Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20839
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1DIAS, Daise Lilian Fonseca.-
dc.contributor.advisor1IDDIAS, D. L. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229082666899564pt_BR
dc.contributor.referee1QUEIROGA, Marcílio Garcia de.-
dc.contributor.referee2MARTINS, Edson Soares.-
dc.description.resumoEsta pesquisa surge a partir da necessidade de práticas inovadoras para o trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental II e tem como objetivo principal aprimorar as habilidades de leitura, oralidade, linguística e escrita dos alunos através do letramento literário. Todas as discussões arroladas reforçarão a imprescindível urgência em um trabalho dinâmico com o texto literário. Por esta razão, com base nos postulados de Cosson (2016), apresentaremos uma proposta de intervenção didático-metodológica, composta de duas sequências literárias com obras góticas: uma básica, que tem como texto base o romance O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson, e uma expandida, a partir do romance Frankenstein, de Mary Shelley, adaptação de Cláudia Lopes. Interligaremos várias outras obras do gótico com gêneros textuais diversos. Acreditamos que essa proposta possa contribuir para um trabalho efetivo com o texto literário em sala de aula. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de natureza bibliográfica utilizando os pressupostos críticosteóricos de autores renomados, tais como: Antunes (2003), Colomer (2007), Cosson (2012 e 2017), Dolz e Schnewly (2004), Freire (2011), Giassone (1999), Jouve (2012), Kleiman (2005 e 2013), Koch e Elias (2010), Lemov (2011), Machado (2009), Martins (1994), Oliveira (2013), Pennac (1993), Rangel (2009), Reuter (2002), Pouxel (2013), Salomoni (2005), Santos (2017), Soares (2017) e Terra (2014) entre outros, sobre leitura, letramento literário e incentivos do governo para estimular a leitura de literatura, tudo isso voltado para o Ensino Fundamental. Nossa proposta de intervenção está justificada teoricamente, o que se constitui um diferencial, visto que as sequências didáticas que os professores têm acesso, já vem prontas e carecem de explicações teórico-metodológicas que instruam os docentes acerca da relevância de cada atividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida.pt_BR
dc.date.issued2019-04-26-
dc.description.abstractThis research comes from a need of innovative practices for the working with the reading of literature in the Elementary School Years and it has as main objective to improve reading, discussing, linguistics and writing skills of students through literary literacy. All the elements discussed here will show how urgent it is that a dynamic work with the literary text come into practice. So, based on Cosson (2016), it will be presented a didactic-methodological proposal of intervention, through two literary didactic sequences with gothic works: a basic didactic sequence, having as its main text the novel Dr. Jekyl and Mr. Hyde, by Robert Louis Stevenson, and an expanded one, on Frankenstein by Mary Shelley, adapted by Cláudia Lopes. We will work with links among the many gothic texts with different textual genres. We believe this proposal may contribute to an effective work with literature in class. Thus, we will carry out a research of bibliographical nature based on theoretical support of important researches of the area, such as Antunes (2003), Colomer (2007), Cosson (2012, 2017), Dolz e Schnewly (2004), Freire (2011), Giassone (1999), Jouve (2012), Kleiman (2005, 2013), Koch and Elias (2010), Lemov (2011), Machado (2009), Martins (1994), Oliveira (2013), Pennac (1993), Rangel (2009), Reuter (2002), Pouxel (2013), Salomoni (2005), Santos (2017), Soares (2017) and Terra (2014), among others, about reading, literary literacy and government programs for the reading of literature, having in mind the Elementary School years. Our proposal is theoretically supported, being this a remarkable quality of it, since the didactic sequences teachers have access are given them already made and they all have no theoretical information about the relevance of each activity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20839-
dc.date.accessioned2021-08-26T14:04:39Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-08-26T14:04:39Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectHabilidades de leiturapt_BR
dc.subjectLiteratura góticapt_BR
dc.subjectConstrução do leitorpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectReading skillspt_BR
dc.subjectGothic literaturept_BR
dc.subjectReader Construction readingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCHAGAS, Ana Carla das.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe construction of the proficient reader through Gothic literature: proposal for a basic and expanded sequence.pt_BR
dc.identifier.citationCHAGAS, Ana Carla das. A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. 2019. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CARLA DAS CHAGAS. DISSERTAÇÃO PROFLETARS. 2019.pdfAna Carla das Chagas. Dissertação PROFLETRAS. 2019.1.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.