Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/207
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDIAS, J. A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, Ana Célia Clementino.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.-
dc.description.resumoEscrever bons textos é requisito importante em sociedades letradas. Entretanto, segundo pesquisas mais recentes, baseadas nas avaliações de larga escala, e ainda de acordo com relatos de professores do ensino básico, grande parte do alunado do Ensino Fundamental II não tem alcançado a excelência esperada nessa habilidade. Nosso trabalho nasceu a partir dessa problemática, objetivando descrever e discutir as práticas docentes de trabalho com o texto escrito, especificamente com o processo de revisão textual, na sala de aula, com vista à apresentação de uma proposta de intervenção. A fim de atender a esse objetivo, desenvolvemos uma pesquisa de natureza aplicada para investigar a prática docente, com uma abordagem de cunho qualitativo e exploratório, na qual aplicamos um questionário para o professor e outro para o aluno. As informações coletadas mostraram-nos que a prática docente persiste na abordagem baseada na língua concebida enquanto mero sistema e das regras da gramática normativa, relegando a segundo plano questões mais complexas de textualidade e negando o espaço devido para procedimentos de revisão e reescrita do texto, ignorando que o texto deve ser fruto de um processo recursivo, no qual a orientação docente faz-se necessária para o aprendizado mais eficaz. Comprovamos também que o resultado dessa prática refletese no aluno, o qual revela compreender a revisão textual apenas como retificação dos aspectos formais. Ancorando nossa visão nas práticas dialógicas e sociointerativas da língua, defendemos o importante papel da revisão e da reescrita do texto, com intervenções que proporcionem a reflexão do aluno quanto ao seu texto, por ser uma forma de ajudá-lo a compreender os mecanismos de textualidade construtores de todo gênero textual e, consequentemente, aprender a escrever cada vez melhor. Devido a isso, cumprindo a proposta do Programa de Mestrado Profissional (PROFLETRAS) elaboramos uma proposta de intervenção cujo intuito foi demonstrar uma forma de garantir que tais pressupostos sejam implementados nas aulas de escrita, contribuindo para o aluno ser motivado a escrever, passando a ser autor de textos significativos, advindos de planejamento e de um trabalho de aprimoramento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleRevisão e reescrita do texto escrito no Ensino Fundamental II: uma proposta de avaliação da produção textual em uma perspectiva dialógica.pt_BR
dc.date.issued2016-11-11-
dc.description.abstractWriting good texts is an important requirement in literate societies. However, according to latest research, based on large-scale assessments, and also according to primary teachers reports, much of the Secondary School student body expected excellence has not reached this skill. Our work was born out of this problem, aiming to describe and discuss teaching practices work with written text, specifically the process of textual revision, in the classroom, with a view to submitting a proposal for intervention. In order to meet this goal, we developed a kind of applied research to investigate the teaching practice, with a qualitative and exploratory nature approach, in which we applied a questionnaire to the teacher and one for the student. The information collected showed us that the teaching practice persists in the approach based on valuation code and the normative grammar rules, pushed into the background more complex issues of textuality and denying space due to review procedures and rewrite the text, ignoring that the text should be the result of a recursive process in which the teacher guidance is needed for the most effective learning. Also proved that the result of this practice is reflected in the student, which reveals understand the textual revision only as rectifying the formal aspects. Anchoring our vision in dialogic practices and language sociointerativas, we defend the important role of reviewing and rewriting the text, with interventions that promote student reflection as to its text, as a way to help you to understand the mechanisms of textuality builders of every genre and thus learn to write better. Because of this, fulfilling the proposal of the Professional Master's Program (PROFLETRAS) prepared a proposal for intervention whose aim was to demonstrate a way to ensure that such assumptions are implemented in writing classes, helping students be motivated to write, becoming author of important texts, arising from planning and an improvement of work.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/207-
dc.date.accessioned2018-01-02T15:50:20Z-
dc.date.available2018-01-02-
dc.date.available2018-01-02T15:50:20Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectRevisão e reescritapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectText Productionpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectReview and Rewritept_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDIAS, Juliane Aparecida da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRevision and rewriting of written text in Elementary School: a proposal of evaluation of textual production in a dialogical perspective.pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Juliane Aparecida da Silva. Revisão e reescrita do texto escrito no ensino fundamental II: uma proposta de avaliação da produção textual em uma perspectiva dialógica. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANE APARECIDA DA SILVA DIAS - DISSERTAÇÂO PROFLETRAS. 2016.pdfJuliane Aparecida da Silva Dias - Dissertação PROFLETRAS. 2016.3.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.