Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20731
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVASCONCELOS, L. M. P. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0027415857553178pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES FILHO, Antônio.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES FILHO, A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5985506190794929pt_BR
dc.contributor.referee1CASTRO, Anúbes Pereira de.-
dc.contributor.referee1IDCASTRO, A. P.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822110908206236pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Aíssa Romina do Nascimento.-
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, A. R. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0848329182172810pt_BR
dc.description.resumoA história tem sempre algo a revelar e com o ensino técnico tecnológico não poderia ser diferente. A Escola Agrotécnica Federal de Sousa passou por inúmeros desafios, que trouxeram crescimento e desenvolvimento para uma região, assim, este estudo se propôs a contar essa trajetória utilizando fontes de investigação, a exemplo do livro: O tempo esquadrinhado de autoria de Francisco Cicupira de Andrade Filho, lançado em 2017 pela edição do autor em Sousa-Paraíba, e através de relatos de pessoas indiretamente envolvidas. O objetivo foi analisar as práticas que levaram a Escola Agrotécnica Federal de Sousa ao desenvolvimento socioeconômico da região. Utilizou-se como metodologia a investigação bibliográfica e os resultados foram dispostos através de nuvem de ideias apresentadas em textos e entrevistas realizadas por um instrumento semi-estruturado. O resultado apontou duas categorias: Refletindo sobre a gestão escolar técnica; e Formação técnica. Estas ao serem analisadas apontam o reconhecimento social da importância da Escola no município e na vida das pessoas de maneira pessoal e profissional, dos desafios vividos, e do importante papel de uma gestão preparada e engajada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência e Tecnologia Agroindustrial.pt_BR
dc.titleGestão na educação profissional e tecnológica: Escola Agrotécnica Federal de Sousa.pt_BR
dc.date.issued2021-02-05-
dc.description.abstractHistory always has something to reveal and with technical and technological education it could n‟t be different. The Agrotécnica School Sousa Federate underwent numerous challenges, which brought growth and development to a region, thus, this study set out to tell this trajectory using research sources, like the book: The time scanned by Francisco Cicupira de Andrade Filho, launched in 2017 by the author's edition in Sousa- Paraíba, and through reports from people indirectly involved. The objective was to analyze the practices that led the Agrotécnica School Sousa Federate to the socioeconomic development of the region. Bibliographic research was used as methodology and the results were displayed through a cloud of ideas presented in texts and interviews carried out by a semi-structured instrument. The result pointed out two categories: Reflecting on technical school management; and Technical training. These, when analyzed, point to the social recognition of the importance of School in the municipality and in people's lives in a personal and professional way, of the challenges experienced, and of the important role of a prepared and engaged management.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20731-
dc.date.accessioned2021-08-20T17:28:21Z-
dc.date.available2021-08-20-
dc.date.available2021-08-20T17:28:21Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectEnsino profissionalizantept_BR
dc.subjectVocational educationpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socioeconômico regionalpt_BR
dc.subjectRegional socioeconomic developmentpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectSocial participationpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVASCONCELOS, Lindarleyde Maria Pires Lira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeManagement in professional and technological education: Federal Agrotechnical School of Sousa.pt_BR
dc.identifier.citationVASCONCELOS, L. M. P. L. Gestão na educação profissional e tecnológica: Escola Agrotécnica Federal de Sousa. 2021. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LINDARLEYDE MARIA PIRES LIRA DE VASCONCELOS - DISSERTAÇÃO PPGSA PROFISSIONAL 2021.pdfLindarleyde Maria Pires Lira de Vasconcelos – Dissertação PPGSA Profissional 2021.529.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.