Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20820
Title: Histórias de vida de um casal: desafios e possibilidades no ensino de jovens e adultos (EJA).
Other Titles: Life stories of a couple: challenges and possibilities in teaching young people and adults (EJA).
Historias de vida de una pareja: retos y posibilidades en la enseñanza a jóvenes y adultos (EJA).
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Larissa Thuane Medeiros Furtado.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GIESTA, Letícia Caporlíngua.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, José Carlos Oliveira.
Keywords: Educação de jovens e adultos;História de vida;Evasão escolar;Youth and adult education;Truancy;Life's history;Educación de jóvenes y adultos;Absentismo escolar
Issue Date: 5-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Larissa Thuane Medeiros Furtado. Histórias de vida de um casal: desafios e possibilidades no ensino de jovens e adultos (EJA). 2017. 33 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho consiste na análise de informações sobre as desistências dos alunos no estudo e a motivação para retornar à escola, a partir da narrativa de histórias de vida de um casal que estuda na modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola no município de Cuité/PB. A pesquisa foi realizada através de uma conversa gravada com os dois participantes do estudo, visando o conhecimento das causas do abandono aos estudos como também os motivos que o fizeram retornar, as dificuldades enfrentadas por eles para continuar a sua escolaridade, identificando e avaliando a relevância de fatores internos e externos que possam vir a viabilizar a continuação dos estudos. Foi dada ênfase na história de vida do casal em pesquisa e na investigação das possíveis relações entre os dois eixos temáticos: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e economia solidária. Mediante o diagnóstico feito no decorrer da entrevista, observamos que os alunos buscavam urna nova oportunidade de aprender, como também desenvolver projetos com a professora, projetos voltados para o ensino e renda, objetivando em um o estudo mais atrativo.
Abstract: The work consists o f the analysis o f information about the student's dropouts in the study and the motivation to return to school, based on the narrative of life stories of a couple that studies in the modality of Education of Youth and Adults (EJA) in a School in the municipality of Cuité I PB. The research was carried out through a recorded conversation with the two study participants, aiming to know the causes of the abandonment of the studies as well as the reasõiif tl;tat returned it, the difficulties they faced in continuing their schooling, identifying and evaluating the relevance Of internai and externai factors that may enable the continuation of studies. Emphasis was placed on the couple's life history in research and research on possible relationships between the two thematic axes: Youth and Adult Education (EJA) and solidarity economy. Through the diagnosis made during the interview, we observed that the students were looking for a new opportunity to learn, as well as developing projects with the teacher, projects focused on teaching and income, aiming ata more attractive study.
???metadata.dc.description.resumen???: El trabajo consiste en analizar información sobre la deserción de los estudiantes en los estudios y la motivación para regresar a la escuela, basada en la narrativa de las historias de vida de una pareja que estudios en la modalidad de enseñanza de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en un colegio de municipio de Cuité / PB. La investigación se llevó a cabo a través de una conversación grabada con los dos participantes del estudio, buscando comprender las causas del abandono de los estudios como también las razones que lo hicieron regresar, las dificultades que enfrentaron para continuar su educación, identificando y evaluando la relevancia de los factores internos y externos que puede hacer viable la continuación de los estudios. Se hizo hincapié en la historia de vida de la pareja. en la investigación y en la investigación de las posibles relaciones entre los dos ejes temáticos: Educación Jóvenes y Adultos (EJA) y economía solidaria. A través del diagnóstico realizado durante el entrevista, observamos que los estudiantes buscaban una nueva oportunidad para aprender, como también desarrollar proyectos con el docente, proyectos orientados a la docencia y la renta, apuntando a uno de los estudios más atractivos.
Keywords: Educação de jovens e adultos
História de vida
Evasão escolar
Youth and adult education
Truancy
Life's history
Educación de jóvenes y adultos
Absentismo escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação de Adultos
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20820
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARISSA THUANE MEDEIROS FURTADO FERREIRA - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2017.pdfLarissa Thuane Medeiros Furtado Ferreira - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 20176.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.