Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20793
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, E. L. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6958883539567707pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Jadilson Ramos de.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, J. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, JADILSON RAMOS DEpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5828404099372063pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA JÚNIOR, Aluizio Freire da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA JÚNIOR, A. F.pt_BR
dc.contributor.referee1IDJUNIOR, ALUIZIO FREIRE DA SILVApt_BR
dc.contributor.referee1IDDA SILVA JÚNIOR, ALUÍZIO FREIREpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4720593438601826pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, Glageane da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2IDSouza, Glageane Da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do ensino médio na resolução de problemas de partilha. Nossa referência foi a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010), que também investigaram as estratégias utilizadas por alunos do 6° ano do ensino fundamental. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um teste no qual continha sete questões, com problemas de partilha, sendo uma questão para iniciar o teste, duas tipo fonte, duas tipo composição e dois, tipo poço, segundo o encadeamento definido por Marchand c Bcdnarz (1999) . Utilizamos como categorias de análises as construídas por Câmara e Oliveira (2010) , em relação a classificação das estratégias na resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do 3° ano do ensino médio e comparando os resultados com a pesquisa de Câmara c Oliveira (2010). Os resultados obtidos mostraram que os sujeitos apresentam mais dificuldade na resolução dos problemas de partilha com encadeamento tipo poço da mesma forma que no estudo de Câmara e Oliveira (2010). Os resultados mostraram também que ospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleEstratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha.pt_BR
dc.date.issued2014-04-04-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the strategies used by students. in the 3rd year of high school in solving problems of sharing. Our reference was the research by Câmara and Oliveira (2010). who also investigated the strategies used by students in the 6th year of elementary school The instrument used to Data collection was a test in which it contained seven questions, with par- tile, being a question to start the test, two font type, two composition type and two, well type, according to the chain defined by Marchand and Bednarz (1999). We used as analysis categories those constructed by Câmara and Oliveira (2010), in relation to the classification of strategies in solving structural problems. algebraic ture type sharing. Finally. we performed the analysis of the collected data, valuing the performance and basic strategies used by the subjects of the 3rd year of education average and comparing the results with the research by Câmara and Oliveira (2010). You results obtained showed that subjects have more difficulty in solving of sharing problems with well-type chaining in the same way as in the study de Câmara and Oliveira (2010). The results also showed that students use the same resolution strategies, regardless of the year of schoolingpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20793-
dc.date.accessioned2021-08-24T14:43:01Z-
dc.date.available2021-08-24-
dc.date.available2021-08-24T14:43:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPartilha - problemas - resoluçãopt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectProblema de partilhapt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectSharing - Problems - Resolutionpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectsharing problempt_BR
dc.subjectCompartir - Problemas - Resoluciónpt_BR
dc.subjectSolución de problemaspt_BR
dc.subjectCompartir problemapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Estevão Luis Paiva da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStrategies used by 3rd year high school students in solving sharing problems.pt_BR
dc.title.alternativeEstrategias utilizadas por estudiantes de tercer año de secundaria para resolver problemas de compartir.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Estevão Luis Paiva de. Estratégias utilizadas por alunos do 3° ano do Ensino Médio na resolução de problemas de partilha. 2014. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenEsta investigación tiene como objetivo investigar las estrategias utilizadas por los estudiantes. en el 3er año de secundaria en la resolución de problemas de compartir. Nuestra referencia fue la investigación de Câmara y Oliveira (2010). quien también investigó las estrategias utilizado por los alumnos de 6o año de la escuela primaria El instrumento utilizado para La recolección de datos fue una prueba en la que contenía siete preguntas, con par- mosaico, siendo una pregunta para iniciar la prueba, dos tipos de fuente, dos tipo de composición y dos, tipo de pozo, según la cadena definida por Marchand y Bednarz (1999). Usamos como categorías de análisis las construidas por Câmara y Oliveira (2010), en relación a la clasificación de estrategias en la resolución de problemas estructurales. intercambio de tipos de tura algebraica. Por fin. realizamos el análisis de los datos recopilados, Tomando el desempeño y las estrategias básicas utilizadas por los sujetos de 3er año de educación. promedio y comparando los resultados con la investigación de Câmara y Oliveira (2010). usted Los resultados obtenidos mostraron que los sujetos tienen más dificultad para resolver de compartir problemas con el encadenamiento de tipos de pozos de la misma manera que en el estudio de Câmara y Oliveira (2010). Los resultados también mostraron que los estudiantes usan las mismas estrategias de resolución, independientemente del año de escolarizaciónpt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTEVÃO LUIS PAIVA DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2014.pdfEstevão Luis Paiva da Silva - TCC Licenciatura em Matemática CES 20148.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.