Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, E. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1350382223985012pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, CLÁUDIA P.F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1061754959515693pt_BR
dc.contributor.referee2GIESTA, Letícia Caporlingua.-
dc.contributor.referee2IDGIESTA, L. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6785460495790279pt_BR
dc.description.resumoOs alunos da Educação de Jovens e Adultos têm varias perspectivas no que se refere ao futuro, acreditam que a Educação de Jovens e Adultos pode ser determinante na formação escolar quanto na socialização promovendo assim melhorias na qualidade de vida, e isso pode dar-se através de práticas de economia solidária. A cultura de utilizar plantas medicinais é prática que se faz presente desde os tempos antigos e é passado de geração a geração por povos indígenas, populações tradicionais que são constituídas por agricultores, pesquisadores. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento das formas como as plantas medicinais são utilizadas por alunos da Educação de Jovens c Adultos c suas perspectivas para uma economia solidária em uma Escola Municipal da cidade de Picuí, Paraíba. Esta pesquisa tem caráter quanti - quantitativo, que envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectivas dos participantes acerca do uso das plantas medicinais, utilizando-se como ferramentas principais a aplicação de questionários e uma palestra - aula. De acordo com a~ características do sistema de produção de plantas medicinais descrito nesta pesquisa, a agricultura familiar apresenta condições propícias para o seu cultivo. Trata-se, portanto, de mais uma alternativa na geração de emprego e renda através de uma economia solidária para este segmento tão importante e representativo do Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleUtilização de Plantas medicinais por alunos da EJA na perspectiva da economia solidária.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractY oung and Adult Education students have different perspecti ves on the future, rhey believe that Youth and Adult Education can be a detenuining factor in school education as weJI as in socialization, thus promoting improvements in the quality of life, and this can happen through of solidarity economy practices. The culture of using medicinal plants is a practice that has been prcsent since ancient times and is passed on from gcneration to generation by indigenous peoples, traditional populations that are made up of farmers, researchers. This work aims to perfonu a survey of the ways in whicb medicinal plants are used by students of Youth and Adult Education and their perspectives for a solidarity economy in a Municipal School in the city of Picuí, Paraíba. This research has a qualitative and quantitative character, whicb involves the obtaining of descriptive data, obtained in the direct contact of the researcber with the studied situation. emphasizes the process more than lhe product and is concerned witb portraying the perspcctives of the participants about the use of medicinal plants, Using as main tools the application of questionnaires and a Jecture-class. According to the characteristics of the system of production of medicinal plants described in this research, family farming presents favorable conditions for its cultivation. It is, therefore, another altemative in the generation of cmployment and income through a solidarity cconomy for this segment so important and represcntativc o f Brazil.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20693-
dc.date.accessioned2021-08-19T15:43:50Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2021-08-19T15:43:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMedicinal plantspt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectSolidarity economypt_BR
dc.subjectPlantas medicinalespt_BR
dc.subjectEducación de jóvenes y adultospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Enilma Pinheiro dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of Medicinal Plants by EJA students from the perspective of solidarity economy.pt_BR
dc.title.alternativeUso de Plantas Medicinales por estudiantes de EJA desde la perspectiva de la economía solidaria.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Enilma Pinheiro dos. Utilização de Plantas medicinais por alunos da EJA na perspectiva da economia solidária. 2017. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
dc.description.resumenLos estudiantes de educación para jóvenes y adultos tienen diferentes perspectivas sobre lo que se refiere al futuro, creen que la Educación de Jóvenes y Adultos puede ser determinante en la educación escolar y en la socialización, promoviendo así Mejoras en la calidad de vida, y esto puede suceder a través de prácticas económicas. solidaridad. La cultura del uso de plantas medicinales es una práctica que está presente desde la antigüedad y se transmite de generación en generación por los pueblos indígenas, poblaciones tradicionales que se componen de agricultores, investigadores. Éste El trabajo tiene como objetivo realizar un estudio de las formas en que las plantas Los estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos utilizan medicamentos y sus perspectivas para una economía solidaria en una escuela Mumcipal en la ciudad de Picuí, Paraíba. Esta investigación tiene un carácter cuali-cuantitativo, que implica la obtención datos descriptivos, obtenidos del contacto directo del investigador con la situación estudiado, enfatiza el proceso más que el producto y se preocupa por retratar el perspectivas de los participantes sobre el uso de plantas medicinales, utilizando como herramientas principales la aplicación de cuestionarios y una clase magistral. En según las características del sistema de producción de plantas medicinales descrito En esta investigación, la agricultura familiar presenta condiciones favorables para su cultivo. Es, por tanto, otra alternativa en la generación de empleo e ingresos. a través de una economía solidaria para este muy importante y representante de Brasil.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENILMA PINHEIRO DOS SANTOS - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2017.pdfEnilma Pinheiro dos Santos - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 20177.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.