Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20649
Title: A relação com o saber ler/escrever na escola por alunos remanescentes: desafios para a educação inclusiva.
Other Titles: The relationship with knowing how to read/write at school by remaining students: challenges for inclusive education.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Micaelle Ribeiro do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ROCHA, Silvia Roberta da Mota.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: RODRIGUES, Melânia Mendonça.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROCHA, Maria Eduarda da Mota.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RIBEIRO, Roziane Marinho.
Keywords: Remanescência escolar;Alfabetização/letramento;Educação inclusiva contra a barbárie;Saber ler/escrever - alunos remanescentes;School remnant;Literacy/literacy;Inclusive education against barbarism;Knowing how to read/write - remaining students;Remanente de la escuela;Alfabetización/Alfabetización;Educación inclusiva contra la barbarie;Saber leer/escribir - estudiantes restantes;Reste d'école;Alphabétisation/alphabétisation;L'éducation inclusive contre la barbarie;Savoir lire/écrire - élèves restants
Issue Date: 29-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, M. R. do. A relação com o saber ler/escrever na escola por alunos remanescentes: desafios para a educação inclusiva. 2021. 188 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20649
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação analisou as vivências e significações de alunos remanescentes, em situação de vulnerabilidade social e público-alvo da barbárie, sobre os processos de produção social da exclusão e do pertencimento escolar em Campina Grande-PB. A pesquisa dialética e do tipo estudo de caso fundamentou-se na sociologia de Pierre Bourdieu, no paradigma da relação com o saber e na perspectiva dialógica de alfabetização/letramento. Os sujeitos da pesquisa foram dois alunos remanescentes, seus responsáveis, docentes e o corpo técnico de duas escolas municipais, com os quais realizamos a análise documental e a pesquisa de campo, com observação participante em visita domiciliar, avaliação da leitura/escrita, desenho e entrevista. Constatamos, em Victor, uma relação evasiva com a escola e seus saberes, marcada pela hostilidade e aparente indiferença e, em Caio, uma relação de implicação discente com a autoformação e de investimento diário para a exitosa entrada na dimensão simbólica da escola. Nos discursos dos sujeitos identificamos que as práticas pedagógicas contemplavam ações docentes para exclusão e ações docentes para mobilização e pertencimento, estas últimas, seriam contempladas em práticas pedagógicas predominantemente fundamentadas nas perspectivas dialógica de alfabetização/letramento e de exclusão/inclusão como construção social. Em Caio, tais práticas foram condicionantes da educação inclusiva, pois atuaram para a sua ressignificação da vida social/escolar, pela mobilização, empoderamento e pertencimento. Todavia em Victor foram insuficientes frente à intensidade das condições sociais de vulnerabilidade, à infeliz trajetória escolar anterior e à desesperança subjetiva do sujeito. Os conhecimentos produzidos desnaturalizam o ensino-aprendizagem na escola enquanto processos exclusivamente cognitivos e evidenciam a dimensão simbólica da exclusão e do pertencimento mediados pela ação docente, em escolas e sociedades acolhedoras que tomam para si o desafio político da educação inclusiva destes sujeitos contra a barbárie, enquanto expressão da condição de dignidade humana e de sujeito de direito na escola pública.
Abstract: This dissertation analyzed the experiences and meanings of remaining students in a situation of social vulnerability and target audience of barbarism, on the school’s social production processes of exclusion and belonging in Campina Grande-PB. The dialectical and case study research was based on the sociology of Pierre Bourdieu, on the paradigm of relationship with knowledge and on the dialogical perspective of literacy/literacy. The research subjects were two remaining students, their guardians, teachers and technical staff of two municipal schools, with whom we carried out document analysis and field research, through participant observation in home visits, evaluation of reading/writing, drawing and interview. We found, in a school, that social vulnerability and literacy practices as a system of codes, autonomous literacy and exclusion as cultural deprivation have produced, on the subject, effects of symbolic violence, contributing to an evasive relation marked by hostility and indifference towards the school and its knowledge, and therefore, such practices are determinants of social exclusion in processes of literacy/literacy. In the other school, we identified that even in a situation of social vulnerability, the pedagogical practices based on the dialogical perspectives of literacy/literacy and exclusion as social construction were determinants factors for the inclusive education of one of the subjects, as they acted in the resignification of the social/school life of the subject. Having produced mobilization, empowerment and belonging in a student implicature relationship with self-training and daily investment for the successful entry into the symbolic dimension of the school. The knowledge produced denaturalizes teaching-learning in school as exclusively cognitive processes and highlights the symbolic dimension of exclusion and belonging mediated by teachers in welcoming schools, which take for themselves these subject’s political challenge of inclusive education against barbarism, as an expression of human dignity condition and as a place of subject of the law in public schools.
Keywords: Remanescência escolar
Alfabetização/letramento
Educação inclusiva contra a barbárie
Saber ler/escrever - alunos remanescentes
School remnant
Literacy/literacy
Inclusive education against barbarism
Knowing how to read/write - remaining students
Remanente de la escuela
Alfabetización/Alfabetización
Educación inclusiva contra la barbarie
Saber leer/escribir - estudiantes restantes
Reste d'école
Alphabétisation/alphabétisation
L'éducation inclusive contre la barbarie
Savoir lire/écrire - élèves restants
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20649
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICAELLE RIBEIRO DO NASCIMENTO - DISSERTAÇÃO PPGEd CH 2021.pdfMicaelle Ribeiro do Nascimento - Dissertação PPGEd CH 20211.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.