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dc.creator.IDPAULA, Paulo Victor Ferreira dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6025452183663700pt_BR
dc.contributor.advisor1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1IDDI LORENZO, I. D. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568846210132439pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.description.resumoA disciplina de Biologia geralmente é caracterizada como de difícil compreensão, por vezes consistindo na prática didática pautada na memorização de termos técnicos e nomes científicos, causando na maioria dos educandos, desmotivação e dificuldades na aprendizagem. A partir desse questionamento, nos propomos à reflexão neste trabalho monográfico a avaliar a eficiência de modelos didáticos na construção do conhecimento, agindo como ferramenta facilitadora no processo de ensino ­ aprendizagem. De caráter qualitativa e sendo desenvolvida como um estudo de caso, o projeto de pesquisa aqui concretizado teve como amostra a participação de uma professora de Biologia e vinte e cinco alunos do 1º Ano, do Ensino Médio (Turma E) da Escola Estadual de Ensino Médio (E.E.E.M.) Monsenhor Constantino Vieira, localizada no município de Cajazeiras, Região Geográfica de Sousa ­ Cajazeiras, cujo recorte temporal de pesquisa se deu durante o mês de setembro de 2017. A metodologia aplicada constou de observação sistemática de aulas de Biologia, a fim de verificar o uso ou escassez de metodologias capazes de ressignificar o conhecimento construído em sala de aula. Aos discentes foram direcionados questionários semiestruturados, sendo o primeiro, antes da aplicabilidade de modelos didáticos no processo de ensinagem e observar sua receptividade por parte dos educandos. Ao final da pesquisa, e, consequentemente pós­aplicação dos referidos modelos didáticos, desenvolvemos o segundo questionário para avaliarmos a aceitação desses modelos pelos educandos considerando comohipótese que modelos didáticos facilitam a aprendizagem. Os resultados obtidos através de atividades aplicadas indicam que o instrumento pedagógico propicia um estudo dinâmico e prático, podendo ocasionar uma melhor assimilação dos conteúdos abordados, ampliando a capacidade de observação e questionamento dos saberes construídos, além de aprimorar a didática do professor e a inter­ relação educador - educando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.
dc.titleUtilização de modelos didáticos no ensino de biologia.pt_BR
dc.date.issued2017-09-18
dc.description.abstractThe discipline of biology is usually characterized as difficult to understand, sometimes consisting of didactic practice based on the memorization of technical terms and scientific names, causing in the majority of learners, demotivation and difficulties in learning. Based on this question, we propose to the reflection in this monographic work to evaluate the efficiency of didactic models in the construction of knowledge, acting as a facilitating tool in the teaching­learning process. As a qualitative character, and developed as a case study, the research project carried out here included the participation of a biology teacher and twenty­five students of the 1st year of the Secondary School (Class E) of the State School of (EEEM) Monsignor Constantino Vieira, located in the municipality of Cajazeiras, Geographic Region of Sousa­Cajazeiras, whose temporal search was made during the month of September 2017. The applied methodology consisted of systematic observation of classes of Biology, the to verify the use or scarcity of methodologies capable of re­meaning the knowledge constructed in the classroom. The students were directed to semi­structured questionnaires, the first one being before the applicability of didactic models in the teaching process and observing their receptivity by the students. At the end of the research, and consequently post­application of said didactic models, we developed the second questionnaire to evaluate the acceptance of these models by the students considering as hypothesis that didactic models facilitate learning. The results obtained through applied activities indicate that the pedagogical instrument provides a dynamic and practical study, which can lead to a better assimilation of the contents, increasing the capacity of observation and questioning of the built knowledge, as well as to improve teacher didactics and inter­ educator­educating relationship.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20653
dc.date.accessioned2021-08-18T13:22:28Z
dc.date.available2021-08-18
dc.date.available2021-08-18T13:22:28Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBiologia - ensinopt_BR
dc.subjectModelos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectBiology - teachingpt_BR
dc.subjectDidactic modelspt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPAULA, Paulo Victor Ferreira de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of didactic models in teaching biology.pt_BR
dc.identifier.citationPAULA, Victor Ferreira de. Utilização de modelos didáticos no ensino de biologia. 2017. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Monografias

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PAULO VICTOR FERREIRA DE PAULA. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2017.pdfPaulo Victor Ferreira de Paula. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2017.1.28 MBAdobe PDFView/Open


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