Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20882
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVIEIRA, K. P. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3593934517321043pt_BR
dc.contributor.advisor1JACOB, Michelle Cristine Medeiros.-
dc.contributor.advisor1IDMEDEIROS, Michellept_BR
dc.contributor.advisor1IDMEDEIROS, MICHELLEpt_BR
dc.contributor.advisor1IDJACOB, Michellept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1788932483645882pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Izayana Pereira.-
dc.contributor.referee1IDFEITOSA, I. P.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365348809105212pt_BR
dc.contributor.referee2CHAVES, Viviany Moura.-
dc.contributor.referee2IDCHAVES, V. M.pt_BR
dc.contributor.referee2IDCHAVES, VIVIANY MOURApt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4551073538164961pt_BR
dc.description.resumoA obesidade e a desnutrição apresentam-se como problema de saúde pública mundial. Pensando nisso, uma forma de enfrentar tais problemas, que ameaçam a segurança alimentar e nutricional da população, é o desenvolvimento de atividades de Educação alimentar e Nutricional no âmbito da educação infantil. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar intervenções de Educação Alimentar e Nutricional, que utilizaram a contação de histórias como técnica de metodologia ativa e estratégia da Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, junto a crianças e professores da Educação Infantil no município de Cuité, Paraíba. A pesquisa contemplou três fases, planejamento, que envolveu a capacitação da equipe, desenvolvimento das ações e, por fim, avaliação dos alunos e dos professores. Os planejamentos foram realizados seguindo a pedagogia de projetos apresentada por Pinto (2006), as ações foram desenvolvidas com base no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, a partir dos planejamentos, pode-se pensar antecipadamente nos problemas que poderiam surgir durante a prática, auxiliando a equipe nas ações e avaliação. Os alunos avaliaram positivamente as intervenções mostrando que a contação de história é uma metodologia ativa que pode ser utilizada para promoção da alimentação adequada e saudável. Na avaliação dos professores, pode-se perceber que eles se mostraram confiantes na pertinência pedagógica da metodologia proposta e empolgados com o trabalho da Educação Alimentar e Nutricional na sala de aula. Assim, o trabalho com contação de história, motivou alunos e professores a refletir sobre a importância da alimentação adequada e saudável. Conclui-se, ainda, que é necessário realizar um trabalho sistemático de formação com pedagogos e profissionais de saúde, para que compreendam a importância da efetivação de uma prática que interliga os dois campos de atuação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqNutriçãopt_BR
dc.titleA contação de histórias como ferramenta para ações de educação alimentar e nutricional no âmbito da educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2017-03-23-
dc.description.abstractObesity and malnutrition are a global public health problem. Thinking about it, a way to face such problems, which threaten security food and nutrition of the population, is the development of educational activities food and nutrition in the context of early childhood education. The objective of this work was develop and evaluate interventions in Food and Nutrition Education, which used the storytelling as an active methodology technique and strategy for the Promotion of Adequate and Healthy Eating, with children and Kindergarten teachers in the municipality of Cuité, Paraíba. The research included three phases, planning, which involved training the team, developing actions and, finally, evaluating the students and teachers. The plans were carried out following the pedagogy of projects presented by Pinto (2006), the actions were developed based on the National Curriculum Reference for Early Childhood Education, based on the plans, it is possible to think in advance about the problems that could arise during practice, helping the team in the actions and evaluation. The students positively evaluated the interventions showing that storytelling is an active methodology that can be used to promote adequate and healthy eating. In evaluating the teachers, it can be seen that they were confident in the relevance teaching of the proposed methodology and excited about the work of Education Food and Nutrition in the classroom. Thus, the work with storytelling motivated students and teachers to reflect on the importance of proper nutrition and healthy. It is also concluded that it is necessary to carry out a systematic work of training with educators and health professionals, so that they understand the importance of carrying out a practice that links the two fields of action.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20882-
dc.date.accessioned2021-08-27T13:29:16Z-
dc.date.available2021-08-27-
dc.date.available2021-08-27T13:29:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGastronomiapt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducação alimentarpt_BR
dc.subjectEducação nutricionalpt_BR
dc.subjectPrograma nacional de alimentação escolarpt_BR
dc.subjectGastronomypt_BR
dc.subjectEating habitspt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectNutrition educationpt_BR
dc.subjectNational school feeding programpt_BR
dc.subjectEducación para la saludpt_BR
dc.subjectEducación nutricionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, Keicy Priscila Maciel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStorytelling as a tool for food and nutrition education actions in the context of early childhood education.pt_BR
dc.title.alternativeEl storytelling como herramienta para las acciones de educación alimentaria y nutricional en el contexto de la educación infantil.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Keicy Priscila Maciel. A contação de histórias como ferramenta para ações de educação alimentar e nutricional no âmbito da educação infantil. 2017. 125fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
dc.description.resumenLa obesidad y la desnutrición son un problema de salud pública mundial. Pensando en ello, una forma de afrontar este tipo de problemas, que amenazan la seguridad alimentación y nutrición de la población, es el desarrollo de actividades educativas alimentación y nutrición en el contexto de la educación infantil. El objetivo de este trabajo fue Desarrollar y evaluar intervenciones en Educación Alimentaria y Nutricional, que utilizó el storytelling como técnica y estrategia metodológica activa para la Promoción de Alimentación adecuada y saludable, con niños y maestras de jardín de infancia. en el municipio de Cuité, Paraíba. La investigación incluyó tres fases, planificación, que implicó capacitar al equipo, desarrollar acciones y, finalmente, evaluar la estudiantes y profesores. Los planes se llevaron a cabo siguiendo la pedagogía de los proyectos presentados por Pinto (2006), las acciones se desarrollaron en base a la Currículum de Referencia Nacional de Educación Infantil, en base a los planes, es posible pensar con anticipación sobre los problemas que pudieran surgir durante la práctica, ayudando al equipo en las acciones y evaluación. Los estudiantes evaluaron positivamente la intervenciones que muestran que la narración es una metodología activa que puede utilizarse para promover una alimentación adecuada y saludable. Al evaluar el docentes, se puede ver que confiaban en la relevancia Enseñanza de la metodología propuesta y entusiasmados con el trabajo de Educación. Alimentación y Nutrición en el aula. Así, el trabajo con la narración motivó a estudiantes y profesores a reflexionar sobre la importancia de una nutrición adecuada y saludable. También se concluye que es necesario realizar un trabajo sistemático de formación con educadores y profesionales de la salud, para que comprendan la importancia de realizar una práctica que vincule los dos campos de actuación.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KEICY PRISCILA MACIEL VIEIRA - TCC BACHARELADO EM NUTRIÇÃO CES 2017.pdfKeicy Priscila Maciel Vieira - TCC Bacharelado em Nutrição CES 201722.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.