Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20833
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6210243998250515pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, Glageane da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane Da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.advisor-co1COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.advisor-co1IDCOSTA, Nayara Tatianna Santos dapt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDSANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNApt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.contributor.referee1MEIRA, Iranete de Araujo.-
dc.contributor.referee1IDMEIRA, Iranete de Araujopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4060982292902975pt_BR
dc.description.resumoA geometria é um conhecimento matemático que tem uma grande importância na formação acadêmica e social do aluno, pois o possibilita compreender as formas, de- senvolver o raciocínio lógico e a compreensão do mundo em que vive, serve ainda de instrumento para outras áreas do conhecimento. No entanto, professores do ensino fundamental acabam preterindo os conteúdos geométricos. Observamos um aban- dono dos conteúdos de geometria nas últimas décadas nas escolas brasileiras, e que embora reflita uma tendência geral, é mais evidenciado nas escolas da rede pública, pelo fato dessas escolas decidirem sobre o programa de conteúdos nas diferentes disciplinas. Nosso trabalho debaterá sobre o ensino de geometria na concepção dos professores da rede publica de Barra de Santa Rosa-PB. Na fundamentação desse trabalho utilizamos os PCN 's (1998), autores como Pavanello (1993) c Lorenzato (1995). Buscou-se refletir sobre o modo como a geometria vem sendo abordada e quais os principais recursos que estão sendo utilizados no âmbito escolar, e se os professores utilizam as teorias de ensino para facilitar a prática docente desse ramo tão importante da matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleO ensino de geometria na concepção dos professores do ensino fundamental de Barra de Santa Rosa - PB.pt_BR
dc.date.issued2014-08-26-
dc.description.abstractGeometry is a mathematical knowledge that has great importance in academic and social training of the student, as it enables them to understand the ways, develop logical reasoning and understanding of the world in which you live, it also serves to instrument for other areas of knowledge. However, teaching teachers fundamental end up disregarding the geometric contents. We observe a owner of geometry content in recent decades in Brazilian schools, and that although it reflects a general trend, it is more evident in public schools, because these schools decide on the content program in the different subjects. Our work will debate on the teaching of geometry in the design of teachers from the public network of Barra de Santa Rosa-PB. In the grounds of this work we use the PCN's (1998), authors such as Pavanello (1993) and Lorenzato (1995). We sought to reflect on how geometry has been approached and what are the main resources being used in the school environment, and if the teachers use teaching theories to facilitate teaching practice in this field. so important of mathematics.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20833-
dc.date.accessioned2021-08-26T12:22:23Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-08-26T12:22:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGeometria - ensinopt_BR
dc.subjectGeometria - teorias de ensinopt_BR
dc.subjectGeometria - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeoria de Van Hielept_BR
dc.subjectGeometria - ensino - Barra de Santa Rosapt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectGeometry - teachingpt_BR
dc.subjectGeometry - teaching theoriespt_BR
dc.subjectGeometry - elementary schoolpt_BR
dc.subjectVan Hiele Theorypt_BR
dc.subjectGeometry - teaching - Barra de Santa Rosapt_BR
dc.subjectGeometría - enseñanzapt_BR
dc.subjectGeometría: enseñanza de teoríaspt_BR
dc.subjectGeometría - escuela primariapt_BR
dc.subjectTeoría de Van Hielept_BR
dc.subjectGeometría - docencia - Barra de Santa Rosapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Joel Silva de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of geometry in the conception of elementary school teachers in Barra de Santa Rosa - PB.pt_BR
dc.title.alternativeLa enseñanza de la geometría en la concepción de los maestros de la escuela primaria en Barra de Santa Rosa - PB.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIERA, Joel Silva de. O ensino de geometria na concepção dos professores do ensino fundamental de Barra de Santa Rosa - PB. 2014. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenLa geometría es un conocimiento matemático que tiene gran importancia en formación académica y social del alumno, ya que le permite comprender las formas, Desarrollar el razonamiento lógico y la comprensión del mundo en el que vive, también sirve para instrumento para otras áreas del conocimiento. Sin embargo, enseñar a los profesores fundamental terminan por desconocer los contenidos geométricos. Observamos un propietario del contenido de geometría en las últimas décadas en las escuelas brasileñas, y que aunque refleja una tendencia general, es más evidente en las escuelas públicas, porque estas escuelas deciden el programa de contenido en los diferentes asignaturas. Nuestro trabajo debatirá sobre la enseñanza de la geometría en el diseño de profesores de la red pública de Barra de Santa Rosa-PB. En los terrenos de este trabajo utilizamos los PCN's (1998), autores como Pavanello (1993) y Lorenzato (1995). Buscamos reflexionar sobre cómo se ha abordado la geometría y ¿Cuáles son los principales recursos que se utilizan en el entorno escolar y si los profesores utilizan las teorías de la enseñanza para facilitar la práctica docente en este campo. tan importante de las matemáticas.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOEL SILVA DE OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2014.pdfJoel Silva de Oliveira - TCC Licenciatura em Matemática CES 20147.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.