Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20835
Title: Estatística na prática: uma vivência no ensino médio.
Other Titles: Statistics in practice: an experience in high school.
Estadística en la práctica: una experiencia en la escuela secundaria.
???metadata.dc.creator???: MATIAS, Jucileide Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Jorge Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VIEIRA, Alecxandro Alves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, Jadilson Ramos de.
Keywords: Educação estatística;Estatística - ensino médio;Estatística descritiva;Inferência estatística;Statistical education;Statistics - High School;Descriptive statistics;Statistical inference;Educación estadística;Estadísticas - Escuela secundaria;Estadísticas descriptivas;Inferencia estadística
Issue Date: 5-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MATIAS, Jucileide Almeida. Estatística na prática: uma vivência no ensino médio. 2014. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo centrado no ensino de estatística ao nível do Ensino Médio utilizando a pesquisa como método de ensino, salientando a capacidade do aluno como ser pensante, para discutir a realidade à sua volta por meio de números, tabelas, gráficos e medidas. Pensando numa melhor qualidade de ensino- aprendizagem para os alunos, queremos proporcionar uma ferramenta que trabalhe os conteúdos de estatística de forma interessante, despertando a curiosidade e almejando ao aluno a apropriação de informações e experiências, de modo que eles construam o seu conhecimento através das situações vividas em seu cotidiano. Sendo assim, valori- zando o ensino de estatística no Ensino Médio.
Abstract: This work aims to present a study centered on the teaching of statistics at the high school level using research as a teaching method, emphasizing the ability of the student as a thinking being, to discuss the reality around him through of numbers, tables, graphs and measurements. Thinking about a better quality of teaching- learning for students, we want to provide a tool that works the statistical content in an interesting way, arousing curiosity and aiming to the student the appropriation of information and experiences, so that they build the their knowledge through the situations experienced in their daily lives. Therefore, I valued teaching statistics in high school.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo tiene como objetivo presentar un estudio centrado en la enseñanza de la estadística a nivel de secundaria utilizando la investigación como método de enseñanza, enfatizando la capacidad del estudiante como ser pensante, para discutir la realidad que lo rodea a través de de números, tablas, gráficos y medidas. Pensando en una mejor calidad de la enseñanza- aprendizaje para los estudiantes, queremos proporcionar una herramienta que funcione contenido estadístico de una manera interesante, despertando curiosidad y apuntando al alumno la apropiación de información y experiencias, para que construyan la su conocimiento a través de situaciones vividas en su vida diaria. Por lo tanto, valoré enseñar estadística en la escuela secundaria.
Keywords: Educação estatística
Estatística - ensino médio
Estatística descritiva
Inferência estatística
Statistical education
Statistics - High School
Descriptive statistics
Statistical inference
Educación estadística
Estadísticas - Escuela secundaria
Estadísticas descriptivas
Inferencia estadística
???metadata.dc.subject.cnpq???: Estatística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20835
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUCILEIDE ALMEIDA MATIAS - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2014.pdfJucileide Almeida Matias - TCC Licenciatura em Matemática CES 20148.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.