Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20777
Title: Gestão escolar na legislação da Educação do Campo e no cotidiano das escolas do campo do município de São João do Tigre.
Other Titles: School management in the Education legislation of the Field and in the daily life of schools in the field of municipality of São João do Tigre.
???metadata.dc.creator???: VENTURA, Elânia Nogueira do Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Isaac Alexandre da.
Keywords: Educação do Campo;Escolas do campo;Gestão escolar;Legislação – Educação do Campo;São João do Tigre – PB – Escolas do campo;Rural education;Countryside schools;School management;Legislation - Countryside Education;São João do Tigre – PB – Country schools
Issue Date: 10-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VENTURA, Elânia Nogueira do Nascimento. Gestão escolar na legislação da Educação do Campo e no cotidiano das escolas do campo do município de São João do Tigre. 2021. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20777
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem o intuito de analisar a Gestão Escolar para Educação do Campo e como esta interfere nas Escolas do Campo/Deslocadas, obtendo através deste estudo, um maior entendimento acerca do que seja gestão escolar e suas relevâncias na educação do campo em São João do Tigre. Apresentamos como objetivo compreender as relações entre as concepções de gestão escolar na legislação da educação do campo com a gestão escolar de duas escolas do campo do município de São João do Tigre-PB. Buscamos refletir a importância da Gestão Escolar da Educação do Campo e obtivemos através deste estudo, um maior entendimento acerca do que seja gestão escolar na educação do campo. Temos objetivos específicos: Identificar as concepções de gestão escolar presentes na Legislação sobre Educação do Campo; Caracterizar o modelo de Gestão Escolar presentes nas Escolas do Campo/Deslocadas no município de São João do Tigre - PB; Relacionar a legislação sobre Gestão Escolar com o modelo de Gestão presente no município de São João do Tigre – PB. O interesse por essa temática surgiu após assumir a gestão de uma Escola do Campo, onde surgiram algumas inquietações acerca dos processos legais que subsidiam o modelo de gestão vigente no município. O estudo tem por base teórica os estudos desenvolvidos sobre a temática, dentre os quais se destacam a contribuição Frigotto (2011), Minayo (1995), Saviani (2007), Vitor Paro (2016), Libanêo (2001) entre outros. A metodologia envolveu a análise documental e bibliográfica, nesta pesquisa tivemos dois campos de pesquisa. O primeiro foi a legislação nacional da educação do campo, especificamente naquilo que trata de gestão escolar, e o segundo campo foi duas escolas do campo no município de São João do Tigre-PB. Seguimos os passos da pesquisa exploratória. Assim, na realização da pesquisa exploratória foram trilhados os seguintes caminhos: primeiro, foram realizados levantamentos bibliográficos, no processo de desenvolvimento da pesquisa, onde investigaram-se os processos de gestão existentes no âmbito da Educação do Campo.
Abstract: This study aims to analyze School Management for Rural Education and how it interferes in Rural/Displaced Schools, obtaining through this study a greater understanding of what school management is and its relevance in rural education in São João do Tiger. We present as objective to understand the relationship between the conceptions of school management in the legislation of rural education with the school management of two rural schools in the city of São João do Tigre-PB. We seek to reflect the importance of School Management in Rural Education and we obtained through this study, a greater understanding of what school management is in rural education. We have specific objectives: Identify the concepts of school management present in the Legislation on Rural Education; Characterize the School Management model present in the Field/Displaced Schools in the city of São João do Tigre - PB; Relate the legislation on School Management with the Management model present in the city of São João do Tigre – PB. Interest in this topic emerged after taking over the management of a Country School, where some concerns arose about the legal processes that subsidize the current management model in the municipality. The study is theoretically based on studies developed on the subject, among which the contribution of Frigotto (2011), Minayo (1995), Saviani (2007), Vitor Paro (2016), Libanêo (2001) among others stand out. The methodology involved documental and bibliographic analysis, in this research we had two fields of research. The first was the national legislation for rural education, specifically in what concerns school management, and the second was two rural schools in the municipality of São João do Tigre-PB. We followed the steps of exploratory research. Thus, in carrying out the exploratory research, the following paths were followed: first, bibliographic surveys were carried out in the research development process, where the existing management processes in the field of Rural Education were investigated.
Keywords: Educação do Campo
Escolas do campo
Gestão escolar
Legislação – Educação do Campo
São João do Tigre – PB – Escolas do campo
Rural education
Countryside schools
School management
Legislation - Countryside Education
São João do Tigre – PB – Country schools
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20777
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELÂNIA NOGUEIRA DO NASCIMENTO VENTURA - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdfElânia Nogueira do Nascimento Ventura - Especialização em Educação Contextualizada 2021.736.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.