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Title: Brincadeiras e interações na educação infantil em tempos de ensino remoto: percepções docentes.
Other Titles: Plays and interactions in early childhood education in times of remote education: teachers' perceptions.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Lucinalva Ferreira da Mota.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Rayffi Gumercindo Pereira de.
Keywords: Ensino remoto;Educação infantil;Brincadeira e interação;Educação contextualizada;Aprendizagem significativa;Estudo de percepção;Remote teaching;Early childhood education;Play and interaction;Contextualized education;Meaningful learning;Study of perception
Issue Date: 20-Jul-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Lucinalva Ferreira da Mota. Brincadeiras e interações na educação infantil em tempos de ensino remoto: percepções docentes. 2021. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20776
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho volta seu olhar para compreender, a partir da visão das professores de Educação Infantil, como o ensino remoto interferiu nos processos de interação e nas brincadeiras com as crianças pequenas. Para entender a totalidade do contexto em que a Educação Infantil está inserida, a investigação foi feita a partir dos pressupostos teóricos e epistemológicos que fundamentam a abordagem qualitativa, numa perspectiva crítico-dialética, a partir das reflexões em Gamboa 2007, Severino 2001, Bodgan e Biklen 1982. A análise de conteúdo foi subsidiada a partir das categorias: práxis apoiado em Freire 2013, mediação e hegemonia a partir das concepções de Cury 1985. Já as categorias teóricas de análise foram: Educação Infantil apoiadas em Ariés 1981, Kuhlmann Junior 2000, Estatuto da criança e do Adolescente 1990 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 93 9496; Interação e Brincadeira a partir das Diretrizes Curriculares Nacional 1998; Ensino Remoto com base no parecer 5/2020 do Conselho nacional de Educação. Educação Contextualizada e Aprendizagem Significativa apoiado em Carvalho e Reis 2013, Martins 2006, e Nogueira 2015. O locus da pesquisa foi o Município de Sumé PB e os sujeitos colaboradores foram professoras da Educação Infantil. Assim, o trabalho foi desenvolvido com três procedimentos de pesquisa: o estudo exploratório a partir do levantamento das produções acadêmicas da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação e da Sistemoteca da Universidade Federal de Campina Grande no Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido; a análise documental, afim de favorecer a construção de dados teve por base as concepções de Fonseca 2002, o questionário apoiado em Gil 1999, e a apreensão de sentidos e significados do conhecimento apoiado em Aguiar, Soares e Machado 2015. A concepção de Educação Infantil, que norteia esse trabalho é concebida a partir da Lei de Diretrizes e Bases, como a primeira etapa da Educação Básica 9394/96. O marco normativo da Educação Infantil foi ampliado a partir das contribuições de Vygotskyb 1997/1998, que referencia a interação entre os seres humanos como fundamental para o seu desenvolvimento enquanto ser social, e a brincadeira é entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem específicas são elementos essenciais para a construção de sua personalidade e compreensão da realidade na qual se insere. A pesquisa evidenciou que as interações na educação infantil no contexto das aulas remotas está acontecendo, no entanto, de forma limitada mediada por recursos tecnológicos. A pesquisa revelou que a pandemia ao suscitar a suspensão das aulas e atividades presenciais, evidenciou ainda mais as desigualdades sociais, econômicas e educacionais, mas também explicitou as particularidades de cada etapa da Educação Básica, e a necessidade dos sujeitos em cada uma delas. Educar bebês e crianças pequenas da educação infantil durante a pandemia, com todos os protocolos e limites impostos pela Covid-19, é um dos desafios que se impõem às professoras.
Abstract: The present assignment turns its look to understand, from the view of Children’s Education teachers, how distance learning interfered in interaction processes and in games with little children. To understand the totality context in which children’s Education is inserted, the investigation was based on the theoretical and epistemological presupposed that underlie the qualitative approach, from a critical-dialectical perspective, based on the reflections in Gamboa 2007, Severino 2001, Bodgan and Biklen 1982. The content analysis was subsidized on the categories: praxis supported on Freire 2013, mediation and hegemony as of on Cury's 1985 conceptions. The theoretical categories of analysis were: Children's Education supported by Ariés 1981, Kuhlmann Junior 2000, the Child and Adolescent Statute 1990, and the Education Directives and Bases Law 93 9496; Interaction and game on the 1998 National Curriculum Directives; Remote Learning based on the seem 5/2020 of the National Education Council. Contextualized Education and Meaningful Learning supported by Carvalho and Reis 2013, Martins 2006, and Nogueira 2015. The locus of the research was the Municipality of Sumé PB and the collaborating subjects were Children's Education teachers. So, the work was developed with three research procedures: the exploratory study on the a survey of the academic productions of the National Association of postgraduate Studies and Research in Education and of the Systemoteca of the Federal University of Campina Grande in the Specialization Course in Contextualized Education for Living with the Semiarid; The document analysis, to order favor database construction, was based on Fonseca's 2002 conceptions, the questionnaire supported by Gil 1999, and the apprehension of senses and meanings of knowledge supported by Aguiar, Soares, and Machado 2015. The conception of Children's Education that guides this work is conceived from the Law of Directives and Bases, as the first stage of Basic Education 9394/96. The normative mark of Children's Education was expanded from the contributions of Vygotskyb 1997/1998, which refers to the interaction between human beings as fundamental to their development as social beings, and game is understood as the child's social activity, whose specific nature and origin are essential elements for the construction of his personality and understanding of the reality in which he is inserted. The research evidenced that the interactions in early children's education in the context of remote classes are happening, however, in a limited way mediated by technological resources. The research revealed that the pandemic arouse the suspension of classes and classroom activities, evidenced highlighted social, economic, and educational inequalities, but also made explicit the particularities of each stage of Basic Education, and the needs of the subjects in each one of them. Educate babies and children in early children's education during the pandemic, with all the protocols and limits imposed by Covid-19, is one of the challenges teachers face.
Keywords: Ensino remoto
Educação infantil
Brincadeira e interação
Educação contextualizada
Aprendizagem significativa
Estudo de percepção
Remote teaching
Early childhood education
Play and interaction
Contextualized education
Meaningful learning
Study of perception
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20776
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