Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20721
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPINHEIRO, I. M. C. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7024751892852909pt_BR
dc.contributor.advisor1RÊGO, Matheus Gaudencio do.
dc.contributor.advisor1IDRÊGO, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7689109069639555pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Eliane Cristina de.
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee2IDMASSONI, T. L.pt_BR
dc.description.resumoO feedback é importante para a construção e fixação do conhecimento, mas nem sempre os professores conseguem fornecer rapidamente informação útil sobre um artefato produzido pelo aluno. Dessa forma o presente estudo analisa a eficiência da autoavaliação como possível instrumento de feedback. O experimento contou com 48 alunos do curso de Ciência da Computação que sujeitaram-se a autoavaliação em um dos exercícios propostos de programação orientada a objetos, da disciplina de Laboratório de Programação 2 (LP2), no período letivo 2019.1 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Descobrimos que, com a ajuda de um guia de correção, 32 alunos (cerca de 66,67% da amostra) realizaram uma avaliação bem próxima ao do professor, o que quer dizer que as notas das avaliações diferem em até no máximo 1 ponto, além disso foi possível constatar uma correlação de 0,817 entre a média ponderada das notas atribuída pelos alunos e a média final atribuída pelos professores, indicando uma relação positiva forte. Nos casos de divergência acima de um ponto, os alunos avaliaram-se de forma mais rigorosa que o professor da disciplina. Evidenciando-se a positividade e facilitação desse método na disciplina de LP2 no auxílio a redução do tempo de feedback para os alunos, sendo necessário realização de maiores avaliações, para posterior implantação dentro das metodologias das disciplinas de programação da UFCG.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.titleAutoavaliação na Disciplina de Programação Orientada a Objeto.pt_BR
dc.date.issued2019-07-02
dc.description.abstractFeedback is very important for the accretion and fixation of knowledge, but teachers are not always able to provide a timely response to students. Thus, the present work analyzes the applicability of self-assessment as a possible feedback instrument. The experiment counted on 48 Computer Science students who underwent self-evaluation in one of the proposed object-oriented programming course exercises, in the 2019.1 academic year of the Federal University of Campina Grande (UFCG). We found that, with the help of a correction guide, about 66.67% of the students performed an evaluation very close to that of the teacher, which means that the evaluation scores differ by up to 1 point, to verify a correlation between the weighted average of the grades attributed by the students and the final average attributed by the teachers of 0.817, indicating a strong positive relation. In cases of divergence above a point, the students evaluated themselves more rigorously than the teacher of the discipline. The positivity and facilitation of this method in the CS2 course is shown to aid in the reduction of feedback time for students, and it is necessary to carry out further evaluations, for subsequent implementation within the methodologies of the UFCG programming disciplines.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20721
dc.date.accessioned2021-08-20T16:32:01Z
dc.date.available2021-08-20
dc.date.available2021-08-20T16:32:01Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDisciplina Programação Orientada a Objetos - UFCGpt_BR
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectProgramação orientada a objetospt_BR
dc.subjectAvaliação entre parespt_BR
dc.subjectSubject Object Oriented Programming - UFCGpt_BR
dc.subjectSelf-evaluationpt_BR
dc.subjectObject-oriented programmingpt_BR
dc.subjectPeer reviewpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPINHEIRO, Igor Matheus Castor Diniz.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSelf-Assessment in the Oriented Programming Discipline a Object.pt_BR
dc.identifier.citationPINHEIRO, Igor Matheus Castor Diniz. Autoavaliação na Disciplina de Programação Orientada a Objeto. 2019. 14f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20721pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IGOR MATHEUS CASTOR DINIZ PINHEIRO - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2019.pdfIgor Matheus Castor Diniz Pinheiro - TCC Ciência da Computação 2019.313.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.