Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20715
Title: História de vida de uma ex-aluna de EJA: experiências vividas educação e trabalho.
Other Titles: Life story of an EJA former student: experiences lived education and work.
Historia de vida de un ex alumno de EJA: vivencias educativas y laborales.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Erleysy Rianny Azevedo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GIESTA, Letícia Caporlíngua.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JUSTINO FILHO, José.
Keywords: EJA;História de vida;Trabalho;Job;Life's history;Trabajo
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Erleysy Rianny Azevedo. História de vida de uma ex-aluna de EJA: experiências vividas educação e trabalho. 2017. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho traz um estudo sobre o perfil de uma ex-aluna de EJA, da cidade de Cuité-PB. Foi realizada uma entrevista, na qual a entrevistada narra suas experiências vividas, apontando os motivos que a levaram a abandonar os estudos e quais as causas que a fizeram retornar os estudos, as dificuldades enfrentadas no decorrer da formação escolar e profissional e quais razões que a incentivaram voltar a estudar. A partir desses fatores, o estudo objetiva analisar conceitos de educação de jovens e adultos e Economia Solidária a partir da história de vida narrada por uma ex-aluna de EJA da cidade de Cuité-PB. O estudo permite também avaliar se o trabalho desenvolvido tem potencial para o desenvolvimento de uma Economia Solidária. Assim, aborda-se, com base na história narrada, que a entrevistada possui características diversificadas, porém marcantes, como o desejo de continuar os estudos, mesmo diante dos problemas enfrentados, como de poucos recursos financeiros, gestação e outros. Com relação ao trabalho que exerce, percebemos que não atende a alguns princípios da Economia Solidária, como da autogestão e democracia.
Abstract: The present work presents a study about the profile of a former student of EJA, from the city of Cuité-PB. An interview was conducted, in which the interviewee narrates her experiences, pointing out the reasons that led her to drop out of school and what causes her to return to school, the difficulties faced during her school and professional training, and what reasons Encouraged to re-study. Based on these factors, the study aims to analyze concepts of youth and adult education and Solidary Economy based on the life story narrated by a formar EJA student from the city of Cuité-PB. The study also allows to evaluate if the work developed has the potential for the development of a Solidary Economy. Thus, it is approached, based on the narrated history, that the interviewee has diverse but striking characteristics, such as the desire to continue studies, even in the face of the problems faced, such as low financiai resources, gestation and others. With regard to the work it carries out, we realize that it does not meet some principies of Solidarity Economy, such as self-management and democracy.
???metadata.dc.description.resumen???: El presente trabajo trae un estudio sobre el perfil de un exalumno de EJA, de ciudad de Cuité-PB. Se realizó una entrevista, en la que la entrevistada narra su experiencias, señalando las razones que la llevaron a abandonar sus estudios y ¿Cuáles fueron las causas que la hicieron regresar a la escuela, las dificultades que enfrentó en curso de formación escolar y profesional y qué razones la animaron a regresar a estudiar. A partir de estos factores, el estudio tiene como objetivo analizar conceptos educativos de jóvenes y adultos y Economía Solidaria a partir de la historia de vida narrada por un ex alumno de EJA de la ciudad de Cuité-PB. El estudio también permite evaluar si el El trabajo desarrollado tiene el potencial para el desarrollo de una economía. Solidaridad. Así, se aborda, a partir del relato narrado, que el entrevistado ha características diversificadas pero llamativas, como el deseo de continuar la estudios, incluso ante los problemas enfrentados, con pocos recursos financiero, embarazo y otros. En cuanto al trabajo que haces, nos damos cuenta que no cumple con algunos principios de la Economía Solidaria, como la autogestión y democracia.
Keywords: EJA
História de vida
Trabalho
Job
Life's history
Trabajo
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20715
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERLEYSY RIANNY AZEVEDO SANTOS - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2017.pdfErleysy Rianny Azevedo Santos - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 20178 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.