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Title: Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos.
Other Titles: Solidarity Economy: Perceptions of Youth and Adult Education Students.
Economía solidaria: percepciones de los estudiantes de educación de jóvenes y adultos.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Carolina Souto dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: JUSTINO FILHO, José.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GIESTA, Letícia Caporlíngua.
Keywords: Educação de jovens e adultos;Economia solidária;Educação e trabalho;Youth and adult education;Education and wor;Solidarity economy;Educación de jóvenes y adultos;Educación y trabajo
Issue Date: 25-May-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Carolina Souto dos. Economia solidária: percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos. 2017. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A partir de uma análise qualitativa e quantitativa, este trabalho buscou através de um questionário investigar as percepções dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos- Cuité/PB sobre princípios de Economia Solidária, além de trazer informações sobre o perfil socioeconômico dos participantes da pesquisa. A partir dos dados obtidos observamos que os estudantes desta modalidade buscam em sua maioria a formação para o trabalho, o que se faz necessário repensar, sobre o papel da EJA na formação de sujeitos autônomos, solidários e competentes e de como o processo de ensino e aprendizagem da modalidade EJA poderia contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos estudantes. Constatamos que apesar de os educandos não terem conhecimento sobre o tema Economia Solidária, eles têm percepções ou já praticaram algum princípio do tema. Princípios estes que poderão nortear um novo vínculo entre a educação e o trabalho numa perspectiva mais conscientizadora e humana.
Abstract: From a qualitative and quantitative analysis, this work sought through a questionnaire to investigate the perceptions of the students of the Education of Young and Adults of the Orlando Venâncio dos Santos State High School - Cuité I PB on principies of Solidary Economy, in addition to bringing Infonnation about the socioeconomic profile ofthe researcb participants. Based on the data obtained, we observed that the students o f this modality seek in the majority training for the work, which it is necessary to rethink, about the role of the EJA in the fonnation of autonomous, solidary and competent subjects and of how the teaching and Learning of the EJA modality could contribute to the students' socloeconomic development. We find that although the students do not know about Solidarity Economy, they have perceptions or have already practiced some principie o f the theme. These principies can guide a new link. between education and work in a more conscientious and human perspective.
???metadata.dc.description.resumen???: A partir de un análisis cualitativo y cuantitativo, este trabajo buscó a través de una cuestionario para investigar las percepciones de los estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos en Escuela secundaria estatal Orlando Venâncio dos Santos - Cuité / PB en principios de Economía Solidaria, además de brindar información sobre el perfil socioeconómico de la participantes de la investigación. Con base en los datos obtenidos, observamos que los estudiantes de este modalidad buscamos mayoritariamente formación para el trabajo, que es necesaria repensar el papel de EJA en la formación de sujetos autónomos, solidarios y competentes y de cómo el proceso de enseñanza y aprendizaje de la modalidad EJA podría contribuir a la desarrollo socioeconómico de los estudiantes. Descubrimos que a pesar de los estudiantes no tener conocimientos sobre el tema Economía Solidaria, tienen percepciones o ya practicado algún principio del tema. Principios que pueden guiar un nuevo vínculo entre la educación y el trabajo en una perspectiva más consciente y humana.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Economia solidária
Educação e trabalho
Youth and adult education
Education and wor
Solidarity economy
Educación de jóvenes y adultos
Educación y trabajo
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação de Adultos
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20655
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

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