Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20804
Title: Temas políticos e cinema: um guia pedagógico para docentes de Sociologia do Ensino Médio, a partir de curta-metragens nordestinos.
Other Titles: Political themes and cinema: a pedagogical guide for high school sociology teachers, based on short films from the Northeast.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, José Diones Nunes dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MONTEIRO, José Marciano.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Ricardo Costa de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Virgínia de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
Keywords: Ensino de Sociologia – Ensino Médio;Cinema e ensino de Sociologia;Curta-metragens nordestinos;Guia pedagógico;Temas políticos e cinema;Sociology Teaching - High School;Cinema and Sociology Teaching;Northeastern short films;Teaching guide;Political Themes and Cinema
Issue Date: 12-Jul-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, José Diones Nunes dos. Temas políticos e cinema: um guia pedagógico para docentes de Sociologia do Ensino Médio, a partir de curta-metragens nordestinos. 2021. 177f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20804
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho analisou quatro livros de Sociologia adotados no Cariri paraibano nos últimos dez anos. Este recorte temporal devese ao fato de ser exatamente o período de inserção da sociologia como componente curricular do Ensino Médio. Buscouse, com isto, analisar as temáticas de Sociologia e Ciência Política relacionadas às produções cinematográficas presentes nos manuais didáticos adotados. A metodologia adotada foi a análise da lista de sugestões fílmicas em cada livro, durante a pesquisa bibliográfica. Verificouse que nos livros adotados, em sua maioria, as sugestões fílmicas contêm longasmetragens, e, em raras exceções, curtasmetragens estrangeiros e nacionais. Verificouse, também, que o cinema e o livro didático são usados como produtos resultantes da indústria cultural. A nossa proposta, a partir da análise realizada, voltouse para a construção de um Material Didático: Guia Pedagógico “Temas Políticos e Cinema para a 3ª série do Ensino Médio”, focando em temáticas da política que possam ser trabalhados com o uso de curtametragem, além de uma plataforma digital “Política e Cinema”, contendo os filmes e seus respetivos planos de aula. O referencial teórico traz autores como: Coelho (1993); Adorno e Horkheimer (1986); Benjamin (2019); Duarte (2019); Kuriyama, Lima e Patriarca (2014); Marx (2013); Ikeda (2014); Napolitano (2019); Migliorin e Pipano (2019); Fabris (2008); Bernardet (2004); Carrière (1995); Moraes (2012); Yashinishi (2000); Gomes (2013); Silva (2007); Almeida (2004); Dias (2000); Maksenas (1995); Furtado e Gagno (2009); Bodart e Lopes (2017); Batista (2014); OCNEM’S (2006); Costa (2005); Tomazy (2010); Codato (2010); Magalhães (2012); Bomeny, FreireMedeiros, Emerique e O’Donnel (2013); Araújo, Bridi e Motin (2016); PCN’S (2000), Durão e Loureiro (2003); Sarandy (2001); A Lei 13.006/14 (2005); PCN+ (2002). O cinema, nessa proposta, é pensado como instrumento capaz de construir processos de mediação, principalmente, para aqueles que têm sido historicamente desprovidos do acesso à cultura legítima e, o livro, pedagogicamente, para auxiliar professores e estudantes em sala de aula, tendo em vista que diante dos limites impostos pelo currículo no tempo hora/aula, os filmes de curta duração são fundamentais sem que, necessariamente, precise cortar as cenas princípios para se adequar ao horário da aula semanal.
Abstract: Thais work analized four Sociology books adopted in Parahyban Cariri lost ten years. This time frame is duo to the fact to be exaclty the time of insertion of Sociology like curricular component of Medium Teaching. Sought out with this to analize the Sociology and Politic Sciences tematic related to cinematographic productions in adopted didatic manual. The adopted metodology was the analize of sugestion filmic list in which book, during the bibliographic research. It was verified which the adopted books, almost all, the sugestion filmic with full lengh films or rare exception strangers foreign and national short films. Showed more which o movie and didatic book are used like resultant products of cultural industry. Our proposal, according the realized analize, back if for the building of a didatic material: Pedagogic Guide "Politic Themes and Movie for the third class of Medium Teaching, obeying in tematic of politic which can be worked with the use of short films beyond a digital platform "Politic and Movie", containing the films and their recpect lesson plans. The theoretical reference brings authors like: Coelho (1993); Adorno and Horkheimer (1986); Benjamin (2019); Duarte (2019); kuriyama, Lima and Patriarca (2014); Marx (2013); Ikeda (2014); Napolitano (2019); Migliorini and Pipano (2019); Fabris (2008); Bernardet (2004); Carriėri (1995); Moraes (2012); Yashinishi (2000); Gomes (2013); Silva (2007); Almeida (2004); Dias (2000); Maksenas (1995); Furtado and Gagno (2009); Bodart and Lopes (2017); Batista (2014); OCNEM’S (2006); Costa (2005); Tomazy (2010); Codato (2010); Magalhães (2012); Bomeny, FreireMedeiros, Emerique and O’Donnel (2013); Araújo, Bridi and Motin (2016); PCN’S (2000), Durão and Loureiro (2003); Sarandy (2001); A Lei 13.006/14 (2005); PCN+ (2002). The Movie, in this propose is thought like able instrument of building processes of mediation, principally for those which have been historically with out access to real culture and the pedagogic book for help teachers and students in the classroom in view of against of imposed limits for the curriculum in time hour/class, the films of short duration are fundamental with out which necessary need cut the principal scenes for suit it to hour of week class.
Keywords: Ensino de Sociologia – Ensino Médio
Cinema e ensino de Sociologia
Curta-metragens nordestinos
Guia pedagógico
Temas políticos e cinema
Sociology Teaching - High School
Cinema and Sociology Teaching
Northeastern short films
Teaching guide
Political Themes and Cinema
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20804
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ DIONES NUNES DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2021.pdfJosé Diones Nunes dos Santos - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2021.8.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.