Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. L. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7093839255469565pt_BR
dc.contributor.advisor1BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.advisor1IDBARROS, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1101332313551029pt_BR
dc.contributor.referee1FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de.
dc.contributor.referee1IDFIGUEIREDO, J. C. A.pt_BR
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee2IDMASSONI, T. L.pt_BR
dc.description.resumoÉ comum a visão de que testes servem apenas para mensurar aprendizado e que aprendizagem acontece apenas durante o estudo, sem contar a forma predominante de transmissão de conteúdo que seria através de aulas expositivas, inclusive na área de Ciência da Computação. Como resultado, temos um processo de ensino que, por vezes, vai de encontro ao funcionamento biológico do cérebro, ao afirmar, por exemplo, que testes possuem um papel neutro no processo de aprendizagem (i.e. só se aprende durante o estudo). Nesse sentido, este trabalho descreverá proposições sobre testes e estratégias para as aulas baseadas na psicologia cognitiva, de modo a melhorar o processo de ensino em tópicos da Ciência da Computação (e.g. Algoritmos e Estrutura de Dados). Caso os docentes adotem essas estratégias, tanto a retenção dos conteúdos no longo prazo quanto a aprendizagem dos discentes podem aumentar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.titleTestam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação.pt_BR
dc.date.issued2019-07-02
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723
dc.date.accessioned2021-08-20T16:46:49Z
dc.date.available2021-08-20
dc.date.available2021-08-20T16:46:49Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino ativopt_BR
dc.subjectEnsino focado em testespt_BR
dc.subjectEducação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia Cognitivapt_BR
dc.subjectActive teachingpt_BR
dc.subjectTeaching focused on testspt_BR
dc.subjectComputer Science Educationpt_BR
dc.subjectComputer Science Teachingpt_BR
dc.subjectLearning in Computer Sciencept_BR
dc.subjectCognitive Psychologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Jobson Lucas Dias da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTest me soon I learn: propositions for formulations of a pedagogical plan focused on tests aimed at teaching of Computer Science.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Jobson Lucas Dias da. Testam-me logo aprendo : proposições para formulações de um plano pedagógico focado em testes voltado ao ensino de Ciência da Computação. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20723pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOBSON LUCAS DIAS DA SILVA - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2019.pdfJobson Lucas Dias da Silva - TCC Ciência da Computação 2019.404.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.