Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20718
Title: Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano.
Other Titles: Assessment of reading competence in teaching grounds: a didactic-pedagogical support manual for reading work in the 9th grade.
???metadata.dc.creator???: BRASIL, Maria Carmelita Miguel.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: SILVA, Henrique Miguel de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLEGÁRIO, Maria da Luz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
Keywords: Leitura;Processo de avaliação de leitura;Educação básica;Sistema de Avaliação de Educação Básica - SAEB;Leitura no ensino fundamental - 9º;Descritores do SAEB;Reading;Reading assessment process;Basic education;Basic Education Assessment System - SAEB;Reading in elementary school - 9th;SAEB descriptors
Issue Date: 23-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRASIL, Maria Carmelita Miguel. Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano. 2021. 324f. Dissertação(Mestrado Profissional e Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: São frequentes os debates sobre a leitura na educação básica, centrando - se na concepção desse evento como interação entre leitor-texto-autor. Ao lado disso, o processo de avaliação da leitura também é discutido como forma de atender aos propósitos da proficiência leitora dos alunos. Nessa direção, com fulcro na Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica Saeb, esta pesquisa objetiva investigar como o processo de avaliação, por meio de instrumentos orientadores e reguladores da aprendizagem, pode contribuir para promover a competência leitora de alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Umari – Ceará, com o intuito de elaborar um material técnico em leitura de apoio ao professor. Para tanto, discutimos sobre a leitura e o processo de avaliação da competência leitora; averiguamos se as oficinas de leitura melhoram a competência leitora dos alunos; e apresentamos um Manual de apoio sobre avaliação de habilidades para aquisição de competências leitoras em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação quanti-qualitativa fundamentada nas concepções de leitura para Koch e Elias (2010), Kleiman (2012), Solé (1998); nas teorias sobre avaliação da aprendizagem nas abordagens de Perrenoud (1999), Luckesi (2005) e Hoffman (2003); bem como nas orientações sobre leitura contidas na BNCC (2018). Os resultados dessa investigação revelaram que oficinas de leitura, com base nos descritores da Matriz do Saeb, elevaram o nível de proficiência leitora dos alunos. Mediante a análise e reflexão desses resultados, elaboramos um Manual de Apoio, com oito oficinas envolvendo todas as habilidades da escala Saeb.
Abstract: Are frequent the debates about the reading in the basic education, concentrating on the conception of that event how interaction between readertextauthor. Alongside this, the reading the evaluation process is also discussed as a way to meet the purposes of students' reading proficiency. In this direction, based on the Reference Matrix of Portuguese Language of the Basic Education Evaluation SystemSaeb, this research aims to investigate how the evaluation process, by means instruments guiding and regulators of the learning, can contribute to promote the reader competence of students the ninth grade of a Municipal School of Umari Ceará, with the objective of elaborating a technical material support to the teacher about reading. To this end, we discussed about reading and the evaluation process of the in reading competence; we verified if the reading workshops extends the reader competence of the students; and we present a Manual of instructions about evaluation of the skills and competences in the reading in the classroom. Refers to a quantitative and qualitative participant action research based on the concepts of reading for Koch and Elias (2010), Kleiman (2012), Solé (1998); and in the theories about learning evaluation in the approaches of Perrenoud (1999), Luckesi (2005) and Hoffman (2003); as well as in the guidelines about reading in the PCN and in the BNCC (2018). The results of this research revealed that reading workshops based on the descriptors of the Saeb Matrix raised the level of reading proficiency reader of the students. Based on the analysis and reflection of these results, we developed a Support Manual, with eight workshops involving all the skills of the Saeb scale.
Keywords: Leitura
Processo de avaliação de leitura
Educação básica
Sistema de Avaliação de Educação Básica - SAEB
Leitura no ensino fundamental - 9º
Descritores do SAEB
Reading
Reading assessment process
Basic education
Basic Education Assessment System - SAEB
Reading in elementary school - 9th
SAEB descriptors
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20718
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CARMELITA MIGHUEL BRASIL. DISSERTAÇAO PROFLETRAS.2021.pdfMaria Carmelita Miguel Brasil. Dissertação PROFLETRAS. 20217.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.