Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20821
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, I. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8339948515164808pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Anselmo Ribeiro.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, A. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Anselmo Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4322372114854211pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, M.J.R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6593704721310444pt_BR
dc.contributor.referee2BARROS, Luciano Martins.-
dc.contributor.referee2IDBARROS, Luciano Martinspt_BR
dc.contributor.referee2IDBARROS, LUCIANO M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814331273134668pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho tem-se como propósito apresentar as contribuições de uma abordagem pedagógica, pautada na articulação entre a visualização e a experimentação proporcionada pelo ambiente informatizado, temática atualmente em evidência e que se refere ao uso de novas tecnologias de informação e comunicação na educação básica, a fim de proporcionar aos alunos um aprendizado mais rico, claro e atualizado no que se refere às ferramentas tecnológicas disponíveis ao processo de ensinojaprendiagern, mais especificamente os recursos computacionais e em particular o uso de softwares que se encontram disponíveis para o ensino dos conceitos de funções. Os elementos observados emergiram da manipulação do software Geogebra, nesse ambiente, desenvolveu-se e construíu-se esta proposta de estudo. Esse software nos oferece urna linguagem dinâmica, uma interface simples, facilitando assim o manuseio do mesmo pelos alunos em sala de aula ou em casa. É válido ressaltar que o uso deste tipo de ferramenta tecnológica não tem a intenção de substituir as aulas conceituais, desta forma faz-se necessário apresentar a formalidade exigida por essa ciência, nem tão pouco, substituir o professor, muito pelo contrário, esse tipo de ferramenta tem um papel muito importante e atualmente indispensável na construção do conhecimento, auxiliando o professor a explorar os conceitos e tornar o proceRso de enRino aprendú:agern do conteúdo de funções, e em particular de funções afins mais dinâmico e atrativo aos olhos dos alunos. Contudo, além das discussões sobre as TIC's, e a abordagem do software Geogebra, se faz necessário constituir as atividades desenvolvidas com auxílio do software que são propostas para os alunos e profexssores bem como somente para o professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleUma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra.pt_BR
dc.date.issued2014-04-10-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to present the contributions of a pedagogical approach, based on the articulation between visualization and experimentation provided by the environment. computerized, thematic currently in evidence and that refers to the use of new technologies for information and communication in basic education, in order to provide students with learning richer, clearer and updated with regard to the technological tools available to the process of teaching/learning, more specifically the computational resources and in particular the use available for teaching function concepts. The elements observed emerged from the manipulation of the Geogebra software, in this environment, it was developed and this study proposal was constructed. This software offers us a dynamic language, a simple interface, thus facilitating the handling of it by students in the classroom or in House. It is worth noting that the use of this type of technological tool is not intended to replace the conceptual classes, in this way it is necessary to present the formality required by this science, not even to replace the teacher, on the contrary, this type of tool it has a very important and currently indispensable role in the construction of knowledge, helping the teacher to explore the concepts and make the process of enRino aprendú:agern do content of functions, and in particular of related functions more dynamic and attractive to the eyes of the students. However, in addition to discussions about ICT's, and the Geogebra software approach, necessary to constitute the activities developed with the help of the software that are proposed for students and teachers as well as just for the teacher.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20821-
dc.date.accessioned2021-08-25T14:02:04Z-
dc.date.available2021-08-25-
dc.date.available2021-08-25T14:02:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFunções de diversas variáveis complexaspt_BR
dc.subjectFunção afimpt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectTIC - educação - usopt_BR
dc.subjectFunçõespt_BR
dc.subjectGeogegra - softwarept_BR
dc.subjectFunctions of several complex variablespt_BR
dc.subjectRelated functionpt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectICT - education - usept_BR
dc.subjectRolespt_BR
dc.subjectGeogegra - softwarept_BR
dc.subjectFunciones de varias variables complejaspt_BR
dc.subjectFunción relacionadapt_BR
dc.subjectTIC - educación - usopt_BR
dc.subjectRolespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Ivanielma Santos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA proposal for teaching affine function with the aid of geogebra.pt_BR
dc.title.alternativeUna propuesta para la enseñanza de la función afín con la ayuda de geogebra.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Ivanielma Santos de. Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra. 2014. 119 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenEl propósito de este trabajo es presentar los aportes de un enfoque pedagógico, basado en la articulación entre visualización y experimentación que brinda el entorno. informatizada, temática actualmente en evidencia y que se refiere al uso de nuevas tecnologías para la información y la comunicación en la educación básica, con el fin de facilitar el aprendizaje a los estudiantes más rico, claro y actualizado en cuanto a las herramientas tecnológicas disponibles para el proceso de enseñanza / aprendizaje, más específicamente los recursos computacionales y en particular el uso disponible para enseñar conceptos de función. Los elementos observado surgió de la manipulación del software Geogebra, en este entorno, fue desarrollado y se construyó esta propuesta de estudio. Este software nos ofrece un lenguaje dinámico, un interfaz simple, facilitando así el manejo de la misma por parte de los estudiantes en el aula o en Casa. Cabe señalar que el uso de este tipo de herramienta tecnológica no pretende reemplazar las clases conceptuales, de esta manera es necesario presentar la formalidad requerida por esta ciencia, ni siquiera para reemplazar al maestro, al contrario, este tipo de herramienta tiene un papel muy importante y actualmente indispensable en la construcción del conocimiento, ayudando al docente a explorar los conceptos y realizar el proceso de enRino aprendú: agern do contenido de funciones, y en particular de funciones relacionadas más dinámicas y atractivas a los ojos de la estudiantes. Sin embargo, además de las discusiones sobre las TIC y el enfoque del software de Geogebra, necesario para constituir las actividades desarrolladas con la ayuda del software que se proponen para estudiantes y profesores, así como solo para el profesor.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVANIELMA SANTOS DE SOUZA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2014.pdfIvanielma Santos de Souza - TCC Licenciatura em Matemática CES 201420.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.