Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20768
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCASADO, W. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5918770916990317pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Jorge Alves de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, J. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, JORGE ALVESpt_BR
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, JORGE ALVES DEpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0226886239142027pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Marcio Camargo de.-
dc.contributor.referee1IDMELO, Marcio Camargo dept_BR
dc.contributor.referee1IDMELO, MÁRCIO CAMARGO DEpt_BR
dc.contributor.referee1IDMELO, MÁRCIO C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1108807754131336pt_BR
dc.contributor.referee2FRANCO, Célia Maria Rufino.-
dc.contributor.referee2IDFRANCO, C.M.R.pt_BR
dc.contributor.referee2IDRUFINO FRANCO, C.Mpt_BR
dc.contributor.referee2IDRUFINO FRANCO, C.M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728798138944094pt_BR
dc.description.resumoCom a implementação do PIBID nas escola da rede publica estadual nos municípios de Cuité e Picuí, surgiu no contexto escolar uma forma de cooperação e troca de experiência entre a Universidade e a realidade do Ensino Médio na região contemplada com o projeto, em especial no conteúdo de Matemática. Contudo, avaliar o processo de qualidade percebida com a implementação do PIBID envolve um conjunto de fatores ou variáveis que nem sempre podem ser mensuradas. Pode-se, no entanto, utilizar alguns testes estatísticos para se ter uma ideia de comportamento quantitativo de uma variável em particular para realização de uma análise da melhoria da qualidade percebida em função dos índices de aprovação e reprovação. Com esse objetivo, o teste t de Student ou somente "teste t" é um teste de hipótese que usa conceitos estatísticos para rejeitar ou não uma hipótese nula quando a estatística de teste segue uma distribuição t de Student. Essa premissa foi utilizada devido a estatística de teste ter seguido uma distribuição normal, onde esta suposição foi comprovada através do teste de normalidade de Shapiro-Wilk e análise gráfica do Q-Q plot, associado a esta pressuposição existe o fato de desconhecimento da variância populacional, com esse ajuste, a estatística de teste passou a seguir uma distribuição t de Student. Os alunos foram avaliados antes e após a implantação do PIBID para o parâmetro média. Estatísticas descritivas e testes de normalidade (Shapiro-Wilk) foram utilizadas para todas as variáveis. Testes t de Student para dados emparelhados foram utilizados para investigar o impacto da implantação do projeto. Não foram observadas melhoras significativas (p-valor menor ou igual 0,05) para as médias quando comparados os dois anos para os diversos grupos avaliados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleUma aplicação do teste T de Student para grupo de alunos antes e depois do PIBID.pt_BR
dc.date.issued2013-04-22-
dc.description.abstractWith the implementation of PIBID in schools in the state public network in the municipalities of Cuité and Picuí, emerged in the school context a form of cooperation and exchange of experience between the University and the reality of High School in the region covered by the project, in special in Mathematics content. However, evaluating the perceived quality process with the implementation of PIBID involves a set of factors or variables that do not always can be measured. You can, however, use some statistical tests to have a idea of ​​quantitative behavior of a particular variable to carry out a analysis of perceived quality improvement as a function of pass and disapproval rates. For this purpose, Student's t-test or just "t-test" is a hypothesis test that uses statistical concepts to reject or not a null hypothesis when the test statistic follows a Student t distribution. This assumption was used due to the test statistic have followed a normal distribution, where this assumption was proven through the test of Shapiro-Wilk normality and graphical analysis of the Q-Q plot, associated with this assumption there is the fact of ignorance of the population variance, with this adjustment, the statistic of test went on to follow a Student t distribution. Students were evaluated before and after the implementation of PIBID for the average parameter. Descriptive statistics and tests of normality (Shapiro-Wilk) were used for all variables. Student's t tests for Paired data were used to investigate the impact of project implementation. There were no significant improvements (p-value less than or equal to 0.05) for the means when comparing the two years for the different groups evaluated.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20768-
dc.date.accessioned2021-08-23T13:45:37Z-
dc.date.available2021-08-23-
dc.date.available2021-08-23T13:45:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectStudent - testept_BR
dc.subjectMatemática - teste de normalidadept_BR
dc.subjectMatemática - teste de hipótesept_BR
dc.subjectEstatística descritivapt_BR
dc.subjectEstatística inferencialpt_BR
dc.subjectTestes estatísticospt_BR
dc.subjectPIBID - CES - testept_BR
dc.subjectStudent - testpt_BR
dc.subjectMathematics - normality testpt_BR
dc.subjectMathematics - Hypothesis Testpt_BR
dc.subjectDescriptive statisticspt_BR
dc.subjectInferential Statisticspt_BR
dc.subjectStatistical testspt_BR
dc.subjectEstudiante - pruebapt_BR
dc.subjectMatemáticas - prueba de normalidadpt_BR
dc.subjectMatemáticas - Prueba de hipótesispt_BR
dc.subjectEstadísticas descriptivaspt_BR
dc.subjectEstadística inferencialpt_BR
dc.subjectPruebas estadísticaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCASADO, Wellison Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn application of Student's T test for groups of students before and after PIBID.pt_BR
dc.title.alternativeUna aplicación de la prueba T de Student para grupos de estudiantes antes y después de PIBID.pt_BR
dc.identifier.citationCASADO, Wellison Gomes. Uma aplicação do teste T de Student para grupo de alunos antes e depois do PIBID. 2013. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenCon la implementación del PIBID en las escuelas de la red pública estatal en los municipios de Cuité y Picuí, emergió en el contexto escolar una forma de cooperación e intercambio de experiencias entre los Universidad y la realidad del Bachillerato en la región cubierta por el proyecto, en especial en contenido matemático. Sin embargo, evaluar el proceso de calidad percibida con La implementación del PIBID involucra un conjunto de factores o variables que no siempre se puede medir. Sin embargo, puede utilizar algunas pruebas estadísticas para tener una idea del comportamiento cuantitativo de una variable particular para llevar a cabo una análisis de la mejora de la calidad percibida en función de las tasas de aprobación y desaprobación. Para este propósito, la prueba t de Student o simplemente la "prueba t" es una prueba de hipótesis que utiliza conceptos estadísticos para rechazar o no una hipótesis nula cuando el estadístico de prueba sigue una distribución t de Student. Esta suposición se utilizó debido a la estadística de prueba han seguido una distribución normal, donde esta suposición fue probada a través de la prueba de Normalidad de Shapiro-Wilk y análisis gráfico del gráfico Q-Q, asociado con este supuesto existe el hecho de desconocimiento de la varianza poblacional, con este ajuste, la estadística de La prueba pasó a seguir una distribución t de Student. Los estudiantes fueron evaluados antes y después de la implementación de PIBID para el parámetro promedio. Estadística descriptiva y pruebas de Se utilizó normalidad (Shapiro-Wilk) para todas las variables. Pruebas t de Student para Se utilizaron datos emparejados para investigar el impacto de la implementación del proyecto. No se observaron mejoras significativas (valor p menor o igual a 0.05) para las medias al comparar los dos años para los diferentes grupos evaluados.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WELLISON GOMES CASADO - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2013.pdfWellison Gomes Casado - TCC Licenciatura em Matemática CES 20137.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.