Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20649
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, M. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9974305744563989pt_BR
dc.contributor.advisor1ROCHA, Silvia Roberta da Mota.-
dc.contributor.advisor1IDMOTA ROCHA, Silvia Roberta dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2138940996872822pt_BR
dc.contributor.advisor-co1RODRIGUES, Melânia Mendonça.-
dc.contributor.advisor-co1IDRODRIGUES, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6786946916201689pt_BR
dc.contributor.referee1ROCHA, Maria Eduarda da Mota.-
dc.contributor.referee2RIBEIRO, Roziane Marinho.-
dc.description.resumoEsta dissertação analisou as vivências e significações de alunos remanescentes, em situação de vulnerabilidade social e público-alvo da barbárie, sobre os processos de produção social da exclusão e do pertencimento escolar em Campina Grande-PB. A pesquisa dialética e do tipo estudo de caso fundamentou-se na sociologia de Pierre Bourdieu, no paradigma da relação com o saber e na perspectiva dialógica de alfabetização/letramento. Os sujeitos da pesquisa foram dois alunos remanescentes, seus responsáveis, docentes e o corpo técnico de duas escolas municipais, com os quais realizamos a análise documental e a pesquisa de campo, com observação participante em visita domiciliar, avaliação da leitura/escrita, desenho e entrevista. Constatamos, em Victor, uma relação evasiva com a escola e seus saberes, marcada pela hostilidade e aparente indiferença e, em Caio, uma relação de implicação discente com a autoformação e de investimento diário para a exitosa entrada na dimensão simbólica da escola. Nos discursos dos sujeitos identificamos que as práticas pedagógicas contemplavam ações docentes para exclusão e ações docentes para mobilização e pertencimento, estas últimas, seriam contempladas em práticas pedagógicas predominantemente fundamentadas nas perspectivas dialógica de alfabetização/letramento e de exclusão/inclusão como construção social. Em Caio, tais práticas foram condicionantes da educação inclusiva, pois atuaram para a sua ressignificação da vida social/escolar, pela mobilização, empoderamento e pertencimento. Todavia em Victor foram insuficientes frente à intensidade das condições sociais de vulnerabilidade, à infeliz trajetória escolar anterior e à desesperança subjetiva do sujeito. Os conhecimentos produzidos desnaturalizam o ensino-aprendizagem na escola enquanto processos exclusivamente cognitivos e evidenciam a dimensão simbólica da exclusão e do pertencimento mediados pela ação docente, em escolas e sociedades acolhedoras que tomam para si o desafio político da educação inclusiva destes sujeitos contra a barbárie, enquanto expressão da condição de dignidade humana e de sujeito de direito na escola pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA relação com o saber ler/escrever na escola por alunos remanescentes: desafios para a educação inclusiva.pt_BR
dc.date.issued2021-04-29-
dc.description.abstractThis dissertation analyzed the experiences and meanings of remaining students in a situation of social vulnerability and target audience of barbarism, on the school’s social production processes of exclusion and belonging in Campina Grande-PB. The dialectical and case study research was based on the sociology of Pierre Bourdieu, on the paradigm of relationship with knowledge and on the dialogical perspective of literacy/literacy. The research subjects were two remaining students, their guardians, teachers and technical staff of two municipal schools, with whom we carried out document analysis and field research, through participant observation in home visits, evaluation of reading/writing, drawing and interview. We found, in a school, that social vulnerability and literacy practices as a system of codes, autonomous literacy and exclusion as cultural deprivation have produced, on the subject, effects of symbolic violence, contributing to an evasive relation marked by hostility and indifference towards the school and its knowledge, and therefore, such practices are determinants of social exclusion in processes of literacy/literacy. In the other school, we identified that even in a situation of social vulnerability, the pedagogical practices based on the dialogical perspectives of literacy/literacy and exclusion as social construction were determinants factors for the inclusive education of one of the subjects, as they acted in the resignification of the social/school life of the subject. Having produced mobilization, empowerment and belonging in a student implicature relationship with self-training and daily investment for the successful entry into the symbolic dimension of the school. The knowledge produced denaturalizes teaching-learning in school as exclusively cognitive processes and highlights the symbolic dimension of exclusion and belonging mediated by teachers in welcoming schools, which take for themselves these subject’s political challenge of inclusive education against barbarism, as an expression of human dignity condition and as a place of subject of the law in public schools.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20649-
dc.date.accessioned2021-08-18T12:14:46Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-08-18T12:14:46Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRemanescência escolarpt_BR
dc.subjectAlfabetização/letramentopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva contra a barbáriept_BR
dc.subjectSaber ler/escrever - alunos remanescentespt_BR
dc.subjectSchool remnantpt_BR
dc.subjectLiteracy/literacypt_BR
dc.subjectInclusive education against barbarismpt_BR
dc.subjectKnowing how to read/write - remaining studentspt_BR
dc.subjectRemanente de la escuelapt_BR
dc.subjectAlfabetización/Alfabetizaciónpt_BR
dc.subjectEducación inclusiva contra la barbariept_BR
dc.subjectSaber leer/escribir - estudiantes restantespt_BR
dc.subjectReste d'écolept_BR
dc.subjectAlphabétisation/alphabétisationpt_BR
dc.subjectL'éducation inclusive contre la barbariept_BR
dc.subjectSavoir lire/écrire - élèves restantspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Micaelle Ribeiro do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe relationship with knowing how to read/write at school by remaining students: challenges for inclusive education.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, M. R. do. A relação com o saber ler/escrever na escola por alunos remanescentes: desafios para a educação inclusiva. 2021. 188 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20649pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICAELLE RIBEIRO DO NASCIMENTO - DISSERTAÇÃO PPGEd CH 2021.pdfMicaelle Ribeiro do Nascimento - Dissertação PPGEd CH 20211.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.