Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20718
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRASIL, M. C. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2152374745014865pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Henrique Miguel de Lima.-
dc.contributor.advisor-co1IDSILVA, H. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6926543520029799pt_BR
dc.contributor.referee1OLEGÁRIO, Maria da Luz.-
dc.contributor.referee2BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.-
dc.description.resumoSão frequentes os debates sobre a leitura na educação básica, centrando - se na concepção desse evento como interação entre leitor-texto-autor. Ao lado disso, o processo de avaliação da leitura também é discutido como forma de atender aos propósitos da proficiência leitora dos alunos. Nessa direção, com fulcro na Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica Saeb, esta pesquisa objetiva investigar como o processo de avaliação, por meio de instrumentos orientadores e reguladores da aprendizagem, pode contribuir para promover a competência leitora de alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Umari – Ceará, com o intuito de elaborar um material técnico em leitura de apoio ao professor. Para tanto, discutimos sobre a leitura e o processo de avaliação da competência leitora; averiguamos se as oficinas de leitura melhoram a competência leitora dos alunos; e apresentamos um Manual de apoio sobre avaliação de habilidades para aquisição de competências leitoras em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa-ação quanti-qualitativa fundamentada nas concepções de leitura para Koch e Elias (2010), Kleiman (2012), Solé (1998); nas teorias sobre avaliação da aprendizagem nas abordagens de Perrenoud (1999), Luckesi (2005) e Hoffman (2003); bem como nas orientações sobre leitura contidas na BNCC (2018). Os resultados dessa investigação revelaram que oficinas de leitura, com base nos descritores da Matriz do Saeb, elevaram o nível de proficiência leitora dos alunos. Mediante a análise e reflexão desses resultados, elaboramos um Manual de Apoio, com oito oficinas envolvendo todas as habilidades da escala Saeb.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleAvaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano.pt_BR
dc.date.issued2021-04-23-
dc.description.abstractAre frequent the debates about the reading in the basic education, concentrating on the conception of that event how interaction between readertextauthor. Alongside this, the reading the evaluation process is also discussed as a way to meet the purposes of students' reading proficiency. In this direction, based on the Reference Matrix of Portuguese Language of the Basic Education Evaluation SystemSaeb, this research aims to investigate how the evaluation process, by means instruments guiding and regulators of the learning, can contribute to promote the reader competence of students the ninth grade of a Municipal School of Umari Ceará, with the objective of elaborating a technical material support to the teacher about reading. To this end, we discussed about reading and the evaluation process of the in reading competence; we verified if the reading workshops extends the reader competence of the students; and we present a Manual of instructions about evaluation of the skills and competences in the reading in the classroom. Refers to a quantitative and qualitative participant action research based on the concepts of reading for Koch and Elias (2010), Kleiman (2012), Solé (1998); and in the theories about learning evaluation in the approaches of Perrenoud (1999), Luckesi (2005) and Hoffman (2003); as well as in the guidelines about reading in the PCN and in the BNCC (2018). The results of this research revealed that reading workshops based on the descriptors of the Saeb Matrix raised the level of reading proficiency reader of the students. Based on the analysis and reflection of these results, we developed a Support Manual, with eight workshops involving all the skills of the Saeb scale.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20718-
dc.date.accessioned2021-08-20T14:18:03Z-
dc.date.available2021-08-20-
dc.date.available2021-08-20T14:18:03Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProcesso de avaliação de leiturapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectSistema de Avaliação de Educação Básica - SAEBpt_BR
dc.subjectLeitura no ensino fundamental - 9ºpt_BR
dc.subjectDescritores do SAEBpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReading assessment processpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectBasic Education Assessment System - SAEBpt_BR
dc.subjectReading in elementary school - 9thpt_BR
dc.subjectSAEB descriptorspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRASIL, Maria Carmelita Miguel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of reading competence in teaching grounds: a didactic-pedagogical support manual for reading work in the 9th grade.pt_BR
dc.identifier.citationBRASIL, Maria Carmelita Miguel. Avaliação da competência leitora no ensino fundamental: um manual de apoio didático-pedagógico para o trabalho com leitura no 9º ano. 2021. 324f. Dissertação(Mestrado Profissional e Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CARMELITA MIGHUEL BRASIL. DISSERTAÇAO PROFLETRAS.2021.pdfMaria Carmelita Miguel Brasil. Dissertação PROFLETRAS. 20217.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.