Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20876
Title: Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem.
Other Titles: Family and school relationship: implications for the teaching and learning process.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Márcia Araújo da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS , Maria de Lourdes.
Keywords: Escola;Família;Educação infantil;Ensino-aprendizagem;School;Family;Child education;Teaching-learning
Issue Date: 24-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Márcia Araújo da. Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2017. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo aborda a relação família e escola focalizando as implicações no processo  de  ensino­-aprendizagem,  levando  em  considerações  as  dificuldades  encontradas  nessa relação para o desenvolvimento educativo da criança. Para tanto, se buscou  analisar  a  influência  da  interação  família  e  escola  no  desenvolvimento  da  aprendizagem na Educação infantil; Refletir a relação família e escola no processo  educativo; Identificar problemas na aprendizagem infantil, ocasionados da ausência  de interação família e escola; Apontar aspectos que levam a família a não interagir  com  suas  funções  como  parte  integral  da  escola.  O  lócus  escolhido  para  a  investigação foi duas escolas da rede pública de ensino, sendo uma do município de  São  João  do  Rio  do  Peixe  e  outra  de  Poço  José  de  Moura­-PB.  Os  sujeitos  entrevistados foram duas professoras da Educação Infantil e duas mães. A pesquisa  se  desenvolveu  por  meio  de  uma  entrevista  semiestruturada,  adotando  uma  abordagem  qualitativa,  com  o  intuito  de  buscar  respostas  para  os  objetivos  estabelecidos. As entrevistas foram gravadas e as falas transcritas na íntegra para o  processo  de  analises  de  dados.  Os  resultados  mostram  que  tanto  a  família  como  escola têm conhecimento da necessidade dessa parceria para um desenvolvimento  educativo eficaz, porém muitas famílias acabam delegando total responsabilidade da  educação dos seus filhos para a escola e usam como motivo a falta de tempo devido  ao trabalho. Por isso, cabe a escola procurar despertar na família o interesse em se  fazer  mais presente na educação dos seus filhos através de atividades que levem a  reflexão sobre a importância dessa relação em processo ativo para o sucesso escolar  das crianças.  
Abstract: The study addresses the relationship between family and school focusing on the Implications in the teaching­learning process, taking into consideration the difficulties found in this relationship for the educational development of the child. Therefore, it was sought to analyze the influence of family and school interaction on the development of learning in children's education; Reflect the family and school relationship in the educational process; Identify problems in children's learning, caused in the absence of family and school interaction; To point out aspects that lead the family not to interact with their functions as an integral part of the school. The locus chosen for the investigation was two schools of the public school, one of the municipality of São João do Rio do Peixe and another of Poço José de Moura ­ PB. The subjects interviewed were two teachers of Early Childhood Education and two mothers. The research was developed through a semistructured interview, adopting a qualitative approach, with the purpose of seeking answers to the established objectives. The interviews were recorded and the speeches were transcribed in full for the data analysis process. The results show that both the family and the school are aware of the need for such a partnership for an effective and immediate educational development, but many families end up delegating total responsibility for their children's education to school and use the lack of time because of work. Therefore, it is up to the school to seek to awaken in the family the interest in being present in the education of their children through activities that lead to reflection on the importance of this relationship in an active process for children's school success.
Keywords: Escola
Família
Educação infantil
Ensino-aprendizagem
School
Family
Child education
Teaching-learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20876
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁRCIA ARAÚJO DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfMárcia Araújo da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2017.350.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.