Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20845
Title: Ideologias da Ecosol na Escola Municipal de Ensino Fundamental Celina de Lima Montenegro.
Other Titles: Ecosol Ideologies at the Celina de Lima Montenegro Municipal Elementary School.
Ideologías Ecosolares en la Escuela Primaria Municipal Celina de Lima Montenegro.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Noélia Maria de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GIESTA, Letícia Caporlingua.
???metadata.dc.contributor.referee1???: JUSTINO FILHO, José.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, José Carlos Oliveira.
Keywords: Ideologias;Economia solidária;EJA;Ideologies;Solidarity economy
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Noélia Maria de. Ideologias da Ecosol na Escola Municipal de Ensino Fundamental Celina de Lima Montenegro. 2017. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Através deste estudo será possível perceber a importância de inserir a Economia Solidária na Educação de Jovens e Adultos (EJA), visto que a pesquisa identifica inicialmente ideologias de Economia Solidária na Escola Municipal de Ensino Fundamental Celina de Lima Montenegro, no município de Cuité-PB. Apresenta um breve estudo que envolve a EJA, a pobreza no Brasil, as perspectivas da Economia Solidária no Brasil e a formação das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPS) no Brasil, como também apresenta e analisa dados encontrados quantitativamente e qualitativamente, traça perfis socioeconômico e profissional tanto do docente como dos alunos da turma pesquisada. Dessa maneira, baseado nos objetivos dessa pesquisa, a metodologia pode ser considerada também como exploratória, para tanto fez- se também uso de questionário e entrevistas efetuadas na escola pesquisada. Assim buscou-se o conhecimento sobre a realidade do educador e educandos, tentando identificar as ideologias a respeito da Economia Solidária em meio a EJA. Para os alunos utilizou-se palavras-chave como LUCRO, PREJUÍZO e SALDO, tanto o seu significado no dicionário, como seu significado na Economia solidária. Foi necessário compreender a realidade dos estudantes da EJA da escola pesquisada com relação a Economia Solidária. Contatou-se então, que apesar de os educandos não terem conhecimento sobre o tema Economia Solidária, eles têm ideologias ou já praticaram algum princípio do tema, pois os mesmos sempre buscam saídas para as dificuldades financeiras no dia a dia. Princípios estes que poderão apontar uma nova conexão entre a educação e o trabalho numa perspectiva mais conscientizada e humana. Percebeu-se que, através da solidariedade, ligada à EJA, os jovens e adultos que desejam alguma mudança poderão achar na Economia Solidária novos caminhos para a busca do conhecimento, bem como procurar melhores alternativas de trabalho para a sua sobrevivência num país de economia tão arrasadora com os menos favorecidos.
Abstract: Through this study it will be possible to realize the importance of inserting the Solidarity Economy in the Adult education. Thus, it initially identifies ideologies o f Solidary Economy in the Celina de Lima Municipal School o f Primary Education in the cíty o f Cuité-PB. It presents a brief study involving Adult education, poverty in Brazil, the perspectives of the Solidarity Economy in Brazil and the formation ofTechnological Incubators ofPopular Cooperatives in Brazil, as well as presents and analyzes data found quantitatively and qualitatively in the context analyzed, it traces socioeconomic and professional profiles ofboth the teacher and the students of the investigated class. Thus, based on the objectives o f this research, the methodology can also be considered as exploratory, for which a questionnaire and interviews were also carried out at the researched school. Thus, the knowledge about the reality ofthe educator and students was sought, trying to identífy the ideologies regarding the Solidarity Economy as related to Adult education. For students, keywords such as PROFIT, LOSS and BALANCE were analyzed, both concerning dictionary meaning and solidarity economy. It was necessary to understand the reality o f the students o f Adult education o f the school researched in relation to the Solidary Economy. It was then pointed out that although the students do not know about Solidarity Economy, they have ideologies or have already practiced some principies related to it, since they always seek out solutions to financiai difficulties in everyday life. These principies may point to a new connection between education and work in a more conscientious and human perspective. It was realized that, through solidarity, linked to Adult education, young people and adults who want some change may find in the Solidarity Economy new paths for the search for knowledge, as well as to look for better working alternatives for their survival in a country with such an overwhelming economy to the less fortunate.
???metadata.dc.description.resumen???: A través de este estudio se podrá ver la importancia de insertar la Economía Social en el Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), ya que la investigación identifica inicialmente ideologías de Economía Solidaria en la Escuela Primaria Municipal Celina de Lima Montenegro, en el municipio de Cuité-PB. Presenta un breve estudio que involucra a EJ A, pobreza en Brasil, las perspectivas de la Economía Solidaria en Brasil y la formación de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPS) en Brasil, además de presentar y analizar datos encontrado cuantitativa y cualitativamente, rastrea perfiles socioeconómicos y profesionales tanto el profesor como los alumnos de la clase investigada. De esta forma, en base a los objetivos de esta investigación, la metodología también puede considerarse exploratoria. también el uso de un cuestionario y entrevistas realizadas en la escuela investigada. Así que buscamos Conocimiento sobre la realidad del educador y los estudiantes, tratando de identificar las ideologías. sobre la Economía Solidaria en medio de EJ A. Para los estudiantes, se utilizaron palabras clave como GANANCIA, PÉRDIDA y SALDO, tanto su significado en el diccionario como su sentido en la economía solidaria. Era necesario comprender la realidad de los estudiantes desde EJA de la escuela investigó en relación a la Economía Solidaria. Fue contactado entonces, que a pesar de los alumnos no tienen conocimientos sobre el tema Economía Solidaria, tienen ideologías o ya han practicado algún principio del tema, ya que siempre buscan salidas para la dificultades financieras en la vida cotidiana. Principios que podrían apuntar a una nueva conexión entre educación y trabajo desde una perspectiva más consciente y humana. se notó que, a través de la solidaridad, vinculados a EJA, jóvenes y adultos que quieran un cambio podrán encontrar en la Economía Solidaria nuevos caminos para la búsqueda del conocimiento, así como cómo buscar mejores alternativas laborales para su supervivencia en un país de una economía tan devastadora con los menos afortunados.
Keywords: Ideologias
Economia solidária
EJA
Ideologies
Solidarity economy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação de Adultos
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20845
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NOÉLIA MARIA DE MEDEIROS - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2017.pdfNoélia Maria de Medeiros - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 20179.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.