.subjectZonapt_BR
dc.subjectFórmula rosapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Jaqueline Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeArea and Pick's Formula.pt_BR
dc.title.alternativeÁrea y fórmula de Pick.pt_BR
dc.identifier.citationNascimento, Jaqueline Silva. Área e a fórmula de Pick. 2013. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenEl objetivo de este trabajo es trabajar algunos conceptos relacionados con las medidas de área. de figuras plano. Intentaremos explicar una breve historia del concepto de área, una síntesis de área como concepto (objeto matemático) y algunos estudios sobre el contenido del área. Y presentar el material didáctico manipulable denominado geoplano en sus diferentes tipos (cuadrado, isomérico, circular y ovalado) como posibilidad en la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas Educación básica, especialmente con actividades geométricas. Entre las actividades propuestas Se enfatizará el estudio de figuras geométricas planas y área, con esto buscamos acercar las diferentes ideas presentes en la construcción y evolución del concepto de área, presentando la deducción de las fórmulas habituales para las áreas de los polígonos más simples, a partir de la composición y descomposición de figuras, la demostración del cálculo del área de figuras irregulares, a través de de la fórmula de Pick que relaciona el área de un polígono simple cuyos vértices tienen coordenadas enteras con varios puntos dentro y en su borde.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

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