Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20881
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral de Souza.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Jorgevaldo de Souza.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.-
dc.description.resumoA presente pesquisa tratará das transformações fonéticas e fonológicas na língua portuguesa, ocorridas ao longo de sua história de formação, abarcando as modificações desde o latim até o português como conhecemos atualmente. E ainda traremos uma abordagem que poderá ser útil no ensino de língua portuguesa nas séries do Ensino Básico, atentando especialmente para o ensino de Fonética e Fonologia. Nessa perspectiva se procurará fazer um percurso das transformações internas da língua portuguesa iniciando-se pelo latim clássico, passando pelo latim vulgar, galego-português, português arcaico, clássico até o português contemporâneo, fazendo a discussão das características e modificações ocorridas na língua em cada uma dessas fases. Fundamentaremos nosso trabalho nas teorias de Coutinho (2011), Ilari (2006), Cardeira (2006) entre outros autores que tratam dessas transformações. Nesse percurso será mostrado que, dentre outros fatores, as modificações fonéticas e fonológicas foram responsáveis por muitas transformações em outros campos da língua, e que o sistema ortográfico que é vigente atualmente é fruto dessas modificações. Além de tal percurso faremos uma análise das coleções Vontade de saber português (2012) e Português: contexto, sentido e interlocução (2013), sendo a primeira do Ensino Fundamental e a segunda do Ensino Médio. Avaliaremos como estas coleções lidam com a história da língua portuguesa, se se preocupam em trazer essa abordagem, e, ainda, como estas fazem a abordagem da Fonética e Fonologia, quais aspectos são levados em consideração. Antes dessa análise trataremos dos metaplasmos numa perspectiva diacrônica e sincrônica. Por fim, mostraremos algumas propostas que podem auxiliar no ensino numa perspectiva histórica e no ensino de Fonética e Fonologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras- Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA fonética e fonologia no ensino fundamental II e no ensino médio a partir de uma perspectiva dos metaplasmos .pt_BR
dc.date.issued2016-04-26-
dc.description.abstractThis research will address the phonetic and phonological changes in Portuguese, occurred during its formation history, embracing the changes from Latin to the Portuguese as we know today. And yet we bring an approach that may be useful in the Portuguese language teaching in basic education series, with special attention to the teaching of phonetics and phonology. In this perspective it will try to make a path of internal transformation of the Portuguese language by starting the classical Latin, through Vulgar Latin, Galician- Portuguese, Portuguese archaic, classic to contemporary Portuguese, making the discussion of the characteristics and modifications in the language each of these phases. Will base our work on theories Coutinho (2011), Ilari (2006), Cardeira (2006) and other authors who deal with these changes. Along the way it will be shown that, among other factors, the phonetic and phonological changes were responsible for many changes in other language courses, and the spelling system that is currently in force is the result of these changes. In addition to this route we will make an analysis of the collections: Vontade de Saber Português (2012) and Português: contexto, sentido e interlocução (2013), the first of elementary school and the second high school. We assess how these collections deal with the history of the Portuguese language, if not bother to bring this approach, and also how they make the approach to phonetics and phonology, which aspects are taken into consideration. Before this analysis will deal with the metaplasm a diachronic and synchronic perspective. Finally, we show some proposals that may assist in teaching from a historical perspective and teaching of phonetics and phonology.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20881-
dc.date.accessioned2021-08-27T13:16:26Z-
dc.date.available2021-08-27-
dc.date.available2021-08-27T13:16:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa- históriapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa-ensino.pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa- ensino básico.pt_BR
dc.subjectPhoneticspt_BR
dc.subjectPhonologypt_BR
dc.subjectPortuguese language- historypt_BR
dc.subjectPortuguese language-teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese language - basic educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSALES, Lindailza Torre.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePhonetics and phonology in elementary school II and in high school a from a metaplasm perspective.pt_BR
dc.identifier.citationSALES, Lindailza Torre. A fonética e fonologia no ensino fundamental II e no ensino médio a partir de uma perspectiva dos metaplasmos. 2016. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LINDAILZA TORRE SALES. TCC.LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA.2016.pdfLindailza Torre Sales. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2016.430.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.