Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, I. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8339948515164808pt_BR
dc.contributor.advisor1MORAIS, Crislene Rodrigues da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDMORAIS, C. R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255608881036504pt_BR
dc.contributor.referee1VELOSO, Isis Tatiane de Barros Macêdo.-
dc.contributor.referee1IDVELOSO, I. T. B. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6335832410995233pt_BR
dc.contributor.referee2ALTIDIS, Marina Elizabeth Dias.-
dc.contributor.referee2IDALTIDIS, M. E. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1197533603380870pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco a Educação Matemática no contexto da Economia Solidária e tem como propósito compreender alguns aspectos da Etnomatemática no Empreendimento Econômico Solidário das ''Mulheres de Assis". Concebendo que a Matemática é uma atividade intrínseca ao desenvolvimento de nossas tarefas do cotidiano, o presente trabalho teve como propósito identificar, num primeiro momento, os saberes matemáticos e as dificuldades encontradas pelas integrantes deste empreendimento no trato com o conhecimento matemático. O enfoque teórico fundamenta-se nos princípios da Etnomatemática e Economia Solidária, trazendo também discussões sobre Educação de Jovens e Adultos, Empoderamento das mulheres e Autogestão. O sujeito da pesquisa é um grupo de mulheres cujas ocupações predominantes são de donas de casa e agricultoras, com baixo grau de escolaridade, que apresentam dificuldades para complementar a renda familiar e não tem outra perspectiva profissional. Moradoras do assentamento rural de Padre Assis do município do Sossego/PB e que constituem um Empreendimento Solidário de Criação Coletiva de Galinhas Caipira. A metodologia empregada tem caráter qualitativo e caracteriza-se como pesquisa - ação, e a coleta de dados ocorreu por meio da observação participante e de entrevistas não estruturadas, semi estruturadas e análise documental. Após a análise dos dados obtidos, pode-se verificar a necessidade de uma abordagem pedagógica em Matemática a fim de buscar a autogestão dos sujeitos de pesquisa. As análises indicaram que os saberes matemáticos, pautados principalmente na realização do trabalho colaborativo e de cooperação entre as sócias, apresentam algumas dificuldades enfrentadas por elas e apontam para a necessidade de uma melhor compreensão de alguns conhecimentos matemáticos empregados no cotidiano do empreendimento. Contudo. há uma demanda específica à Educação Matemática que se refere aos conhecimentos matemáticos necessários para favorecer a autogestão no quesito contábil de tal empreendimento, uma vez que seus integrantes precisam se apropriar de saberes matemáticos inerentes às atividades que realizam, os quais foram parcialmente apresentados e deixados como proposta através deste estudo para serem futuramente aplicados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA importância da etnomatemática e da autogestão no empreendimento econômico solidário das '' mulheres de Assis'' Sossego PB.pt_BR
dc.date.issued2017-05-
dc.description.abstractThis work focuses on Mathematics Education in the context of Solidarity Economy and its aim isto understand some aspects of Ethnomathematics in the Solidarity Economic Development o f the "Mulheres de Assis". Conceiving that Mathematics is an intrinsic activity to the development of our daily tasks, the present work had as its purpose to identify, in a first moment, the mathematical knowledge and the difficulties found by the members of this enterprise in the deal with the mathematical knowledge. The theoretical approach is based on the principies of Ethnomathematics and Solidarity Economy, also bringing discussions on Youth and Adult Education, Women Empowerment and Self- Management. The subject of the research is a group of women whose predominant occupations are housewives and women farmers, with a low levei of schooling, who present difficulties to complement the family income and do not have another profession perspective. Residents of the rural settlement of Padre Assis in the municipality of Sossego/PB and that constitute a Solidarity Development of Collective Creation of Chickens. The methodology used is qualitative and is characterized as action-research, and the data collection occurred through the participant observation and the unstructured and semi-structured interviews. After analyzing the obtained data, it is possible to the necessity o f a pedagogical approach in Mathematics in arder to seek the self-management of the research subjects. The analyzes indicated that mathematical knowledge, based mainly on the accomplishment of collaborative work and cooperation among the members, present some difficulties faced by them and point to the need for a better understanding of some mathematical knowledge used in the daily life of the enterprise. However, there is a specific demand for Mathematics Education that refers to the mathematical knowledge required to promote the self-management in the accounting item of such enterprise, since its members need to appropriate themselves of inherent mathematical knowledge in the activities they perform, which were partially presented and left as a proposal through this study to be applied in the future.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20772-
dc.date.accessioned2021-08-23T15:10:26Z-
dc.date.available2021-08-23-
dc.date.available2021-08-23T15:10:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEmpoderamento femininopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectSolidarity economypt_BR
dc.subjectFemale empowermentpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectFamily farmingpt_BR
dc.subjectEmpoderamiento femeninopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Ivanielma Santos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of ethnomathematics and self-management in the solidarity economic enterprise of the ''women of Assis'' Sossego PB.pt_BR
dc.title.alternativeLa importancia de la etnomatemática y la autogestión en la empresa económica solidaria de las '' mujeres de Assis '' Sossego PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Ivanielma Santos de. A importância da etnomatemática e da autogestão no empreendimento econômico solidário das '' mulheres de Assis'' Sossego PB. 2017. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo se centra en la Educación Matemática en el contexto de la Economía. Solidaridad y tiene como objetivo comprender algunos aspectos de la Etnomatemática en Empresa Económica Solidaria de las '' Mujeres de Assis '. La matemática es una actividad intrínseca al desarrollo de nuestras tareas en el vida cotidiana, este trabajo tuvo como objetivo identificar, en un primer momento, el conocimiento matemático y las dificultades encontradas por los miembros de este emprendimiento en el manejo del conocimiento matemático. El enfoque teórico se basa en los principios de Etnomatemática y Economía Solidaria, aportando también debates sobre educación de jóvenes y adultos, empoderamiento de la mujer y Autogestión. El sujeto de investigación es un grupo de mujeres cuyas ocupaciones Los grupos predominantes son amas de casa y agricultores, con bajo nivel educativo, que tienen dificultades para complementar los ingresos familiares y no tienen otra perspectiva profesional. Habitantes del asentamiento rural de Padre Assis en el municipio de Sossego / PB y que constituyen una Empresa Solidaria para la Creación Colectiva de Pollos de corral. La metodología utilizada tiene un carácter cualitativo y se caracteriza por la investigación-acción y la recopilación de datos se llevaron a cabo a través de la observación participante y entrevistas no estructuradas, semiestructuradas y análisis de documentos. Después de analizar el datos obtenidos, se puede verificar la necesidad de un enfoque pedagógico en Matemáticas para buscar la autogestión de los sujetos de investigación. Los análisis indicaron que el conocimiento matemático, basado principalmente en la realización del trabajo La colaboración y cooperación entre los miembros presenta algunas dificultades. que enfrentan y señalan la necesidad de una mejor comprensión de algunos Conocimientos matemáticos utilizados en la vida diaria de la empresa. Sin embargo. hay una demanda específica de Educación Matemática que se refiere al conocimiento matemáticos necesarios para favorecer la autogestión en el aspecto contable de tales empresa, ya que sus miembros necesitan conocimientos adecuados matemáticas inherentes a las actividades que realizan, que fueron parcialmente presentado y dejado como propuesta a través de este estudio para ser en el futuro aplicado.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVANIELMA SANTOS DE SOUZA - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2017.pdfIvanielma Santos de Souza - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 201711.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.