Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2071
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0626044113472639pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. F. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262057016878547pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.-
dc.contributor.referee2DANTAS NETO, José.-
dc.contributor.referee3FARIAS, Soahd Arruda Rached.-
dc.contributor.referee4MEDEIROS, Robson Antão de.-
dc.contributor.referee5MEDEIROS, Orine Dantas de.-
dc.description.resumoA crise ambiental é resultado das atitudes inconscientes do ser humano inserido em um espaço extremamente consumista, onde o processo de mudança de valores inicia-se por meio da sensibilização e conscientização para o desenvolvimento sustentável o que é objetivo da Política Nacional de Educação Ambiental- PNEA, por meio da Lei nº 9.795/99. No ensino superior, a Educação Ambiental ganhou espaço na grade curricular e extracurricular de muitas universidades em busca da consciência ambiental dos atores sociais envolvidos. O objetivo geral foi analisar as normas jurídico-institucionais e as práticas socioambientais da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG no âmbito da Mesorregião do Sertão Paraibano. Metodologicamente a pesquisa é um estudo de caso com a utilização do método hermenêutico-sistêmico. A PNEA regulamenta princípios e objetivos para a Educação Ambiental no ensino formal e informal. O Estatuto e o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFCG mencionam superficialmente a preocupação com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Avaliando as dimensões ensino, pesquisa e extensão, os Campus de Cajazeiras, Sousa, Pombal e Patos não integram nessas dimensões as questões ambientais de forma articulada e interdisciplinar, isso porque a abordagem da temática ambiental ocorre por iniciativas isoladas e fragmentadas. A adoção de práticas socioambientais esbarra na tradicionalidade do ensino, na visão verticalizada do conhecimento, na falta de sensibilização dos sujeitos e na ausência de capacitação ou formação complementar sobre a temática. O que tem minimizado essa realidade é a iniciativa de alguns professores em buscar por cursos de pós-graduação na área do meio ambiente. A relação entre as regras da PNEA e as práticas socioambientais da UFCG, na percepção dos seus diretores, coordenadores, professores, alunos e servidores, não alcançou ainda efetivação ou aplicabilidade de maneira a atingir os fundamentos da EA. Conclui-se que mesmo sendo a PNEA incisiva quanto as suas diretrizes e o seu campo de atuação, as atividades geradas pela instituição de ensino não serão capazes de inserir no homem o sentido do desenvolvimento sustentável e a conscientização na mudança de valores socioambientais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLegislação Ambientalpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleNormas jurídico-institucionais e as práticas socioambientais da Universidade Federal de Campina Grande-PB no âmbito da Mesorregião do Sertão Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2018-08-27-
dc.description.abstractThe environmental crisis is the result of unconscious attitudes of the human being inserted into an extremely consumerist space where the process of sensitization and awareness for sustainable development is the National Environmental Education Policy - PNEA by means of Law. 9,795 / 99. In higher education, Environmental Education created a curricular and extracurricular graduation course of several universities. The general objective was to analyze the juridical-institutional norms and social-environmental practices of the Federal University of Campina Grande - UFCG within the scope of the Meso-region of the Sertão Paraibano. Methodologically the research is a case study with the use of the hermeneutic-systemic method. The PNEA regulates principles and objectives for Environmental Education in formal and informal education. The Statute and the Institutional Development Plan of the UFCG mention superficially the concern with environmental preservation and sustainable development. Assessing the dimensions of teaching, research and extension, the Campuses of Cajazeiras, Sousa, Pombal and Patos do not integrate environmental issues in an articulated and interdisciplinary way in these dimensions, because the approach to the environmental theme is based on isolated and fragmented initiatives. The adoption of socio-environmental practices stop on the traditionality of teaching, on the vertical view of knowledge, on the lack of sensitization of the subjects and on the lack of training or complementary training on the subject. What has minimize this reality is the initiative of some teachers in searching for postgraduate courses in the area of the environment. The relationship between the rules of the PNEA and the socio-environmental practices of the UFCG, in the perception of its directors, coordinators, teachers, students and employees, has not yet achieved effectiveness or applicability in order to reach EA fundamentals. It is concluded that even though the PNEA is incisive regarding its guidelines and its field of activity, the activities generated by the educational institution will not be able to insert in the man the sense of sustainable development and the awareness in the change of socio-environmental values.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2071-
dc.date.accessioned2018-10-26T19:13:48Z-
dc.date.available2018-10-26-
dc.date.available2018-10-26T19:13:48Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectNormas Jurídico-Institucionaispt_BR
dc.subjectPráticas Socioambientaispt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Campina Grande-PBpt_BR
dc.subjectSertão Paraibanopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectLegal and Institutional Standardspt_BR
dc.subjectSocial and Environmental Practicespt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectAdministração educacional-
dc.subjectDireito ambiental-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALENCAR, Layana Dantas de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationALENCAR, L. D. Normas jurídico-institucionais e as práticas socioambientais da Universidade Federal de Campina Grande-PB no âmbito da mesorregião do sertão paraibano. 2018. 193f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2071pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAYANA DANTAS DE ALENCAR - TESE PPGRN 2018.pdfLayana Dantas de Alencar - Tese PPGRN 20182.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.