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dc.creator.IDSOUSA, A. M. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3232804166736135pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. V. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8583361104101777pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do.
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema o emprego dos modalizadores discursivos como estratégia para a efetivação da argumentatividade no gênero artigo de opinião. O problema investigado, como professora do Ensino Fundamental da Rede Pública, é a forma lacunar como o tema é abordado em Livros Didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. Partimos de duas hipóteses, a de que os livros do 8º e 9° anos, da coleção Se liga na Língua – Leitura, Produção de Textos e Linguagem, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2018a; 2018b), apesar de mencionarem o trabalho com os modalizadores discursivos, não fazem uma abordagem satisfatória acerca desses elementos linguísticos, no gênero artigo de opinião, e a de que as lacunas deixadas por tais manuais constituem um dos entraves para o desenvolvimento das competências argumentativas dos alunos do Ensino Fundamental II, pois os modalizadores são elementos linguístico-discursivos capazes de tornar evidente o nosso ponto de vista e, por isso, é imprescindível sua abordagem e seu ensino em Livros Didáticos de forma contínua e sistematizada. Assim, optamos por uma pesquisa de caráter bibliográfico, de natureza aplicada e propositiva, a qual foi levada a efeito pela consulta de obras teóricas, trabalhos acadêmicos e livros didáticos, com abordagem qualitativa e documental. Este estudo fundamenta-se na Teoria da Argumentação da Língua (TAL) de Oswald Ducrot (1988) e seus colaboradores, bem como nas leituras de Bakhtin (2006; 2010), Marcuschi (2008), Castilho e Castilho (1993), Nascimento (2005, 2009, 2010), Nascimento e Silva (2012), Barbosa (2015), Koch (2006; 2011; 2017), Neves (2000, 2006, 2018), dentre outras. Os livros didáticos selecionados como corpus desta pesquisa destinam -¬ se aos nos Finais do Ensino Fundamental e fazem parte da coleção Se Liga na Língua: Leitura, Produção e Linguagem, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, em sua 1ª edição, pela Editora Moderna (2018a; 2018b). Nosso objetivo geral constituiu¬se em investigar como ocorre a abordagem dos modalizadores discursivos no gênero artigo de opinião, nos livros didáticos de Língua Portuguesa de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, da referida coleção, a fim de construir um caderno pedagógico. Este foi estruturado em três Módulos: Módulo I – Ponto de partida; Módulo II – Conhecendo o gênero e suas especificidades; Módulo III – Aprimorando o estudo dos modalizadores discursivos. Tais módulos foram desenvolvidos pensando num trabalho mais sistematizado com o artigo de opinião, através do uso dos modalizadores discursivos e tendo como suporte a proposta de Nascimento (2015). A construção do Caderno Pedagógico surgiu a partir da constatação de que, nos Livros Didáticos analisados, apesar de ser feito um trabalho com o artigo de opinião, envolvendo os modalizadores, a abordagem acontece apenas parcialmente, não atendendo, portanto, de forma satisfatória ao esperado no que se refere à argumentatividade nas séries finais do Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleCaderno pedagógico: uma proposta de atividades na perspectiva dos modalizadores discursivos em artigo de opinião nos livros didáticos do 8° e 9° ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2020-08-31
dc.description.abstractThe theme of this dissertation is to use teaching of discursive modalisers as a strategy for the effectiveness of argumentative activity in the opinion article genre. The problem investigated, as a teacher of Fundamental Education in the Public Network in Brazil, is the lacunar way the theme is addressed in textbooks of the 8th 9 th grades. We hypothesized that these gaps left in the textbooks constitute one of the obstacles to the development of students' argumentative skills in the mentioned grades, because modalisers are linguistic­discursive elements capable of making evident our point of view, and, therefore, its approach and teaching in textbooks in a continuous and systematized way is indispensable. Thus, the choice was made for a bibliographic research, carried out by the consultation of theoretical works, academic works and textbooks, with a qualitative and documentary approach. In addition, this research is based on the Theory of Argumentation Within Language (TAL) by Oswald Ducrot (1988) and his collaborators, as well as on works of Bakhtin (2006; 2010), Marcuschi (2008), Castilho and Castilho (1993), Nascimento (2005, 2009, 2010), Nascimento e Silva (2012), Barbosa (2015), Koch (2006; 2011; 2017), Neves (2000, 2006, 2018), among others. The textbooks selected as corpus, intended for the 8th and 9th graders, are part of a collection called” Se Liga na Língua: Leitura, Produção e linguagem”, by Wilton Ormundo and Cristiane Siniscalchi, 1st edition, by Moderna Publisher (2018a; 2018b). Our general objective was to analyze how the teaching of discursive modalizers is proposed in the selected corpus and, based on the problems and gaps identified, prepare a Pedagogical Notebook structured in three Modules: Module I ­ Starting point (introduction); Module II – Getting to know Opinion article genre and its specificities; Module III ­ Improving the study of discursive modalizers. These modules were developed considering a more systematic work with the genre in question through the use of discursive modalizers and having as support the proposal of Nascimento (2015). The elaboration of a Pedagogical Notebook arose from verifying that, in the analyzed textbooks, despite the fact that opinion article was addressed involving discursive modalizers, the approach is not effective, for it is incomplete, therefore, it does not satisfy the expectation regarding the argumentative approach for the final years of Brazilian Fundamental Education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20842
dc.date.accessioned2021-08-26T14:26:17Z
dc.date.available2021-08-26
dc.date.available2021-08-26T14:26:17Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa ­- ensinopt_BR
dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
dc.subjectModalizadores discursivospt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectOpinion articlept_BR
dc.subjectDiscursive Modulatorspt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectDidatic bookspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Aída Maria Bandeira de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical notebook: a proposal for activities from the perspective of discursive modifiers in an opinion article in textbooks for the 8th and 9th grade of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Aída Maria Bandeira de. Caderno pedagógico: uma proposta de atividades na perspectiva dos modalizadores discursivos em artigo de opinião nos livros didáticos do 8° e 9° ano do ensino fundamental. 2020. 205f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

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AÍDA MARIA BANDEIRA DE SOUSA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2020.pdfAída Maria Bandeira de Sousa. Dissertação PROFLETRAS. 2020.3.54 MBAdobe PDFView/Open


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