Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20753
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROCHA, L. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967141886201089pt_BR
dc.contributor.advisor1MARINHO, Leandro Balby.
dc.contributor.advisor1IDMARINHO, L. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728312501032061pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.
dc.contributor.referee1IDCAMPELO, C. E. C.pt_BR
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee2IDMASSONI, T. L.pt_BR
dc.description.resumoCom a quantidade de dados disponibilizados na Internet nos últimos anos relacionados ao futebol, surgiu o interesse de conhecer mais sobre o esporte e tentar prever resultados de partidas a partir do conhecimento adquirido com resultados históricos. Este trabalho propõe um método para predição de resultados de partidas de futebol utilizando mineração de dados. Para tal, foram feitas extrações de dados a partir de portais online e sites de casas de apostas que oferecem dados publicamente, para formação de uma base de dados integrada. Em seguida, foi aplicado um processo de limpeza, organização e derivação de dados, para que algoritmos de aprendizagem de máquina pudessem buscar padrões implícitos nos dados, com o intuito de obter o melhor valor de predição. Foram alcançados acertos superiores aos das casas de apostas as quais, por si só, podem ser consideradas boas preditoras. Na predição de vitória do time da casa, por exemplo, foi obtido um valor de predição 12,14 % superior ao das casas de apostas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.titleVencendo o jogo.pt_BR
dc.date.issued2019-07-02
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20753
dc.date.accessioned2021-08-20T19:55:35Z
dc.date.available2021-08-20
dc.date.available2021-08-20T19:55:35Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPredição de resultados - futebolpt_BR
dc.subjectFutebol – predição de resultadospt_BR
dc.subjectApostaspt_BR
dc.subjectCasas de apostaspt_BR
dc.subjectAlgoritmos preditivospt_BR
dc.subjectGradient Boostingpt_BR
dc.subjectResults prediction - footballpt_BR
dc.subjectFootball – predicting resultspt_BR
dc.subjectBetspt_BR
dc.subjectBookmakerspt_BR
dc.subjectPredictive algorithmspt_BR
dc.subjectGradient Boostingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROCHA, Lucas Barros.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWinning the game.pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Lucas Barros. Vencendo o jogo. 2019. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20753pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS BARROS ROCHA - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2019.pdfLucas Barros Rocha - TCC Ciência da Computação 2019.860.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.