Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20838
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, F. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3474186253951893pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.contributor.referee1SÁ, Almair Morais de.
dc.contributor.referee2CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.
dc.description.resumoO objetivo da presente pesquisa é problematizar como a cultura afro­brasileira aparece nos no currículo do ensino de história, apresentando a proposta da incorporação deste tema entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena­PB. Para isso foram elaboradas entrevistas com o objetivo de compreender as experiências dentro do Ensino de História vivenciadas nas escolas escolhidas. Além disso, foram analisados o documento da LDB, PCNs e o Projeto Político Pedagógico das escolas Pe. José De Anchieta e Prof. José Bento. Esta pesquisa parte da ótica da História Cultural, uma vez que a história Cultural percebe o ensino de História enquanto possibilidade para uma percepção larga e diversa da condição humana, considerando a perspectiva de estudiosos como POLLAK ( 1992) e DA SILVA (2000).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleA cultura afro­brasileira no currículo de história: entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB.pt_BR
dc.date.issued2018-12-17
dc.description.abstractThe objective of the present research is to problematize how the Afro­Brazilian culture appears in the curriculum of history teaching, presenting the proposal of incorporating this theme between practices and legislation in the schools of the city of Santa Helena­PB. For this purpose, interviews were designed with the purpose of understanding the experiences within the Teaching of History lived in the chosen schools. In addition, the LDB document, PCNs and the Political Pedagogical Project of the schools by Father José De Anchieta and Prof. José Bento. This research starts from the viewpoint of Cultural History, since Cultural history perceives the teaching of History as a possibility for a wide and diverse perception of the human condition, considering the perspective of scholars such as POLLAK (1992) and DA SILVA (2000).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20838
dc.date.accessioned2021-08-26T13:49:46Z
dc.date.available2021-08-26
dc.date.available2021-08-26T13:49:46Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de história.pt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectHistory teaching.pt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectResumept_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Francisca Pereira de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAfro-Brazilian culture in the history curriculum: between practices and legislation in schools in the city of Santa Helena-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Francisca Pereira de. A cultura afro-­brasileira no currículo de história: entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA PEREIRA DE SOUZA.TCC.LICENCIATURA EM HISTÓRIA.2018.pdfFrancisca Pereira de Souza. TCC. Licenciatura em História.2018.830.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.