Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, J. L. D. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7093839255469565 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BARROS, Marcelo Alves de. | |
dc.contributor.advisor1ID | BARROS, M. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de. | |
dc.contributor.referee1ID | FIGUEIREDO, J. C. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | MASSONI, Tiago Lima. | |
dc.contributor.referee2ID | MASSONI, T. L. | pt_BR |
dc.description.resumo | É comum a visão de que testes servem apenas para mensurar aprendizado e que aprendizagem acontece apenas durante o estudo, sem contar a forma predominante de transmissão de conteúdo que seria através de aulas expositivas, inclusive na área de Ciência da Computação. Como resultado, temos um processo de ensino que, por vezes, vai de encontro ao funcionamento biológico do cérebro, ao afirmar, por exemplo, que testes possuem um papel neutro no processo de aprendizagem (i.e. só se aprende durante o estudo). Nesse sentido, este trabalho descreverá proposições sobre testes e estratégias para as aulas baseadas na psicologia cognitiva, de modo a melhorar o processo de ensino em tópicos da Ciência da Computação (e.g. Algoritmos e Estrutura de Dados). Caso os docentes adotem essas estratégias, tanto a retenção dos conteúdos no longo prazo quanto a aprendizagem dos discentes podem aumentar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação. | pt_BR |
dc.title | Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-07-02 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723 | |
dc.date.accessioned | 2021-08-20T16:46:49Z | |
dc.date.available | 2021-08-20 | |
dc.date.available | 2021-08-20T16:46:49Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino ativo | pt_BR |
dc.subject | Ensino focado em testes | pt_BR |
dc.subject | Educação em Ciência da Computação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem em Ciência da Computação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Active teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching focused on tests | pt_BR |
dc.subject | Computer Science Education | pt_BR |
dc.subject | Computer Science Teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning in Computer Science | pt_BR |
dc.subject | Cognitive Psychology | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Jobson Lucas Dias da. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Test me soon I learn: propositions for formulations of a pedagogical plan focused on tests aimed at teaching of Computer Science. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Jobson Lucas Dias da. Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723 | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOBSON LUCAS DIAS DA SILVA - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2019.pdf | Jobson Lucas Dias da Silva - TCC Ciência da Computação 2019. | 404.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.