Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20878
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDXAVIER, S. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9269810094417646pt_BR
dc.contributor.advisor1NOVIKOFF, Cristina.-
dc.contributor.advisor1IDNOVIKOFF, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7039307262566253pt_BR
dc.contributor.referee1CASTRO, Cicera Alteniza Duarte de.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta alguns dos complexos problemas associados à aprendizagem e dificuldade na aquisição de conhecimento pelo aluno. A problemática educacional em estudo cerca a relação do professor com os seus alunos e as dificuldades apresentadas por eles no processo aquisição de conhecimentos. Tem como objetivo geral discutir a práxis na educação fundamental frente aos transtornos de aprendizagem, diferenciando ­-o da dificuldade de aprendizagem e propor algumas alternativas de intervenção pedagógica para a melhoria do ensino na educação fundamental (segundo ciclo). Os objetivos específicos são: mapear as características dos transtornos de aprendizagem frente à literatura vigente, identificar os conhecimentos e as práticas docentes frente os transtornos de aprendizagem e descrever estratégias de ensino para o enfrentamento dos transtornos de aprendizagem do ensino fundamental, que teve aporte teórico nos seguintes autores: Gonzaga (2010), Ciasca (2003), França (1996), Gonçalves (2003), Estanislau e Bressan (2014), Teles(2008), Carvalho (2011), Rubinstein (1999), Bastos (2008), Maluf (2008), Vieira (2004), Zorzi (2007), entre outros, e em artigos e publicações em sites da internet. A metodologia adotada para a pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório junto a uma escola da rede pública no município de Cajazeiras, no estado da Paraíba. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras da respectiva instituição educacional. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada. O estudo realizado permitiu concluir que a aprendizagem se trata de um processo complexo, e, por isto, requer um profissional capacitado e competente que tenha um olhar crítico diante das dificuldades apresentadas pelos educandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePráxis na educação fundamental frente os transtornos de aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis paper presents some of the complex problems associated with learning and difficulty in acquiring knowledge by the student. The educational problem in a study about the teacher's relationship with their students and the difficulties presented by them in the process of knowledge acquisition. Its general objective is to discuss the practice in primary education forward to learning disorders, differentiating it from the learning disability to propose some alternative educational intervention to improve education in basic education (second cycle). The specific objectives are: to map the characteristics of the front learning disorders to the literature, identify the knowledge and front teaching practices learning disorders and describe teaching strategies for coping of elementary school learning disorders, which had theoretical support in following authors: Gonzaga (2010), Ciasca (2003), France (1996), Gonçalves (2003), Stanislaus and Bressan (2014), Teles (2008), Carvalho (2011), Rubinstein (1999), Bastos (2008) Maluf (2008), Vieira (2004), Zorzi (2007), among others, and in articles and publications on websites. The methodology for the research consists of a qualitative approach exploratory next to a public school in the city of Cajazeiras, State of Paraiba. The study subjects were three teachers of the respective educational institution. Data collection was done through a semi­structured interview. The study concluded that learning is a complex process, and, therefore, requires a skilled and competent professional who has a critical eye on the difficulties presented by the students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20878-
dc.date.accessioned2021-08-27T12:37:39Z-
dc.date.available2021-08-27-
dc.date.available2021-08-27T12:37:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTranstornos de aprendizagempt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizadopt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectRelação aluno x professorpt_BR
dc.subjectLearning disorderspt_BR
dc.subjectLearning difficultiespt_BR
dc.subjectPedagogical interventionpt_BR
dc.subjectStudent x teacher relationshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorXAVIER, Stefânia Filgueira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePraxis in elementary education in face of the disorders of learning.pt_BR
dc.identifier.citationXAVIER, Stefânia Filgueira. Práxis na educação fundamental frente os transtornos de aprendizagem. 2016. 53f. Monografia (Licenciatura Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
STEFÂNIA FILGUEIRA XAVIER. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfStefânia Filgueira Xavier. Monografia Licenciatura em Pedagogia. CFP 2016.345.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.