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Title: Educação e sustentabilidade: o programa jovens ambientalistas na perspectiva de economia solidária no município de Picuí - Paraíba.
Other Titles: Education and sustainability: the young environmentalists program from the perspective of solidarity economy in the municipality of Picuí - Paraíba.
Educación y sostenibilidad: el programa de jóvenes ambientalistas desde la perspectiva de la economía solidaria en el municipio de Picuí - Paraíba.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Maria das Vitórias dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, José Carlos Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GIESTA, Letícia Caporlíngua.
Keywords: Educação não-formal;Economia solidária;Educação de jovens e adultos;Educação ambiental;Non-formal education;Youth and adult education;Solidarity economy;Environmental education;Educación no formal;Educación de jóvenes y adultos;Educación ambiental
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Maria das Vitórias dos Santos. Educação e sustentabilidade: o programa jovens ambientalistas na perspectiva de economia solidária no município de Picuí - Paraíba. 2017. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A preocupação com o desenvolvimento sustentável representa a possibilidade de garantir mudanças sociopolíticas que não comprometam os sistemas ecológicos e sociais que sustentam as comunidades. Existe a necessidade de uma educação socioambiental capacitada a provocar mudanças de atitudes na comunidade considerando a qualidade de vida dos alunos intimamente ligados ao desenvolvimento sustentável interligando responsabilidades sociais e ambientais, considerando-se projetos ambientais como alvo de difusão da aprendizagem e articulação dos saberes propondo um trabalho de cunho sustentável, através de uma educação de jovens não - formal. Com fundamentação na importância e complexidade científica entre EJA, economia solidária e sustentabilidade, este trabalho buscou fazer uma análise de conhecimento e informação sobre as atividades desenvolvidas pelos jovens no Projeto Jovem Ambientalista na cidade de Picuí, Paraíba. Este trabalho constitui-se em uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Constatou-se a existência da economia solidária em torno das atividades do programa, no qual ocorre o estímulo, a cooperação. a confiança e a solidariedade entre os educandos e coordenador. Esses estímulos propiciam de forma oculta o fortalecimento do direito à cidadania e a melhoria da qualidade de vida.
Abstract: Concern for sustainable developrnent represents the possibility of ensuring sociopolitical changes that do not compromise the ecological and social systems that sustain communities. There is a need for a socio-environmental education capable of provoking changes in attitudes in the cornmunity, considering the quality of life of students closely linked to sustainable development, interconnecting social and environmental responsibilities, considering environmental projects as a target for diffusion of learning and articulation of knowledge by proposing a Through a non-formal youth education. Based on the importance and scientific complexity of EJA, solidarity economy and sustainability, this work sought to make an analysis of knowledge and inforrnation about the activities developed by young people in the Young Environmentalist Project in the city of Picuí, Paraíba. This work constitutes a qualitative research of descriptive character. Solidarity economy was found around the activities of the program, in which stimulation, cooperation, trust and solidarity between students and collaborators takes place. These stimuli hide the strengthening o f the right to citizenship and the improvement o f the quality o f life.
???metadata.dc.description.resumen???: La preocupación por el desarrollo sostenible representa la posibilidad de Asegurar cambios sociopolíticos que no comprometan los sistemas ecológicos y que sustentan a las comunidades. Existe la necesidad de una educación socioambiental capaz de provocar cambios de actitudes en la comunidad considerando la calidad de vida de los estudiantes estrechamente vinculados a la desarrollo sostenible vinculando responsabilidades sociales y ambientales, considerar los proyectos ambientales como un objetivo para la difusión de aprendizajes y articulación del conocimiento proponiendo un trabajo sostenible, a través de un educación juvenil no formal. Basado en la importancia y complejo científico entre EJA, economía solidaria y sostenibilidad, este trabajo buscó hacer un análisis de conocimientos e información sobre el actividades desarrolladas por jóvenes en el Proyecto Joven Ambientalista en la ciudad de Picuí, Paraíba. Este trabajo es una investigación cualitativa de carácter descriptivo. La existencia de la economía solidaria en torno a las actividades del programa, en el que se produce el estímulo, la cooperación. confianza y solidaridad entre los estudiantes y el coordinador. Estos estímulos proporcionan secretamente la fortalecer el derecho a la ciudadanía y mejorar la calidad de vida.
Keywords: Educação não-formal
Economia solidária
Educação de jovens e adultos
Educação ambiental
Non-formal education
Youth and adult education
Solidarity economy
Environmental education
Educación no formal
Educación de jóvenes y adultos
Educación ambiental
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20825
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