Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20770
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFARIAS, G. E. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1234871247834299pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, CLÁUDIA P.F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1061754959515693pt_BR
dc.contributor.referee1APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDAPOLINÁRIO, M. O.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5934335225871856pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, Ramilton Marinho.-
dc.contributor.referee2IDCOSTA, R. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962940713009254pt_BR
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma importante modalidade de ensino que surgiu para suprir as necessidades das pessoas que não tiveram oportunidade de frequentar ou dar continuidade aos seus estudos na educação básica. Dentro dessa temática, surge a economia solidária, que vem ganhando espaço nas discussões a respeito dessa modalidade de ensino, tendo em vista as suas características e possibilidades de inserção dos sujeitos da EJA no mundo do trabalho. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho foi investigar de que forma a EJA, a Economia Solidária e o trabalho, são percebidos por professores e alunos da Escola Municipal Manoel Cassimiro Gomes, localizada no município de Coronel Ezequiel - RN. A investigação se desenvolveu através de uma pesquisa descritiva, onde foi utilizado como instrumento de coleta de dados questionários respondidos pelos alunos (19) e professores (08), a fim de traçar o perfil de ambos, bem como investigar os conhecimentos e percepções através de perguntas que abordaram a modalidade de ensino EJA, e a presença de conteúdos voltados para a Economia Solidária e o Trabalho, no ambiente escolar. Verificou-se a ausência de conhecimento sobre a Economia solidária, tanto por alunos, como por professores. Isso se dá em decorrência da formação recebida pelos professores. Além disso, constatou-se que um dos principais motivos para que os jovens e adultos retornem à sala de aula, é a expectativa de conseguir um melhor emprego. Dessa forma, a inserção de temas relacionados à economia solidária e ao trabalho torna-se importante, pois esta articulação pode provocar mudanças sociais, políticas, educacionais e econômicas na vida dos jovens e adultos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação de Adultospt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos, economia solidária e trabalho: percepção de alunos e professores.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThe Educação de Jovens e Adultos (EJA) is an important modality of teaching method that has emerged to meet the needs of people who have not had opportunity to attend or continue their studies in basic education. Under this theme, solidarity economy arises, which has been gaining space in the discussions about this modality of teaching method, in view of their characteristics and possibilities of insertion of the subjects of the EJA in the working world. Therefore, the main purpose of this work was to investigate how the EJA, the Solidary Economy and the work, are perceived by teachers and students of the Municipal School Manoel Cassimiro Gomes, localized at Coronel Ezequiel - RN. The research was developed through a descriptive study, which was used as questionnaire data collection by students (19) and teachers (08) were used as a tool for collecting data, in order to trace the profile of both, as well as to investigate knowledge and perceptions through questions that addressed the teaching modality EJA, and the presence of contents geared for the Solidarity Economy and Work, in the school environment. lt was verified that there is a lack of knowledge about the Solidarity Economy, both by students and by teachers. This is dueto the training received by teachers. Furthermore, it was found that one of the main reasons for young people and adults to return to the classroom is the expectation of a better job. In this way, the inclusion of themes related to solidarity economy and work becomes important, as this coordination can cause social, political, educational and economic changes in the lives of young people and adults.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20770-
dc.date.accessioned2021-08-23T14:19:07Z-
dc.date.available2021-08-23-
dc.date.available2021-08-23T14:19:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectSolidarity economypt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTrabajapt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Géisa Emanuelle Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeYouth and adult education, solidarity economy and work: perceptions of students and teachers.pt_BR
dc.title.alternativeEducación de jóvenes y adultos, economía solidaria y trabajo: percepciones de estudiantes y profesores.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Géisa Emanuelle Silva. Educação de jovens e adultos, economia solidária e trabalho: percepção de alunos e professores. 2017. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
dc.description.resumenLa Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) es una modalidad de enseñanza importante que surgió para satisfacer las necesidades de las personas que no tuvieron la oportunidad de Asistir o continuar sus estudios en educación básica. dentro de esto temática, surge la economía solidaria, que ha ido ganando espacio en las discusiones del respeto de esta modalidad docente, dadas sus características y Posibilidades de inserción de las asignaturas EJA en el mundo laboral. En eso En este sentido, el principal objetivo de este trabajo fue investigar cómo la EJA, la La economía solidaria y el trabajo son percibidos por profesores y alumnos de la Escuela Municipal Manoel Cassimiro Gomes, ubicado en el municipio de Coronel Ezequiel - RN La investigación se desarrolló a través de una investigación descriptiva, donde se utilizado como instrumento de recolección de datos cuestionarios respondidos por el estudiantes (19) y docentes (08), con el fin de perfilar ambos, así como investigar el conocimiento y las percepciones a través de preguntas que abordan el Modalidad docente EJA, y presencia de contenidos enfocados a la Economía Solidaridad y Trabajo, en el ámbito escolar. Se verificó la ausencia de conocimientos sobre Economía Solidaria, tanto por parte de alumnos como de profesores. Esto se debe a la formación recibida por los profesores. Además, Se encontró que una de las principales razones para que los jóvenes y adultos regresen a la aula, es la expectativa de conseguir un mejor trabajo. Por lo tanto, la la inserción de temas relacionados con la economía solidaria y el trabajo se convierte en importante, ya que esta articulación puede provocar cambios sociales y políticos, condiciones educativas y económicas en la vida de jóvenes y adultos.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GÉISA EMANUELLE SILVA FARIAS - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2017.pdfGéisa Emanuelle Silva Farias - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 201711.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.